Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Diversas

Durante o fim de semana, outros 212 condutores alcoolizados foram flagrados nas vias do DF

Publicado em

Operação Rescaldo notifica 20 condutores com sinais de embriaguez em Taguatinga

(Brasília – 17/7/2023) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com o apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), realizou Operação Rescaldo em Taguatinga, neste domingo (16). A ação tem como objetivo identificar motoristas embriagados, especialmente aqueles que tentam evadir da fiscalização saindo de festas e bares durante a madrugada.

Durante a operação, foram registrados 20 casos de condutores que apresentaram sinais de embriaguez, porém, apenas um deles se submeteu ao teste do bafômetro, apresentando teor alcoólico superior ao limite definido para ser enquadrado como infração meramente administrativa. O resultado do teste apontou 0,51mg/l, indicando uma concentração de álcool no organismo em percentual 50% maior que o limite que caracteriza crime de trânsito (acima de 0,33mg/l). Como consequência, o motorista foi conduzido à Delegacia de Polícia (DP) para as medidas legais cabíveis.

Advertisement

Além disso, dois condutores tiveram seus veículos removidos por falta de licenciamento e outros dois foram autuados por dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação, o que configura infração de natureza gravíssima e gera multa agravada no valor de R$880,41, bem como medida administrativa de retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

Leia Também:  Fórum de Dom Aquino está com problemas na telefonia fixa; veja outros meios de contato

Rescaldo

A Operação Rescaldo é uma ação de fiscalização que é realizada em horários estratégicos, geralmente nas primeiras horas da manhã, entre 5h e 7h, utilizando o horário como fato surpresa. A ação visa preservar vidas e garantir a segurança viária, combatendo a condução de veículos por motoristas alcoolizados e prevenindo acidentes. Desde o seu início, há um ano e meio, a operação já identificou mais de mil condutores que apresentavam sinais de embriaguez.

Advertisement

Balanço do fim de semana

Entre a noite de sexta-feira (14) e a madrugada de segunda-feira (17), foram autuados 2.786 condutores por diversas infrações de trânsito, sendo a maioria (1.265) por parar ou estacionar de forma irregular.

Também foram flagrados 212 condutores por dirigir sob influência de álcool, 225 por não usar o cinto de segurança, 137 por utilizar o celular na direção de veículo, 49 não habilitados, 41 com a Carteira Nacional de Habilitação Vencida, sete por realizar manobra perigosa e cinco por dirigir ameaçando veículos e pedestres.

Advertisement

Houve ainda 33 condutores autuados por poluição sonora, sendo 21 por utilizar o som em volume inadequado e 12 motociclistas com escapamento fora do padrão ou defeituoso. Além de cinco que desobedeceram à ordem dos agentes, três que transpuseram bloqueio da fiscalização e dois que retiraram veículo retido sem autorização das autoridades de trânsito.

Leia Também:  Neoenergia divulga cronograma do atendimento itinerante entre os dias 24 e 28 de fevereiro

Fonte: Ascom Detran

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Diversas

GDF na Sua Porta chega ao Plano Piloto com R$ 38 milhões em 21 ações

Published

on

Mutirão de obras vai atuar nas asas Sul e Norte e nas vilas Planalto e Telebrasília, com recuperação da malha viária, limpeza de drenagem e implantação de novos equipamentos esportivos e de lazer

Por

Ana Isabel Mansur, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Advertisement

Chegou a vez do Plano Piloto. A 8ª edição do programa GDF na Sua Porta começou nesta segunda-feira (22), com anúncios de melhorias estruturais para as asas Norte e Sul e as vilas Planalto e Telebrasília. A governadora Celina Leão assinou 21 ordens de serviço durante a cerimônia de abertura, no Palácio do Buriti, com investimento de R$ 38 milhões de recursos próprios do Governo do Distrito Federal (GDF). Desta vez, o foco do GDF na Sua Porta será prioritariamente serviços de manutenção e cuidados com a cidade. A ação no Plano Piloto vai até a próxima sexta (26).

A governadora ressaltou que as intervenções atendem a pedidos diretos dos moradores e garantiu celeridade nos serviços. “Foi assinado aqui hoje o que foi solicitado pelos prefeitos [comunitários]. Isso aqui não foi o governo que decidiu fazer sem ouvir vocês. Nós ouvimos as pessoas antes, fazemos reuniões preparatórias. O GDF na Sua Porta vai transformar o Plano Piloto. Nunca se viu tanta calçada nova, nunca se viu tanto asfalto novo. Isso é cuidar, é ouvir e ter coragem para tomar decisão. Todos os dias tomamos decisões naquilo que a população tem anseio e muitas delas a gente tem que ter coragem para tomar”, destacou Celina.

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

As intervenções foram definidas neste mês, durante reunião da governadora com cerca de 150 lideranças comunitárias. Entre as ordens de serviço assinadas, serão R$ 10 milhões para a recuperação e revitalização de 21 km de calçadas, além de R$ 500 mil para a recomposição de mais de 6 km de meio-fio. O pacote de pavimentação inclui a Operação Tapa-Buraco, com a aplicação de 1,1 mil toneladas de asfalto e a implantação de 38 quebra-molas, ao custo de R$ 650 mil, bem como reparos asfálticos em 37 km de vias, no total de R$ 10 milhões. O sistema de drenagem também receberá atenção especial: serão aplicados R$ 3 milhões na recuperação e construção de 600 metros de novas redes, e R$ 1 milhão para a desobstrução de 10 km de tubulações em 300 bocas de lobo.

