Politica
Espaços culturais de Goiânia terão coleta seletiva de lixo reciclável
 
																								
												
												
											O projeto “Volta e Recria” foi lançado pela Secult Goiás nesta quarta-feira (23/10), no Centro Cultural Martim Cererê
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), deu mais um importante passo em direção à sustentabilidade ao lançar, nesta quarta-feira (23/10), o projeto “Volta e Recria!”. A iniciativa, realizada pela CicloTrash em parceria com a Cooperativa Beija-Flor, implantou ecopontos de coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis em quatro centros culturais do Estado: Martim Cererê, Octo Marques, Vila Cultural Cora Coralina e Marietta Telles Machado (sede da pasta e de outras unidades como bibliotecas, Museu da Imagem e do Som, Cine Cultura).
 A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destacou a importância do projeto para a conscientização ambiental e para a promoção de práticas sustentáveis nas unidades culturais como forma de incentivar e inspirar outros espaços a engajarem na causa ambiental. “Eu acredito no trabalho dos servidores, acredito que ano que vem a Secult possa ser referência junto às outras secretarias, junto ao governo como um todo, de separação e descarte correto desses resíduos”, defende a titular da Cultura.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destacou a importância do projeto para a conscientização ambiental e para a promoção de práticas sustentáveis nas unidades culturais como forma de incentivar e inspirar outros espaços a engajarem na causa ambiental. “Eu acredito no trabalho dos servidores, acredito que ano que vem a Secult possa ser referência junto às outras secretarias, junto ao governo como um todo, de separação e descarte correto desses resíduos”, defende a titular da Cultura.
O consultor de sustentabilidade da CicloTrash, Marcus Afonso, destacou que já na etapa piloto o projeto surpreendeu ao entregar resultados mais positivos que os esperados. “Nosso intuito é diminuir resíduos, e em alguns locais que a gente implantou esse projeto, notamos que os resíduos estavam aumentando. Então buscamos entender o que estava acontecendo e descobrimos que começou uma cadeia de movimento que é muito mais positiva do que projetamos: as pessoas estavam trazendo de casa os materiais, para ter a garantia de que os resíduos teriam a destinação correta”, enfatizou Marcus.
Presidente da Cooperativa Beija-Flor, Claubi Teixeira Lemos, pontuou o quanto o projeto Volta e Recria é amplo. “A gente olha o impacto social, o impacto ambiental, e também a geração de renda para o município. Hoje se gasta quase cinco reais para enterrar esse resíduo, então é melhor as autoridades procurarem uma maneira de fazer esse resíduo virar renda para o Estado, para o município, para as cooperativas, para as pessoas que precisam trabalhar”, defendeu Claubi.
O projeto “Volta e Recria!” foi contemplado em edital da lei federal Paulo Gustavo, operacionalizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secult. Além da instalação de coletores de resíduos, a iniciativa prevê a realização de diversas ações educativas, como treinamentos para os servidores, campanhas de conscientização para o público e oficinas sobre a importância da reciclagem. A ideia é estimular a participação de todos e transformar a coleta seletiva em um hábito.
Para acompanhar os resultados do projeto, será utilizado um aplicativo que permitirá calcular o impacto ambiental da coleta seletiva, como a redução na emissão de gases do efeito estufa e a economia de água e energia. Essa ferramenta tecnológica permitirá medir, em tempo real, os benefícios da iniciativa para o meio ambiente.
A cooperativa Beija-Flor será responsável pela coleta dos materiais recicláveis e pela sua destinação correta. Além de gerar renda para as famílias envolvidas, a iniciativa contribui para a economia circular e para a redução do volume de resíduos enviados para os aterros sanitários.
 
  
Fotos: Secult Goiás
Legenda: Os ecopontos de coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis foram instalados em quatro centros culturais do Estado
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás
 
																	
																															Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
 
														O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.
Tel.: (61) 3411-1601/1044
FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)
- 
																	   Politica6 dias ago Politica6 dias agoCinco oficinas de acessórios automotivos localizadas no Setor H Norte, em Taguatinga, foram alvos de operação desencadeada pela Polícia Civil (PCDF) 
- 
																	   Social3 dias ago Social3 dias agoNa Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF 
- 
																	   Politica6 dias ago Politica6 dias agoEstrela da Vida: homenagem ao Corpo de Bombeiros de Brasília 
- 
																	   Politica4 dias ago Politica4 dias agoCrícia Martins participa de ação do Outubro Rosa e emociona ao relembrar milagre de cura: “Prevenir é um gesto de amor à vida” 
 
								 
             
		
 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	


 
											


 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											