Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Saúde

Capacitação reforça preparo de profissionais para prevenir entrada de alimentos e fluidos nos pulmões

Publicado em

Condição, chamada broncoaspiração, está entre as principais causas de morte evitável e demanda atenção redobrada na assistência
A broncoaspiração, caracterizada pela entrada de líquidos, saliva, alimentos, vômito ou objetos estranhos nos pulmões ou na traqueia, é a segunda principal causa de morte por evento adverso no Brasil, segundo o Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS).
Diante desse cenário, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) promoveu, nesta quarta-feira (18), uma capacitação voltada ao preparo das equipes para prevenção, identificação de sinais de alerta e adoção de condutas seguras.
A condição pode ocorrer por diferentes fatores, como distúrbios de deglutição, refluxo gastroesofágico ou ingestão de objetos, situação mais comum entre crianças. No entanto, conforme explica a fisioterapeuta do IgesDF, Amanda Larissa Nascimento, a maior incidência está entre idosos, especialmente quando há consumo de alimentos não indicados.
“Durante a internação, ainda é comum que acompanhantes levem alimentos sem orientação da equipe. Isso representa um risco significativo, já que esses itens podem não estar de acordo com a dieta prescrita, aumentando a chance de broncoaspiração”, alerta.
Entre os principais sinais do evento adverso estão tosse, engasgos, alteração na voz, frequentemente descrita como “voz molhada”, sonolência durante ou após a alimentação e cianose labial, condição em que lábios e mucosas podem adquirir coloração azulada, arroxeada ou acinzentada. Ao longo da capacitação, os participantes foram orientados sobre como reconhecer esses sintomas, realizar o diagnóstico precoce e adotar medidas imediatas e subsequentes para garantir a segurança do paciente.
A atuação integrada da equipe multiprofissional também foi destacada como fundamental no cuidado. “O fonoaudiólogo, por exemplo, avalia a deglutição, o trânsito oral e a qualidade vocal, além de contribuir para a definição das condutas mais adequadas. É um profissional essencial nesse cuidado”, explica Amanda.
A enfermeira de home care Loide Sousa participou da atividade motivada pela rotina de cuidados com uma paciente idosa acamada. “Agora me sinto mais preparada. Caso identifique uma broncoaspiração, saberei como agir e oferecer uma assistência mais segura. Foi um aprendizado muito importante”, relata.
A capacitação foi realizada pelo Núcleo de Educação Permanente no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). A iniciativa terá continuidade no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) nesta quinta-feira (19), das 9h às 11h, no auditório da unidade.
Créditos:
Por: Giovanna Inoue
Fotos: Divulgação/IgesDF
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Caso das joias: Bolsonaro e Michelle recorrem para ter acesso a depoimento de Cid

Entretenimento

CLDF realiza sessão solene em homenagem ao Programa Bombeiro Amigo do CBMDF

Published

on

 

Iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal é voltada à promoção da qualidade de vida da população idosa

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, nesta quinta-feira (25), a partir das 15h, sessão solene em homenagem ao Programa Bombeiro Amigo, iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) voltada à promoção da qualidade de vida da população idosa. O evento foi proposto pelo deputado Roosevelt Vilela (PL) e reconhece a relevância social do programa para o DF.

Advertisement

De acordo com o parlamentar, a iniciativa desempenha um papel fundamental no acolhimento e na proteção de idosos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva. “O Programa Bombeiro Amigo constitui uma das mais relevantes iniciativas de caráter social promovidas pela corporação, voltada especialmente à valorização, proteção e promoção da qualidade de vida da população idosa do Distrito Federal”, destaca.

Ainda segundo o distrital, o trabalho desenvolvido pelos bombeiros também reforça o compromisso institucional da corporação com o bem-estar coletivo. “A atuação dos militares envolvidos evidencia o compromisso do CBMDF não apenas com a proteção da vida em situações de emergência, mas também com a promoção do bem-estar social, da cidadania e da dignidade humana”, pontua.

Leia Também:  Maio Vermelho destaca cuidados e prevenção do câncer bucal 

A solenidade homenageará tanto os membros da corporação envolvidos com o programa quanto os idosos atendidos pela iniciativa. O evento ocorre no auditório da CLDF e será aberto ao público.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA