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Rússia prende 7 por planejar morte de jornalistas em conluio com Ucrânia

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Margarita Simonian, chefe da rede de TV estatal russa RT, em evento organizado pelo Kremlin em Moscou – Valeri Sharifulin/Sputnik/AFP

Grupo foi acusado de preparar ataques contra profissionais pró-guerra com promessa de recompensa financeira

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

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Um tribunal na Rússia determinou neste sábado (15) a prisão de sete pessoas acusadas de planejar o assassinato de dois jornalistas proeminentes do país. Segundo a agência estatal russa Tass, o grupo agia em conluio com forças da Ucrânia e motivado pelo “ódio nacional”.

O grupo é formado por dois homens e cinco menores de idade, nascidos em 2005 e em 2006. Eles ficarão detidos pelo menos até 14 de setembro, mas o prazo poderá ser estendido pelas autoridades. Nesta sexta (14), a Tass havia divulgado a captura de suspeitos que estavam que estavam próximos aos locais de trabalho das jornalistas Margarita Simonian e Ksenia Sobchak.

Simonian é chefe da rede de TV estatal russa RT (Russia Today) e defensora ferrenha da Guerra da Ucrânia, em curso há mais de 500 dias. Nas redes sociais, ela agradeceu os agentes do FSB (Serviço Federal de Segurança da Rússia) que participaram da operação. “[Vamos] continuar trabalhando, irmãos!” Já Sobchak é um conhecido jornalista e apresentador de TV que também concorreu na eleição presidencial em 2018.

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De acordo com a agência russa Interfax, o grupo admitiu preparar ataques contra as jornalistas com a promessa que teriam sido feitas por autoridades ucranianas de recompensas no valor de 1,5 milhão de rublos (R$ 79,6 mil) por cada assassinato.

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A Ucrânia não se manifestou sobre as prisões, mas autoridades já negaram envolvimento das forças do país em assassinatos de influenciadores pró-guerra na Rússia.

Em maio, a explosão de um carro na Rússia matou uma pessoa e feriu o escritor nacionalista Zakhar Prilepin, defensor da ofensiva. Antes, em abril, uma explosão em um café de São Petersburgo matou o blogueiro russo pró-Putin Vladlen Tatarski. No ano passado, Daria Dugina foi morta em uma explosão de carro em Moscou. Ela era filha do controverso filósofo Aleksandr Dugin, um dos principais arquitetos da expansão territorial da Rússia. O governo russo atribuiu responsabilidade à Ucrânia nos três casos.

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Fonte: Jornal de Brasilia
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Artigo – Proibido, mas ainda presente: o desafio do uso do celular na escola e em casa

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Por Ana Claudia Favano, especialista em Psicologia Positiva e gestora da Escola Internacional de Alphaville

Em vigor desde 31 de janeiro deste ano, a Lei nº 15.100/2025, que restringiu o uso de celulares nas escolas brasileiras, não têm sido cumprida por 63% dos estudantes do Ensino Médio, que afirmam ainda levar o aparelho celular para a escola todos os dias – conforme apontou pesquisa, divulgada recentemente, da iniciativa Equidade.info em parceria com a Frente Parlamentar da Educação.

Clique aqui para baixar a imagem.

