Politica
Disque Defensoria é lançado com ramal exclusivo para atender mulheres
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destaca: “Não estamos aguardando a força-tarefa chegar ao final, no dia 31. A Defensoria Pública é membro e essa é uma medida que nós tomamos. Esta é a verdadeira política pública. Nada melhor do que um telefone, que é um acesso que todo mundo tem. Esse é mais um canal de comunicação e de acolhimento das mulheres” | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
A outra novidade é um ramal exclusivo para o atendimento de mulheres vítimas de violência
A população vulnerável poderá tirar dúvidas sobre assuntos jurídicos com uma ligação sem custos. A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) lançou, nesta sexta-feira (10), o novo número da Central de Relacionamento com os Cidadãos (CRC), o Disque Defensoria 129, um canal de esclarecimentos sobre os serviços do órgão. A outra novidade é um ramal exclusivo para o atendimento de mulheres vítimas de violência.
“O maior benefício para a sociedade é que as pessoas carentes não vão perder um dia de trabalho para procurar a Defensoria para buscar algumas informações. A DPDF está abraçando a população carente e tornando o acesso mais fácil ao cidadão”, explica o defensor público-geral do DF, Celestino Chupel.
O Disque Defensoria receberá as ligações telefônicas e encaminhará as solicitações aos setores responsáveis, além de agendar atendimentos, quando possível. O serviço também fornecerá esclarecimentos sobre os requisitos de acesso aos serviços, os documentos necessários para a realização de atendimento e o andamento de processos.
Anteriormente, o atendimento telefônico do órgão gerava custos ao usuário. Transformá-lo em algo gratuito era um desejo antigo dos servidores da Defensoria Pública. “É o sentimento de gratidão de um serviço chegando a quem mais precisa. Estamos realizando um sonho. Sabemos que as dificuldades que a nossa população tem são enormes. Essa é uma luta da Defensoria e dos movimentos sociais”, destaca a ouvidora externa da Defensoria Pública, Patrícia Almeida.
Atendimento às mulheres
Além de lançar um telefone totalmente gratuito, o Disque Defensoria chega com um serviço dedicado às mulheres vítimas de violência. É o ramal 2 dentro do 129, em que elas podem receber orientações e auxílio jurídico. Essa é mais uma ação que integra a força-tarefa do Governo do Distrito Federal (GDF) de enfrentamento ao feminicídio.
“Não estamos aguardando a força-tarefa chegar ao final, no dia 31. A Defensoria Pública é membro e essa é uma medida que nós tomamos. Esta é a verdadeira política pública. Nada melhor do que um telefone, que é um acesso que todo mundo tem. Esse é mais um canal de comunicação e de acolhimento das mulheres”, defende a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.
“A Defensoria atendeu um pedido nosso para cada vez mais as nossas políticas públicas chegarem às mulheres. Essa é a nossa missão por determinação da governadora em exercício Celina Leão de ampliar o atendimento à mulher”, completa a secretária.
O serviço será conduzido apenas por servidoras mulheres, que farão o atendimento e o acolhimento humanizado e empático às vítimas. “Nesse dígito, estarão apenas mulheres atendendo. Vamos fazer todo o acolhimento e encaminhamento dessa mulher aos núcleos da Defensoria responsáveis e aos demais órgãos de proteção de defesa da justiça”, informa a defensora pública e chefe substituta da CRC, Thais Mara da Costa Silva.
A iniciativa nasceu para promover a defesa das mulheres e fortalecer a função institucional da Defensoria Pública em relação às vítimas de violência, com um acesso facilitado. A solenidade de lançamento ocorreu no Salão Branco do Palácio do Buriti.
Durante a cerimônia, o secretário substituto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Uítalo, destacou que a pasta está à disposição para auxiliar a Defensoria Pública no Disque Defensoria. “A secretaria tem esse papel transversal. A gente precisa auxiliar todos os órgãos do GDF em questões de tecnologia e inovação e também propiciar à população do DF serviços que vão trazer dignidade”, comenta.
*Com informações de Adriana Iziel, da Agência Brasília
Politica
Iguatemi Brasília realiza mais uma edição do CineMaterna
Sessão especialmente adaptada para famílias com bebês de até 18 meses será dia 4 de novembro, às 15h30, no Cinemark do shopping
Brasília, setembro de 2025 – O Iguatemi Brasília prepara mais uma edição do CineMaterna, iniciativa que promove sessões de cinema e momentos de interação para famílias com bebês de até 18 meses. A exibição especial está programada para terça, dia 4, às 15h30, e o filme escolhido é o lançamento Se não fosse você.
Para a sessão do CineMaterna, a sala ganha iluminação e som adequados para os bebês e conta com trocadores para comodidade das famílias. A acolhida é realizada por profissionais que tornam a experiência ainda mais especial. A sessão acontece no Cinemark do Iguatemi Brasília e, meia hora antes do início da exibição, são distribuídas 10 cortesias para as primeiras mães com bebês de até 18 meses. As promotoras do CineMaterna, identificadas com a camiseta rosa do projeto, entregam os ingressos por ordem de chegada. As cortesias são pessoais e intransferíveis, não sendo permitido retirar ingressos para terceiros. Os ingressos tradicionais podem ser adquiridos na bilheteria do cinema.
Se Não Fosse Você acompanha a dura realidade de Morgan Grant (Allison Williams) e sua filha adolescente Clara (Mckenna Grace) após um acidente trágico causar a morte de dois membros da família: o pai de Clara e a irmã de Morgan. Por ter sido mãe muito cedo, aos 18 anos, Morgan tenta proteger a filha de cometer os mesmos erros, enquanto Clara tenta encontrar sua independência e escapar das restrições da mãe. Com personalidades distintas, a distância entre as duas parece crescer ainda mais depois do incidente, já que o pai e marido Chris (Scott Eastwood) era a âncora do trio, trazendo paz para a casa em constante conflito. A convivência complicada parece também piorar quando uma série de segredos da família e revelações chocantes vêm à tona, mergulhando-as em ressentimentos do passado e mal-entendidos. Enquanto tenta reconstruir sua vida, Morgan encontra consolo na última pessoa que imaginava, Já Clara vai atrás do rapaz que sempre sonhou.
Mensalmente, o shopping recebe sessões do CineMaterna, reforçando o empreendimento como ponto de encontro das famílias e sua referência em promover experiências incríveis para os clientes. Para mais informações, acesse o site do Iguatemi Brasília e siga as redes sociais: Instagram ( iguatemi_bsb) e Facebook (facebook.com/
Serviço:
CineMaterna no Iguatemi Brasília
Data: terça, 4 de novembro de 2025
Horário: 15h30
Filme: Se não fosse você
Local: Cinemark Shopping Iguatemi Brasília
Sobre CineMaterna
A Associação CineMaterna, fundada em São Paulo em 2008, é uma organização sem fins lucrativos pioneira em sessões de cinema adaptadas para famílias com bebês de até 18 meses. Em mais de uma década de atuação, a CineMaterna já realizou quase 10 mil sessões, impactando mais de 229 mil famílias em 51 cidades de 17 estados brasileiros. As sessões incluem um bate-papo após o filme, oferecendo aos pais um espaço para relaxar e interagir com outros adultos em situações semelhantes.
Sobre o Iguatemi Brasília
O Iguatemi Brasília reúne, em um só local, moda, gastronomia, serviços, passeio, conforto, conveniência e entretenimento. O shopping conta com o know-how da Iguatemi S.A, uma empresa full service (administra, planeja e constrói), classificada como a 36.ª marca mais valiosa do Brasil, a única em seu segmento. São mais de 144 lojas, entre elas 23 marcas inéditas na capital federal. O shopping conta, ainda, com um dos mais modernos projetos de arquitetura e paisagismo. Grandes skylights proporcionam total integração com o exterior e permitem ao público aproximação com a natureza. Além disso, oferece mais de 3 mil vagas de estacionamento, das quais 1,8 mil cobertas.
Informações à imprensa:
FSB Comunicação
-
Politica4 dias agoSecretário do Entorno reúne presidentes de Câmaras para alinhar ações em prol da região
-
Politica4 dias agoCDH debate assistência estudantil para povos indígenas nesta segunda (3)
-
Politica16 horas agoRede Feminina de Combate ao Câncer recebe doação de mais de R$ 50 mil
-
Politica16 horas agoLicitação da 2ª etapa do Teatro Nacional chega à fase recursal






