Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Saúde

Cuidado que vai além da cura transforma a rotina de pacientes no Hospital de Santa Maria

Publicado em

Capacitação prepara terapeutas ocupacionais para atuar em cuidados paliativos com foco em autonomia, conforto e dignidade

 

Quando a cura deixa de ser o centro do tratamento, o cuidado ganha um novo significado. É nesse cenário que profissionais de saúde passam a olhar para o que ainda é possível e não apenas para a doença.
Com esse foco, terapeutas ocupacionais do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal, IgesDF, participaram, na última terça-feira, 24, de uma capacitação em cuidados paliativos no Hospital Regional de Santa Maria, HRSM.

 

Advertisement
A formação reuniu profissionais interessados em ampliar estratégias que priorizam o conforto, a autonomia e a qualidade de vida de pacientes com doenças graves ou que ameaçam a vida. A proposta também fortalece a atuação das equipes diante de diferentes realidades clínicas.

 

 

A capacitação foi conduzida pela terapeuta ocupacional paliativista Verônica Ferrer, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, SES DF. Entre os temas abordados estiveram luto ocupacional, espiritualidade, princípios dos cuidados paliativos e intervenções terapêuticas aplicadas a esse contexto.
“Mesmo diante das limitações, nosso trabalho é olhar para o que ainda é possível para o paciente. A partir disso, conseguimos atuar nas dimensões física, emocional, social e espiritual, dando novos sentidos à sua vivência”, explica a especialista.
Funcionalidade e qualidade de vida
Atualmente, o HRSM conta com 20 terapeutas ocupacionais distribuídos em diferentes setores. Enquanto outros profissionais atuam no manejo clínico e no controle de sintomas físicos, o terapeuta ocupacional paliativista direciona o cuidado para a funcionalidade, a autonomia e o resgate de sentido por meio de atividades significativas.
Segundo Verônica Ferrer, ações simples podem transformar a experiência do paciente. Música, pintura, preparo de receitas afetivas e o registro de memórias em áudio ou vídeo ajudam a fortalecer vínculos e a reconectar a pessoa com sua própria história.
“Quando algo já não é possível da mesma forma, buscamos outras maneiras de expressão que mantenham esse significado”, esclarece.
Durante o encontro, a especialista compartilhou o caso de um paciente com câncer avançado e sofrimento psíquico que inicialmente resistia a sair do leito. A partir do interesse dele pela pintura, foi construída uma estratégia de cuidado que estimulou a participação em atividades fora do quarto.
“Foi um resgate de identidade. Mais do que o cuidado físico, havia uma necessidade de expressão e de reconhecimento de quem ele foi e de quem era naquele momento”, recorda.
A terapeuta ocupacional Victória de Paula também destacou a importância da capacitação para a prática profissional.
“Durante a minha residência, acompanhei crianças com doenças crônicas, muitas sem possibilidade de cura. Discutir cuidados paliativos amplia nosso olhar e nos prepara para oferecer um cuidado mais sensível e qualificado”, afirma.
Ela também elogiou a condução da atividade. “A Verônica aborda temas complexos de forma leve, dinâmica e acessível, o que torna o conteúdo ainda mais relevante”, completa.
A capacitação foi organizada pelo Serviço de Saúde Funcional, SESAF, e pela equipe de Cuidados Paliativos do HRSM, com apoio do Núcleo de Educação Permanente, NUDEP, e do Núcleo de Tecnologias Educacionais, NUTED. A transmissão completa está disponível no canal do IgesDF no YouTube.
Créditos: 
Autora: Talita Motta 
Fotos: Divulgação/IgesDF
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  O que pesquisadora aprendeu ao estudar o cérebro das mulheres por 20 anos

Entretenimento

CLDF realiza sessão solene em homenagem ao Programa Bombeiro Amigo do CBMDF

Published

on

 

Iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal é voltada à promoção da qualidade de vida da população idosa

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, nesta quinta-feira (25), a partir das 15h, sessão solene em homenagem ao Programa Bombeiro Amigo, iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) voltada à promoção da qualidade de vida da população idosa. O evento foi proposto pelo deputado Roosevelt Vilela (PL) e reconhece a relevância social do programa para o DF.

Advertisement

De acordo com o parlamentar, a iniciativa desempenha um papel fundamental no acolhimento e na proteção de idosos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva. “O Programa Bombeiro Amigo constitui uma das mais relevantes iniciativas de caráter social promovidas pela corporação, voltada especialmente à valorização, proteção e promoção da qualidade de vida da população idosa do Distrito Federal”, destaca.

Ainda segundo o distrital, o trabalho desenvolvido pelos bombeiros também reforça o compromisso institucional da corporação com o bem-estar coletivo. “A atuação dos militares envolvidos evidencia o compromisso do CBMDF não apenas com a proteção da vida em situações de emergência, mas também com a promoção do bem-estar social, da cidadania e da dignidade humana”, pontua.

Leia Também:  Semana Mundial do Glaucoma chama atenção para doença que afeta mais de 2,5 milhões de brasileiros

A solenidade homenageará tanto os membros da corporação envolvidos com o programa quanto os idosos atendidos pela iniciativa. O evento ocorre no auditório da CLDF e será aberto ao público.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA