Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Social

Papo Espresso: 4 mulheres baristas que movimentam a cena do café no DF

Publicado em

O Metrópoles conversou com quatro mulheres que fazem o cenário do café no DF se expandir e ganhar destaque nacional

Reprodução/ Pexels

No plantio do café, a florada é época de celebrar não apenas a beleza e o perfume da planta, mas também o prelúdio de uma safra farta. Afinal, a produtividade de cada pé do grão é medida de acordo com o número de flores em cada galho. Quanto mais flores, mais café! De forma semelhante, a presença feminina no mercado cafeeiro floresce cada vez mais nos quatro cantos do mundo.

Nos últimos anos, o número de mulheres baristas no Brasil cresceu significativamente. Segundo dados da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em 2021, cerca de 40% dos profissionais registrados no país eram mulheres, um aumento significativo em relação a décadas anteriores.

Com mais visibilidade e apoio, elas estão conquistando lugar na cena do café brasileiro e mostrando todo o talento e habilidade. Em Brasília, não é diferente! Há nomes de peso representando a capital por aqui e em âmbito nacional. O Metrópoles te apresenta algumas das mais relevantes.

Advertisement

Confira:

Juliana Morgado

Barista desde 2018, a Juliana Morgado é referência absoluta no que faz. Formada em jornalismo, ela entrou no meio cafeeiro após pedir demissão de um emprego abusivo. “Saí de lá para não acabar com a minha saúde mental e decidi trabalhar como barista”, contou.

Há pouco mais de dois anos trabalhando como professora, barista e consultora no Studio Grão, a jovem explica os ônus e bônus da área. “A melhor parte é servir as pessoas e encantá-las com café. Ironicamente, a bênção que é trabalhar com o público também é a pior parte, já que nem sempre o cliente nos trata bem”, desabafa.

Advertisement
Leia Também:  Fim do mito masculino. Mulheres também são exímias caçadoras
JP Rodrigues/Especial para o MetrópolesNa foto, uma mulher servindo um café - Metrópoles
A barista Juliana Morgado

De personalidade forte e gênio aflorado, Juliana afirma que já presenciou várias situações de machismo, “principalmente por comensais que não nos enxergam como profissionais e não valorizam nossa capacitação”, afirmou. Ela, no entanto, não se abala.

Questionada sobre o mercado, a profissional comentou que a cena ainda é muito masculina. “Sempre foi e continua sendo um segmento tomado por homens. São gerações de famílias chefiadas pelo patriarcado que tomaram conta de boa parte do mercado cafeeiro. Contudo, estamos mudando isso”, aponta.

Tendo a própria mãe como referência pessoal e profissional, a barista está competindo no Campeonato Nacional de Baristas, que acaba neste domingo (12/3) e ocorre em São Paulo. Ela já tem planos para a volta a Brasília. “Quero fazer ainda mais cursos no Studio Grão e ensinar sobre o café especial”, adianta.

Advertisement

Mari Mesquita

Barista, bartender e cientista política, Mari Mesquita não gostava de café, mas teve a oportunidade de conhecer o ramo quando começou a fazer o famoso “coffice”. “Virei consumidora assídua e frequentadora de um café de Brasília. Lá, eu até experimentava alguns cafés, mas demorou meses para me render e começar a provar de cabeça aberta”.

Após uma boa experiência sensorial, ela começou a estudar e se especializou em consultoria e drinques com o grão. “Fui aprendendo, aos poucos, que o café não te traz um conhecimento estático. É um aprendizado constante e essa é, definitivamente, a melhor parte de ser barista”, comentou.

Reprodução
Na foto, uma mulher servindo café - Metrópoles
A barista Mari Mesquita

Mari comenta que a presença feminina em questão de números é equilibrada dentro do mercado. A notoriedade, por sua vez, é maior entre nomes masculinos. “Mesmo capacitadas, vejo que ainda há uma falta de confiança em crescer e aparecer no mercado. A estrutura dos campeonatos, por exemplo, não incentivam muito as mulheres a competir e acabam tendo mais homens”, explicou.

Leia Também:  Fomento Rural transforma a vida no campo com 77% de beneficiárias mulheres

Nas cafeterias, a história é outra. Mesquita pontuou que há uma situação específica que já observou e percebeu em outras baristas mulheres. “Eu tenho a sensação de que a presença de homens mais velhos que vão diariamente em cafeterias sozinhos e conversam mais com as baristas traz um certo peso. Existe essa expectativa social da sociedade e dos clientes de que nós devemos ser mais abertas ao diálogo, mais disponíveis para o comensal, só por ser mulher”, indagou.

