Politica
Lula lança ITA em Fortaleza e diz que viajará o País falando de educação com ministro
ESTADÃO CONTEÚDOi
“Não vamos mais permitir que os gênios brasileiros tenham que sair do Brasil para serem consagrados. Eles vão ser consagrados dentro do Brasil”, declarou Lula, após assinar o decreto que formaliza o campus do ITA na capital do Ceará. O presidente da República defendeu igualdade de oportunidades e de condições para todos os cidadãos e, nesse contexto, disse que tem “obsessão” por acabar com a desigualdade que existe entre o Nordeste e as outras regiões do País.
Lula lembrou que as Olimpíadas de Matemática e de Português, competição de conhecimento entre estudantes de escolas públicas e privadas, foi criada em seus mandatos anteriores no Palácio do Planalto. “Vamos ter que assumir um compromisso de aproveitar este mandato – me faltam três anos de governo – para que a gente possa resolver o problema da educação no Brasil ou, pelo menos, consolidar um processo de revolução na educação”, emendou.
O petista voltou a mencionar a criação de uma poupança para estudantes do Ensino Médio e a promessa de construir mais 100 institutos federais de educação no País. “Para a gente mostrar para o mundo que a gente gosta de exportar soja, milho, carne, avião, qualquer produto, minério de ferro, mas a gente agora quer começar a exportar conhecimento, inteligência brasileira.”
Na visão de Lula, depois de “recuperar” a economia, o governo deve focar em melhorar o salário dos professores. O presidente disse que fará pela educação do Brasil, até o fim de seu mandato, o que não foi feito em muitos anos. “Eu vou tirar uma semana com o Camilo, viajando pelo Brasil, para falar de educação”, declarou.
Instalações do ITA
As novas instalações do ITA serão construídas na Base Aérea de Fortaleza, onde ocorreu o evento desta sexta. A unidade será a segunda do instituto e a primeira fora da cidade de São José dos Campos, em São Paulo. A previsão do governo federal é que o campus esteja em plena atividade em 2027.
A nova unidade abrigará dois novos cursos, que não são lecionados na instalação paulista: Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas. A ideia da gestão Lula 3 é que o vestibular para os dois cursos ocorra ainda em 2024. A primeira turma deverá ser acolhida em 2025 e 2026 no campus de São Paulo Em 2027, as atividades serão transferidas para a unidade do Ceará.
De acordo com Lula, a ideia de criar o campus do ITA no Ceará foi do ministro da Defesa, José Múcio, que estava presente no evento. Também participaram, além de Camilo Santana, os ministros Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e parlamentares como o deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT-CE). O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), não esteve presente porque foi diagnosticado com infecção intestinal.
Fonte: IsoÉ
Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
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