Saúde
Mãos denunciam a idade: dicas de cuidados básicos para uma pele mais lisinha

As mãos precisam de cuidados também e, muitas vezes, são negligenciadas no que diz respeito aos cuidados diários. Quer saber mais? Leia o texto!
Ser modelo de mãos é coisa antiga. Sabe aquele canal de TV que vende jóias e se você as quiser, tem que ligar para comprar? Pois bem, as mãos que exibem essas jóias são de modelos de mãos.
Ser modelo de mãos tem tudo a ver com ter mãos bonitas –e bonitas significam bem cuidadas!
Tanto quanto o nosso rosto, as mãos precisam de cuidados e, muitas vezes, são negligenciadas no que diz respeito aos cuidados diários. Uma mão bonita deve ser uma mão sem aquelas manchas conhecidas como melanoses solares ou manchas senis, sem o aspecto de tendões aparecendo, aspecto emagrecido, sem as veias aparecendo. Além disso, o cuidado com as unhas é fundamental.
Quando falo do cuidado com as unhas, não digo unhas feitas, cheia de adornos, por exemplo, mas unhas com cutículas hidratadas, bem feitas, sem peles soltas e cortadas, limpas e bem lixadas.
Cuidados básicos em casa com as mãos
Vamos pensar nos cuidados básicos que temos com o rosto, que são a hidratação, o protetor solar e um bom ácido. Agora, para resultados ainda melhores, você pode seguir uma sequência mais intensa com água termal, tônico, hidratação, ácido (essa seria a rotina noturna) e, pela manhã, um bom hidratante, vitamina C e protetor solar.
Se você tem mãos mais grossas por mexer com produtos mais abrasivos, primeiramente, deve se proteger ao realizar essas atividades utilizando uma luva (quando possível) e à noite utilizar um bom creme com alguns ativos com ureia, ácido salicílico, lactato de amônia, óleo de semente de uva, óleo de amêndoas doces e o segredo: coloque uma luva –pode ser aquelas de procedimentos. Deixe agir por 20 minutos, retire a luva e massageie o excesso do creme. Faça isso todas as noites ou pelo menos 3 vezes por semana e note como suas mãos ficarão lisinhas e com um toque delicado.
Para quem dirige muito, uma dica é utilizar luvas de proteção solar para evitar as manchas que aparecem com a exposição à radiação constante que incide no para-brisa do carro. Uma dica melhor ainda, para quem puder, é invistir em película de proteção solar (insulfilm) transparente dotado de proteção UV, para poder se livrar das luvinhas.
E não esqueçam do básico: remova o esmalte um dia antes da manicure, coloque um bom óleo de amêndoas para cutículas, pois pode promover milagres para suas unhas. Invista num bom protetor solar, deixe-o na bolsa e passe sempre que lembrar.
Procedimentos de consultório para as mãos
Quanto aos procedimentos de consultório, meus preferidos para tratamento das manchas são a luz intensa pulsada onde, com uma única sessão, conseguimos remover cerca de 70% das manchas.
Outra ótima alternativa é o laser de Erbium, que estimula o colágeno e também trata as manchas, além de melhorar o aspecto de rendilhado da pele. Já para o aspecto emagrecido das mãos, aquele aspecto de aparecimento das veias, a melhor alternativa para isso são os bioestimuladores de colágeno, que, além de promover clareamento global das mãos, melhoram esse aspecto “engordando” as mãozinhas.
Se nunca pensou em cuidar das suas mãos, comece pelo cuidado caseiro e, em alguns anos, você me conta o resultado. Com certeza você dará mais atenção para essa área do seu corpo.
*O conteúdo desta matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.
Fonte: IstoÉ

Saúde
Menopausa aumenta risco de varizes

A menopausa afeta o corpo feminino de diferentes formas, alterando o funcionamento e obrigando uma adaptação. As varizes são um problema vascular bastante comum entre elas e, durante a menopausa, podem se tornar ainda mais presentes. As varizes, apesar de comuns, não são inofensivas e, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), até 45% das brasileiras têm a condição.
Devido as alterações na menopausa, as mulheres devem ter mais cuidados com a saúde vascular, muitas vezes negligenciada. Segundo o cirurgião vascular, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Josualdo Euzébio Silva, existem diferentes formas para prevenir e tratar as varizes, sobretudo, através de uma vida saudável e ativa, junto do acompanhamento profissional e procedimentos não-invasivos, como a escleroterapia.
A condição pode provocar úlceras varicosas, tromboflebite, embolia pulmonar e manchas avermelhadas na pele, chamadas de dermatite ocre. Manter os cuidados junto de um especialista garante maior conforto e qualidade de vida.
A patologia é facilmente identificada, uma vez que a principal característica são veias tortuosas, dilatadas e de tom azulado ou arroxeado, encontradas, principalmente, na extensão das pernas, mas, também, ocorrem no rosto, braços, na região abdominal e pélvica com diferentes incômodos.
Josualdo recorda que além da questão estética, as varizes também provocam sintomas, como dor, sobretudo no fim de dias quentes com a sensação de peso nas pernas, queimação, cãibras, dormência e alterações na textura da pele.
As mulheres são as principais vítimas, devido a uma série de motivos, tanto biológicos, quanto adquiridos pelos hábitos e vida. “A genética, idade, obesidade, sedentarismo, tabagismo, exposição ao sol, gravidez e o uso de medicamentos, à base de anticoncepcionais, são os principais fatores de risco”.
A ocorrência mais comum das varizes nessa fase está nas mudanças hormonais, comprometendo as veias diretamente. Durante a menopausa, a redução da produção de estrogênio causa a perda de elasticidade dos vasos e, consequentemente, o risco da dilatação, originando as varizes.
Gabrielle Silva Multi Comunicar (32) 99114-5408 |
-
Politica6 dias ago
Senadora Damares Alves e Cristiane Britto são destaques no Prêmio Melhores do Ano 2024 pelo Grupo Inova
-
Politica2 dias ago
Acordo para encerrar greve de fome de Glauber envolveu telefonema de Gleisi para Motta
-
Politica4 dias ago
Senadora indica R$ 11,8 milhões em emendas a 35 instituições e 30 mil podem ser beneficiados
-
Politica6 dias ago
Goiás Social e OVG firmam parceria inédita com Google para oferecer cursos a beneficiários do ProBem