Social
Número de mulheres com sobrenome do marido cai em 53% no DF

Segundo pesquisa, os casais brasilienses têm optado cada vez mais por manterem os nomes originais de família
Em 2002, época em que o atual Código Civil foi publicado, o percentual de mulheres que adotavam o sobrenome representava 68,71% dos matrimônios. A partir de então iniciou-se uma queda desta opção.
“As informações dos Cartórios de Registro Civil são um retrato fiel da sociedade brasileira, uma vez que conservam os dados primários de sua população”, diz Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil.
“No caso dos casamentos, foi nítido o caminhar da sociedade no sentido de maior igualdade entre os gêneros, com a mulher deixando de estar submissa ao marido e assumindo um papel de protagonismo na vida civil”, explica Fiscarelli.
Novidade introduzida pelo atual Código Civil brasileiro, a possibilidade de adoção do sobrenome da mulher pelo homem ainda não “vingou” na sociedade, representando em 2022 apenas 0,81% das escolhas no momento do casamento, percentual que atingiu seu ponto máximo em 2014, quando foi a opção em 0,87% dos matrimônios.

Social
Arte Brasil leva artesanato e percussão terapêutica para mulheres do Itapoã

As inscrições acontecem em uma manhã cultural no sábado (15/3), no Kanzuá do Batukenjé, quando também haverá apresentação dos professores
A terceira edição oferece oficinas, gratuitas, de trabalho manual e percussão terapêutica, incentivando a expressão corporal e o bem-estar, além de difundir o artesanato e a percussão como atividades culturais na comunidade. Os encontros vão ocorrer todas as quintas-feiras, a partir do dia 20 de março, entre 14h e 17h.
📌Release completo e fotos:
https://drive.google.com/drive/folders/12hZ3VnGv8mUoXyjU1uUw06gyUrMFVoe1
🗞️ Assessoria de Imprensa:
La Pauta (61) 9.8168-7402
-
Politica6 dias ago
Presidente indica Verônica Abdalla para o Superior Tribunal Militar
-
Social6 dias ago
Caixa Cultural Brasília apresenta Áurea Martins, com o Show Senhora das Folhas
-
Politica7 dias ago
Fomento Rural transforma a vida no campo com 77% de beneficiárias mulheres
-
Policiais7 dias ago
Violência no DF: mulher é agredida e morta no Dia Internacional da Mulher