É um número alarmante que escancara a dependência digital que nossa sociedade vive desde a popularização dos smartphones na década de 2010. Educadores veem diariamente no dia a dia escolar como o acesso constante à tecnologia não só reduziu a autonomia individual de crianças e adolescentes, mas também substituiu interações presenciais, afetando a qualidade das relações familiares.
O não cumprimento da lei – criada para proteger justamente aqueles que a descumprem – leva a uma reflexão que especialistas da área já se fazem há bastante tempo sobre o tema. Muito além de proibir ou permitir, a questão mais importante e desafiadora é como integrar os dispositivos ao ambiente escolar sem comprometer os pilares da formação pedagógica, sócio emocional e ética das crianças e adolescentes.
A autonomia humana é construída por meio de experiências reais, discussões críticas e vivências que exigem o uso da razão e a tomada de decisões responsáveis. A dependência digital tem contribuído para a não formação dessa autonomia, resultando em uma geração que está desaprendendo a pensar criticamente, que não consegue tomar decisões justas e assertivas, e que aceita passivamente ideias impostas, demonstrando desatenção e desinteresse nas relações interpessoais.
Infelizmente, o Brasil se destaca entre os países com o maior tempo de conexão digital, e os efeitos dessa realidade são cada vez mais visíveis: crescimento de crimes virtuais sexuais e de cyberbullying; aumento nos casos de depressão; isolamento social e agressividade e dificuldades na regulação emocional, tanto em crianças quanto em jovens e adultos.
A saúde mental e emocional no ambiente escolar tem sido negligenciada por décadas, com investimentos ineficazes que não resultam em transformações significativas. O crescimento alarmante de problemas emocionais entre crianças e jovens reflete essa falta de atenção ao desenvolvimento socioemocional. O desempenho acadêmico tem sido priorizado em detrimento da saúde mental na maioria das escolas, o que agrava os sintomas que afetam a aprendizagem.
No contexto escolar, portanto, torna-se imperativo que os profissionais da educação estejam preparados para compreender a dependência digital e agir de forma eficaz, debatendo e implementando medidas concretas. As escolas têm a responsabilidade de promover programas de convivência e desenvolvimento da formação ética, moral e socioemocional; possibilitando que a restrição do uso do celular seja efetivada e compreendida pelos próprios alunos como fundamentais para o seu desenvolvimento saudável no contexto curricular. Tais iniciativas devem ainda apresentar a importância da educação midiática aos jovens de maneira fundamentada.
Porém, se a família não fizer o seu papel de regulação, todo o esforço da escola será em vão. Os alunos chegam em casa e podem acabar descontando o tempo que ficaram longe dos dispositivos e agravar ainda mais a sua dependência; pois ficarão ainda mais tempo usando o aparelho celular, tomando espaço onde deveriam conviver com suas famílias, estudar, ler e dormir.
Jonathan Haidt, renomado psicólogo social e especialista em psicologia da moralidade – autor do livro “A Geração Ansiosa” e um dos maiores pensadores sobre o impacto das telas para o desenvolvimento humano – sustenta que nenhuma criança ou adolescente deveria ter celular antes dos 14 anos nem acesso à internet antes dos 16.
A escola pode atuar pela proibição do uso do celular no ambiente da sala de aula, mas o jovem continua tendo acesso em casa a um mundo online vasto desconhecido, pela palma da mão. Por isso, o movimento de conscientização deve se estender às famílias. É fundamental que os pais, responsáveis e cuidadores compreendam a necessidade de participar e fomentar ações ativamente também no ambiente familiar, promovendo um retorno à convivência de qualidade e ao bem-estar coletivo.
É urgente resgatar a comunicação face a face, implementar estratégias planejadas que incentivem as interações sociais presenciais saudáveis e orientar o uso consciente da tecnologia, promovendo o retorno e desenvolvimento de habilidades de relacionamento e comunicação que foram comprometidas pelo uso excessivo de dispositivos digitais.

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A autora: Ana Claudia Favano é gestora da Escola Internacional de Alphaville. É psicóloga; pedagoga; educadora parental pela Positive Discipline Association/PDA, dos Estados Unidos; e certificada em Strength Coach pela Gallup. Especialista em Psicologia da Moralidade, Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização, Educação Emocional Positiva e Convivência Ética. Dedicada à leitura e interessada por questões morais, éticas, políticas, e mobiliza grande parte de sua energia para contribuir com a formação de gerações comprometidas e responsáveis.

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Contatos para a imprensa – FSB Comunicação
Daniela Nogueira
(11) 96606.4960
daniela.nogueira@fsb.com.br
Vagner Lima
(11) 97353.5849
vagner.lima@fsb.com.br

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