Advertisement

Como profissional, ela pontua que admira, dentro e fora do mercado do café, a Petra Moreira, uma mulher trans que é barista no Objeto Encontrado. “Ela olha para o café com um olhar mais técnico e detalhista. É alguém que me ensina mais sobre o que é ser mulher e eu me sinto privilegiada por isso”, contou. “A existência de uma mulher trans é uma resistência”, conclui.

Sulayne Shiratori

“O café me escolheu”, afirma Sulayne Shiratori. Barista especializada na área de capacitação e ensino, ela começou a atuar no mercado em 2003. “Estava pesquisando sobre empreendedorismo e, nessa busca, o café me surpreendeu. Comecei a estudar e me encantei”, contou ao Metrópoles.

Advertisement

“Esse universo da cafeicultura é lindo e o meu lugar nele é qualificar pessoas”, explica. Criadora do curso Do pé ao paladar, que leva baristas e amantes da bebida ao cafezal para acompanhar o grão desde o plantio, ela sempre prezou pela experiência, qualificação e experiência de campo quando o assunto é formar pessoas para servir bebidas afetivas.

Divulgação

Na foto, uma mulher servindo café - Metrópoles

A barista e professora Sulayne Shiratori

“Na hora de dar cursos para baristas, é importante mostrar que a melhor parte é conhecer o universo sensorial e ter uma boa bagagem, unir o café com todas as possibilidades da gastronomia”, comenta. Porém, apesar de ser apaixonada pela área, Sulayne destaca que a profissão é mau remunerada, sobretudo para elas.

Na visão de Shiratori, a cafeicutura é mais dominada pelos homens. “Na vinda do café especial, tem muitas mulheres atuando em todos os elos da cadeia. Isso está trazendo à profissão uma sensibilidade e detalhismo que só um profissional feminino possui. A mulher agrega muito, do pé até a xícara”, destaca.

Mas nem tudo são flores: mesmo com a crescente atuação no ramo, a barista comenta que, infelizmente, as mulheres passam por dificuldades na área. “Precisamos nos esforçar mais e fazer muito mais pra ter reconhecimento. Já avançamos muito, mas ainda é um meio machista.”

Advertisement

Para o futuro, a profissional adianta que vai encerrar os cursos sob seu comando, mas focará em consultorias, trabalhos personalizados e novos projetos. “Nesta nova fase, vou me inspirar na minha avó, uma mulher com muita resiliência e que sempre se reergueu nas lutas diárias e está, aos 94 anos, lúcida, sábia e empoderada.”

Tete Moulaz

Com uma família envolvida intimamente na cadeia produtiva do café, Tete Moulaz, filha e neta de produtores, sempre teve um contato muito direto com o grão. “Comecei a trabalhar na área em 2012, quando comprei minha primeira cafeteira. Depois de muito estudo e especializações, abri o Mercado do Café em 2018″, contou a empresária.

Andre Borges/Esp. MetrópolesNa foto, o ambiente do Mercado do Café - Metrópoles
O Mercado do Café, chefiado por Tete, ocupou o antigo Mercado Municipal

Atuando tanto na parte organizacional quanto na prática de barista, ela também defende que o mercado segue reproduzindo lógicas patriarcais. “No geral, o mercado é bem equilibrado em termos de atuação, mas o destaque é maior quando se trata de referências masculinas”, conta.

Essa perspectiva, acredita a expert em café, está mudando. Moulaz comenta que vê mulheres tentando crescer e aparecer mais. “Elas então buscando mais reconhecimento e isso faz com que outras mulheres também queiram isso. Encorajamos umas as outras”, explica.

Advertisement

Outro ponto destacado pela profissional é da multifuncionalidade feminina. “Hoje vemos baristas grávidas, com filhos, com outros empregos, se virando nos trinta e dando conta de tudo. Somos mulheres e conseguimos isso.”

Seguindo o exemplo e a inspiração da mãe, avós e tias, Tete também destaca Cristiane Zancanaro, uma produtora de cafés no Centro-Oeste, como uma mulher de força. “Aprendo muito com ela e a admiro”.

 

A expert pontua que a melhor coisa em ser barista é ser a ponte que comunica sobre o restante da cadeia para o mercado consumidor. “Você tem a oportunidade de falar do produtor e da cadeia produtiva para o cliente”. Já a pior coisa, para ela, é o fato de a profissão ser cara para se capacitar, mas não remunerar bem. “Não é uma balança equilibrada”, conclui.