Advertisement
Leia Também:  Estudo explora o impacto de traumas, durante a infância, na função sexual em mulheres de meia-idade

Os espaços de convivência, esporte e lazer concentram outra parte importante das ações, com foco na qualidade de vida da população. Serão investidos R$ 3,7 milhões em parquinhos infantis, contemplando a manutenção de 42 unidades e a implantação de outras nove. Para os Pontos de Encontro Comunitário (PECs), os recursos somam quase R$ 1,3 milhão, divididos entre a manutenção de 12 equipamentos e a instalação de 15 novos espaços. A área esportiva será beneficiada com R$ 4 milhões para a manutenção e reforma de 16 quadras poliesportivas, das quais seis receberão nova iluminação em LED por meio do programa Led Dá Jogo. As benfeitorias se estendem, ainda, às praças da região, abrangendo a Praça Nelson Corso, na Vila Planalto, com investimento de R$ 100 mil, além da revitalização da Praça dos Aposentados (via RenovaDF) e da Praça do Índio Pataxó Galdino Jesus dos Santos.

 

R$ 2,1 milhões

Advertisement
Investimento do programa GDF na Sua Porta em podas de árvore no Plano Piloto
Leia Também:  Mais de 170 encontros foram realizados em 2023 pelos grupos de promoção da Saúde

Por fim, o GDF na Sua Porta reforçará os cuidados com o paisagismo e a limpeza urbana. O cronograma estabelece a realização de 2,1 mil ações de poda de árvores (R$ 2,1 milhões) e a reforma de 15 mil metros quadrados de áreas gramadas (R$ 300 mil). Para manter a zeladoria em dia, a gestão fará a instalação de 3 mil papeleiras em postes (R$ 436 mil) e de 1,2 mil lixeiras metálicas acompanhadas de postes galvanizados (R$ 563 mil). O pacote de serviços fecha com a implantação de 17 novos pontos do programa De Cara Nova, que receberão investimento de R$ 340 mil.

O programa

Primeiro ato oficial da governadora Celina Leão, o GDF na Sua Porta foi criado em março deste ano para ouvir a população sobre as demandas de cada região administrativa, atender prioridades sociais e atuar de forma articulada com órgãos e entidades para trazer soluções eficientes para as necessidades locais.

Advertisement

A ação já passou por Itapoã, Paranoá, Riacho Fundo II, Samambaia, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Ceilândia e Planaltina. Com o Plano Piloto, 194 ordens de serviços já foram assinadas pela governadora, para promover obras e manutenções relacionadas à infraestrutura urbana, conforme demandas da população e mapeamento das administrações regionais.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo
Mulheres incriveis24/06/2026

ENFRENTAMENTO AO FEMINICÍDIO – “Eu quis viver por mim”: novas medidas ampliam proteção às mulheres e fortalecem combate à violência

Epreendedorismo24/06/2026

Para quem sobrevive ao episódio, a reabilitação torna-se fundamental. No HRSM, unidade administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), o ambulatório de fisioterapia oferece atendimento especializado em Neurofuncional Adulto e recebe, em sua maioria, pacientes que sofreram AVC. “Recebemos pacientes em diferentes fases da recuperação. Quando o encaminhamento ocorre ainda na fase aguda, as chances de evolução costumam ser maiores. Já aqueles que chegam após um período mais longo podem apresentar sequelas mais consolidadas, o que torna o processo de reabilitação mais desafiador”, explica Michelle Xavier da Silva, fisioterapeuta responsável pela área. O acesso ao tratamento ocorre por meio do Sistema de Regulação (Sisreg), da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Antes do início das sessões, cada paciente passa por uma avaliação individualizada, que orienta a definição do plano terapêutico. “O tratamento é construído a partir das dificuldades que mais impactam a rotina daquela pessoa. Algumas precisam voltar a permanecer em pé, outras necessitam recuperar força muscular ou melhorar a capacidade de caminhar. Tudo é direcionado às necessidades de cada caso”, afirma Michelle. O ambulatório conta com barras paralelas, escadas, rampas, faixas elásticas, bicicletas adaptadas e equipamentos de estimulação muscular, utilizados para auxiliar na recuperação funcional. Foi esse acompanhamento que passou a fazer parte da vida de Joana Darc Vigilato, 61 anos, após sofrer um AVC em abril deste ano. Atualmente na sexta sessão de fisioterapia, ela já apresenta avanços que surpreendem a família. “Tudo o que ela faz aqui a gente repete em casa. Minha mãe é muito guerreira. Já teve restaurante, salão de beleza, lavou roupa para fora, sempre foi muito ativa. É impressionante o quanto ela evoluiu em menos de três meses”, relata a filha, Francimar Santos. Desafios além da recuperação física A recuperação de um AVC depende muito do tratamento. Por isso, para que os pacientes não interrompam a frequência da fisioterapia, a equipe do HRSM orienta familiares e cuidadores sobre exercícios e estratégias que podem ser realizados em casa, contribuindo para a continuidade do processo de reabilitação. “Às vezes, o familiar precisa faltar ao trabalho ou reorganizar toda a rotina para garantir a continuidade do acompanhamento. Isso pode comprometer a evolução do paciente”, destaca Michelle. Como acessar o serviço O usuário ou seu responsável deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa e, com o encaminhamento médico, solicitar a inclusão na regulação da SES-DF. Após a convocação, o tratamento é iniciado em ciclos de dez sessões, realizadas uma ou duas vezes por semana. Caso seja necessária a continuidade do acompanhamento, o paciente deve retornar à UBS para nova avaliação médica e emissão de outro encaminhamento.

Saúde24/06/2026

Fisioterapia especializada ajuda pacientes a recuperar autonomia após AVC

Esporte24/06/2026

De iniciante a apaixonado pelo esporte: corrida de rua impulsiona nova geração de atletas e movimenta eventos como o BOP Games

Politica24/06/2026

O tempo da vítima e a justiça: ampliação do prazo para denúncia de violência doméstica reforça proteção às mulheres

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA