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Politica

DIEP realiza curso sobre Triagem Psicológica e Acolhimento para estudantes e profissionais da saúde

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Psicóloga Leidiane Brandão falou sobre como identificar sinais de sofrimento emocional nos pacientes
texto por Bruno Laganá
fotos: Divulgação/IgesDF
Com o objetivo de oferecer ferramentas para a identificação e o acolhimento de pacientes em sofrimento emocional, a Diretoria de Inovação Ensino e Pesquisa (DIEP) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) ofereceu, nos dias 06 e 07 de fevereiro, o Curso de Triagem Psicológica e Acolhimento.
O primeiro dia de evento foi realizado no auditório da DIEP, seguido por outra edição no auditório do Hospital Regional de Santa Maria. O público-alvo do curso foi composto por estudantes e profissionais multidisciplinares da área da saúde, interessados no tema.
A psicóloga Leidiane Brandão, responsável pela condução do curso, explicou que este visa fornecer orientações básicas para os profissionais de saúde, de modo que possam identificar sinais de sofrimento emocional nos pacientes e encaminhá-los de forma rápida para atendimento psicológico. “Nós, psicólogos, contamos com a colaboração da equipe multiprofissional para identificar esses sintomas e sinais de sofrimento emocional, acolher o paciente e encaminhá-lo para a psicologia”, destacou Leidiane.
Durante o curso, os participantes aprenderam sobre o conceito e os objetivos da triagem psicológica, além de conhecerem os principais sinais de alerta relacionados ao sofrimento emocional, como ideação suicida, ansiedade, agressividade e tristeza. “Esses sinais, muitas vezes, podem ser percebidos de maneira mais rápida pelos profissionais de saúde, que têm maior contato com os pacientes. No entanto, é importante que todos os envolvidos no processo de cuidado estejam atentos e treinados para identificar esses sinais o mais cedo possível”, explicou Leidiane.
Além disso, a psicóloga ressaltou a importância do acolhimento, que consiste em validar os sentimentos do paciente e fazê-lo sentir-se compreendido. “A acolhida deve começar com o reconhecimento do sentimento do paciente, ao se dizer que o que ele está passando é importante e que não está sozinho”, orientou.
A formação também abordou como os profissionais de saúde podem agir em situações de emergência, até mesmo em pronto-socorro, onde pacientes em sofrimento emocional, como aqueles com tentativas de auto lesão, frequentemente buscam atendimento. “No pronto-socorro, é possível perceber sinais de sofrimento emocional tanto no comportamento verbal quanto não verbal dos pacientes, como agitação e agressividade. Esses sinais são cruciais para a identificação precoce”, explicou Leidiane.
A chefe do Núcleo de Educação Permanente do IgesDF, Ana Paula Lustosa, falou sobre a importância da realização do curso e da discussão do tema. “O curso de Triagem Psicológica e Acolhimento é fundamental para aprimorar a abordagem humanizada e qualificada dos profissionais de saúde. Ao fortalecer a escuta ativa e o acolhimento adequado, garantimos um atendimento mais sensível e eficaz, promovendo o bem-estar dos pacientes desde o primeiro contato. Capacitar nossa equipe nesse tema é um passo essencial para aprimorar a assistência e fortalecer a qualidade do cuidado prestado”, disse.
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Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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