Diversas
W3 Sul terá simulação de interdição neste sábado (23)
Trecho que vai da S1 até a altura do Pátio Brasil, nos dois sentidos, vai passar por obra de concretagem da faixa de ônibus a partir de 1º de abril
Zélia Ferreira
(Brasília – 21/3/2024) – Durante a manhã deste sábado (23), o trecho da W3 Sul que vai da S1 até altura do Pátio Brasil, nos dois sentidos, ficará interditado em uma ação de simulação realizada pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal. A simulação é necessária para ajustar os detalhes que se fizerem necessários ao planejamento de interdição da via para as obras de concretagem da faixa exclusiva de ônibus, previstas para o dia 1º de abril.
A partir das 23h59 de sexta-feira (22), os agentes do Detran-DF iniciarão a montagem da sinalização. A simulação acontecerá das 7h às 11h de sábado (23), e será totalmente monitorada pelas equipes de policiamento e fiscalização de trânsito da autarquia. Os agentes atuarão para garantir fluidez ao tráfego e preservar a sinalização do perímetro em questão.
Durante a simulação, os veículos que vierem pela S2 em direção ao Parque da Cidade não poderão cruzar a via no cruzamento entre o Setor Hoteleiro e o Shopping Pátio Brasil. Eles serão desviados para a W3 Sul em direção à via S1 onde poderão acessar o Eixo Monumental pelas alças do viaduto. O acesso à W3 Sul, pelos veículos que vierem pela via S1, deverá ser realizado pelas alças do viaduto também, já que a alça de acesso direto à W3 Sul estará interditada.
Para quem vem pelo Setor Hoteleiro pela S2 em direção à W3 Sul, terá o tráfego interrompido na altura do Meliá Brasil 21, sendo desviado pela W5 Sul para conseguir acessar a W3 Sul pela via S3. Haverá painéis móveis indicando os desvios e agentes de trânsito atentos à toda movimentação.
O Detran-DF recomenda aos condutores e pedestres atenção redobrada ao transitar pelas áreas em simulação, evitando riscos de sinistros.
Diversas
Sentiu choque nos dentes ao tomar sorvete? Entenda o que isso significa e quando procurar um dentista
Tomar um sorvete em um dia quente deveria ser um prazer, mas, para muita gente, o momento vem acompanhado de uma fisgada aguda e inesperada nos dentes. Aquela sensação de “choque” ao consumir alimentos gelados, doces ou até ao respirar ar frio não é normal e pode ser um sinal de alerta para a saúde bucal.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia (SBO), a hipersensibilidade dentinária afeta cerca de 30% da população adulta, sendo mais comum em pessoas entre 20 e 50 anos. O problema ocorre quando a dentina, camada interna do dente, fica exposta, permitindo que estímulos térmicos cheguem até o nervo.
Entre as causas mais comuns estão a retração da gengiva, desgaste do esmalte dental, escovação com força excessiva, uso frequente de produtos abrasivos e até tratamentos estéticos realizados sem acompanhamento adequado. Para o dentista Paulo Augusto Yanase, da rede Oral Sin, o dente não foi feito para sentir dor ao contato com frio ou calor. Quando isso acontece, é um sinal claro de que algo não está equilibrado na saúde bucal.
“Ignorar o desconforto pode fazer com que o problema evolua. Muitas pessoas acabam se acostumando com a dor e evitam alimentos gelados ou quentes, mas isso não resolve a causa. A sensibilidade pode indicar desde um desgaste inicial até inflamações mais profundas, como cáries ou problemas gengivais”, alerta Yanase.
Se a dor for frequente, intensa ou persistente, o ideal é buscar avaliação profissional. Em muitos casos, o tratamento é simples e pode incluir aplicação de dessensibilizantes, ajustes na higiene bucal ou orientações personalizadas. “Cada caso precisa ser avaliado individualmente. Hoje, a odontologia oferece soluções eficazes e pouco invasivas para devolver conforto e qualidade de vida ao paciente”, reforça o dentista da Oral Sin.
Além do tratamento, a prevenção faz toda a diferença: usar escova de cerdas macias, evitar força excessiva ao escovar, escolher cremes dentais adequados e manter visitas regulares ao dentista são atitudes essenciais. No fim das contas, sentir prazer ao tomar um sorvete não deveria vir acompanhado de dor. O corpo — e os dentes — sempre dão sinais quando algo não vai bem. Ouvir esses alertas é o primeiro passo para um sorriso mais saudável.
Sobre o Pecado Oral
Fundada em 2004, em Arapongas, Paraná, a Oral Sin é a maior rede de franquias de implantes dentários do país e, desde 2009 atua no segmento de franquias. Presente em todo o país, é pioneira na adoção de tecnologias digitais ligadas à odontologia. Além dos implantes, também oferece atendimento clínico em geral, próteses dentárias, estética dental, ortodontia, toxina botulínica e enxerto ósseo.
Atendimento odontológico humanizado e de excelência, acolhimento, respeito, carinho e flexibilidade no pagamento – que promove o melhor custo-benefício do mercado – estão entre seus pilares.
|