Advertisement
Fonte: Metropoles
COMENTE ABAIXO:

Politica

Consulta pública sobre políticas de igualdade racial termina hoje

Published

on

Sociedade pode contribuir através da plataforma Participa + Brasil
Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

O prazo para envio de contribuições da sociedade civil para a construção do 2º Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Planapir) termina nesta sexta-feira (16).

As sugestões podem ser enviadas por meio da consulta pública disponível na Plataforma Participa + Brasil, do governo federal.

A consulta pública é aberta para representantes de organizações da temática da igualdade racial, movimentos de mulheres negras, quilombolas, povos tradicionais de matriz africana e de terreiro e sociedade em geral.

A ideia é que a escuta da sociedade exponha as necessidades e experiências para construção de políticas mais próximas à realidade enfrentada no país.

Advertisement

De acordo com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), a participação social tem o objetivo de enviar propostas que orientem a atuação do Estado brasileiro no enfrentamento do racismo estrutural, na reparação histórica, na redução das desigualdades, na promoção de justiça racial e econômica e na efetivação de direitos.

A consulta popular ocorre após a realização da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (5ª Conapir), realizada em setembro de 2025.

Com o tema Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial, a conferência mobilizou cerca de 15 mil pessoas em todas as etapas locais, estaduais, temáticas e na nacional.

Advertisement
Leia Também:  Medidas protetivas mais rígidas contra agressores de mulheres, pede especialista

Como contribuir

Os interessados podem apresentar contribuições diretamente nos objetivos estratégicos do 2º Planapir, que estão organizados em 16 eixos temáticos:

  • Eixo 1: Trabalho e Inclusão Produtiva
  • Eixo 2: Educação
  • Eixo 3: Saúde Integral e Enfrentamento ao Racismo no SUS
  • Eixo 4: Desenvolvimento Social, Assistência Social e Segurança Alimentar
  • Eixo 5: Cultura, Memória e Reparação Simbólica
  • Eixo 6: Justiça, Segurança Pública e Defesa de Direitos
  • Eixo 7: Comunidades Quilombolas
  • Eixo 8: Povos de Terreiro e de Matriz Africana
  • Eixo 9: Povos Ciganos
  • Eixo 10: Mulheres Negras
  • Eixo 11: Crianças, Adolescentes e Juventude Negra
  • Eixo 12: População LGBTQIAPN+ negra
  • Eixo 13: Justiça Climática e Enfrentamento ao Racismo Ambiental
  • Eixo 14: Comunicação Antirracista, Justiça Digital
  • Eixo 15: Política Internacional
  • Eixo 16: Fortalecimento do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – Sinapir e Conselhos de Promoção da Igualdade Racial

Veja as formas de contribuir nesta consulta pública:

  1. Aprimorar a redação: sugerir uma forma mais acessível, precisa ou abrangente de escrever o objetivo;
  2. Incluir elementos: propor a inclusão de temas, públicos, territórios, direitos ou resultados que ampliem o alcance do objetivo;
  3. Alterar o conteúdo: propor mudanças na abrangência ou na orientação do objetivo, de acordo com as transformações que considera prioritárias;
  4. Sugerir reorganizações ou exclusões: indicar trechos que possam ser reunidos, reformulados ou retirados para aprimorar o objetivo;
  5. Propor um novo objetivo estratégico: apresentar uma proposta que contemple outras questões relevantes para o eixo.
Leia Também:  8ª Prêmio Profissionais da Música: encontro reúne trabalhadores da música do Brasil, 

A orientação é que, sempre que possível, o cidadão deve descrever sua proposta e explicar como ela pode contribuir para a promoção da igualdade racial.

Em caso de dúvida ou de necessidade de mais informações, sobre esta consulta pública, o cidadão pode entrar em contato por e-mail: consultaplanapir@igualdaderacial.gov.br

Análise e consolidação

Após o período de coleta de contribuições da consulta pública, as propostas recebidas serão organizadas e analisadas no processo de consolidação do 2º Planapir.

Advertisement

A análise subsidiará as decisões sobre ajustes de redação, ampliação ou reorganização dos objetivos e inclusão ou aprofundamento de temas na versão final do Plano.

2º Planapir

A participação da sociedade contribui para definir e construir as transformações e prioridades que orientarão a política nacional de promoção da igualdade racial nos próximos anos.

O 2º Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial pretende estabelecer compromissos concretos do Estado brasileiro para o enfrentamento ao racismo, com ações articuladas entre diferentes áreas, metas, indicadores, recursos e mecanismos de monitoramento e avaliação.

Advertisement

 

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NO ESPORTE

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA