Epreendedorismo
40% dos ambientes de TI estão expostos a ataques de alto risco
 
																								
												
												
											Vulnerabilidades em endpoints macOS, baixa taxa de detecção, senhas fracas, dificuldade na defesa contra ransomware são algumas descobertas do Picus Blue Report 2024
40% dos mais de 136 milhões de ambientes apresentaram vulnerabilidades que poderiam dar acesso ao administrador de domínio e, consequentemente, a tomada total do controle da rede por cibercriminosos. Este acesso permite que os invasores controlem contas de usuários, configurações de segurança e gerenciamento geral da rede. A informação é do Picus Blue Report 2024, divulgado pela CLM, distribuidor latino-americano de valor agregado com foco em segurança da informação, proteção de dados, cloud e infraestrutura para data centers, principal parceira da empresa na América Latina.
O presidente da CLM, Francisco Camargo, explica que o acesso ao administrador do domínio precisa ser uma das principais preocupações das equipes de segurança porque essa brecha pode levar hackers a ter o controle total da infraestrutura de TI de uma corporação. “O perigo é muito grande! O nível de acesso do administrador de domínio permite que os invasores controlem contas de usuários, configurações de segurança e toda a rede”, assinala.
O estudo anual Picus Blue Report 2024 foi conduzido pelo Picus Labs, unidade de pesquisa da Picus Security, que analisou mais de 136 milhões de simulações de ataque para avaliar a eficácia das soluções de cibersegurança usadas pelas empresas. O relatório evidencia a necessidade dessa validação das soluções e de ajustes fino contínuos, como único meio de descobrir os caminhos de ataques de alto risco.
Eficácia das soluções de cibersegurança no mundo real
A Picus Security observou uma variabilidade significativa entre o desempenho dos produtos de segurança cibernética em ambientes controlados versus configurações do mundo real. Soluções que pontuam 100% em avaliações como MITRE ATT&CK podem, infelizmente, exibir variabilidade significativa de eficácia uma vez implantadas em diversos ambientes operacionais.
Senhas fáceis de quebrar
Além da constante evolução do cibercrime, do hacktivismo, do uso de IA para fins ilícitos, a cibersegurança continua enfrentando problemas corriqueiros que se repetem, como as senhas fracas. “É surpreendente ver que 25% dos ambientes ainda usam senhas que podem ser quebradas usando palavras comuns”, comenta Camargo.
BlackByte foi o mais bem-sucedido grupo de ransomware
Quando se trata de ransomware, as descobertas são igualmente preocupantes. O BlackByte foi a variante de ransomware mais difícil de se defender, com apenas 17% de taxa de sucesso. BabLock e Hive seguiram de perto, com taxas de prevenção de 20% e 30% respectivamente.
“É crucial adotar medidas de segurança cibernética mais fortes e eficazes, com abordagens proativas como a simulação de violação e ataque (BAS). A cibersegurança precisa ser vista como uma batalha contínua que requer atenção, inovação e adaptação, sendo fundamental entender o risco para aprimorar as defesas, corrigir vulnerabilidades críticas e melhorar a postura de segurança”, alerta o executivo.
Prevenção em alta, detecção em baixa: um paradoxo da defesa cibernética
Embora tenha havido uma melhoria notável na eficácia da prevenção, que aumentou de 59% em 2023 para 69% em 2024, a eficácia da detecção deixou a desejar. O alert score caiu de 16% para 12%, no mesmo período. Essa redução sugere que o aumento do registro (logs) não se traduziu em melhor visibilidade e detecção mais rápida de ameaças. A disparidade aponta para a necessidade de as organizações priorizarem a otimização em todo o seu pipeline de engenharia de detecção.
Desafios de regras de detecção em sistemas SIEM
A maioria dos problemas que a Picus identificou nas regras de detecção de sistemas SIEM estavam relacionados à coleta de logs (38%) e ao desempenho (33%). A consolidação inadequada da fonte de logs afetou 23% dos casos, enquanto fontes de log indisponíveis (10%) e quebradas (5%) aprofundaram ainda mais os desafios de detecção.
Vulnerabilidades em endpoints macOS
O Picus Blue Report 2024 evidenciou que os endpoints do macOS tinham muito mais probabilidade de serem mal configurados ou operarem corretamente sem ferramentas de Detecção e Resposta de Endpoint (EDR). Como resultado, os endpoints do macOS impediram apenas 23% dos ataques simulados, contra 62% e 65% barrados pelo Windows e pelo Linux. Para a Picus Security esta descoberta sugere que as equipes de segurança não estão alocando recursos adequados para proteger esses sistemas.
Sobre a CLM
CLM é distribuidor latino-americano de valor agregado com sede em São Paulo, Brasil, e coligadas no Chile, Colômbia, EUA e Peru. A empresa se concentra em segurança da informação, proteção de dados, infraestrutura para data centers e Nuvem, tendo uma extensa rede de VARs (Value Added Resellers) na América Latina e uma vasta experiência no mercado. A CLM recebeu recentemente diversos prêmios: o de melhor distribuidor da América Latina pela Nutanix, qualidade e agilidade nos serviços prestados aos canais; o prêmio Lenovo/Intel Best Growth LA Partner pelo crescimento das vendas; o Prêmio Excelência em Distribuição 2022 da Infor Channel pelo compromisso da CLM com a excelência e busca incansável das melhores soluções e serviços aos canais e Destaque no atendimento aos Canais, pelo Anuário de Informática da Revista Informática Hoje. A empresa está constantemente em busca de soluções inovadoras e disruptivas para fornecer cada vez mais valor para seus canais e clientes. www.CLM.tech
Sobre a Picus Security
A Picus Security ajuda a validar, de forma consistente e precisa, a postura de segurança corporativa. Sua plataforma de validação simula ameaças do mundo real para avaliar a eficácia dos controles de segurança, identificar caminhos de ataque de alto risco a ativos críticos e otimizar os recursos de prevenção e detecção de ameaças. Como pioneira em simulação de violações e ataques, a empresa se especializou em fornecer insights acionáveis para seus clientes serem proativos e contra ameaças. A Picus foi nomeada Cool Vendor pelo Gartner e reconhecida pela Frost & Sullivan como líder no mercado de simulação de violação e ataque (BAS).
MakingNews – Assessoria de Imprensa
Telefone: 11 – 99124-8755
Jornalista Responsável: Edilma Rodrigues
imprensa@makingnews.com.br
 
																	
																															Epreendedorismo
Do laboratório ao pulso: a tecnologia pioneira da Samsung em monitoramento nutricional para o Galaxy Watch
 
														Índice de Antioxidantes
Tudo começou com uma pergunta simples: e se fosse possível medir sua nutrição em tempo real, diretamente do seu pulso?
O Índice de Antioxidantes1 da Samsung no Galaxy Watch8 transforma o que antes parecia ficção científica em tecnologia cotidiana. Em cinco segundos, uma leitura do polegar retorna níveis precisos de carotenoides – o primeiro índice nutricional mensurável da indústria.
Ao miniaturizar a tecnologia de sensores de nível laboratorial com precisão excepcional, o recurso transforma sua dieta em uma métrica prática para um envelhecimento mais saudável2. Estabelecer esse novo padrão em monitoramento de saúde por wearables exigiu anos de pesquisa e desenvolvimento intensivos, incontáveis protótipos e determinação inabalável.
Inovando no rastreamento nutricional
Em 2018, a Samsung identificou uma lacuna nos wearables: podíamos contar cada passo e caloria, mas não havia uma forma simples de medir como nossa alimentação afetava nossa saúde. Insights nutricionais mais profundos estavam presos a exames laboratoriais caros e demorados, inacessíveis para a maioria das pessoas.
À medida que as pessoas vivem mais, o foco muda de simplesmente aumentar a longevidade para melhorar a qualidade desses anos adicionais.
“É nesse contexto que a antioxidação naturalmente ganha atenção como um método para retardar o envelhecimento”, explica a Dra. Hyojee Joung, especialista em nutrição em saúde pública da Universidade Nacional de Seul3, que orientou partes do desenvolvimento da tecnologia. “Se o gerenciamento de antioxidantes for negligenciado, as Espécies Reativas de Oxigênio (ROS) se acumulam no corpo, aumentando o risco de doenças crônicas como cardiovasculares, diabetes e câncer”.
Essa constatação fez dos antioxidantes o pilar da missão da Samsung. Engenheiros e cientistas concentraram-se nos carotenoides – antioxidantes-chave e indicadores comprovados da ingestão de frutas e vegetais – para criar um dispositivo pequeno o suficiente para caber no pulso, mas poderoso o bastante para transformar dados complexos em informações simples e acionáveis de saúde para todos.
| 
 | 
| 
 | 
| 
 | 
Desafio nº 1: como miniaturizar a tecnologia de sensores laboratoriais
Desde o primeiro dia, o sonho de um wearable capaz de rastrear nutrição enfrentou um obstáculo imediato: métodos tradicionais de medição de carotenoides, como a espectroscopia Raman, são a laser, não invasivos e precisos, mas dependem de equipamentos volumosos – nada vestíveis. Assim, a primeira missão da equipe foi reduzir a tecnologia de nível laboratorial para o tamanho de um sensor de pulso.
Após sete anos de testes rigorosos e otimização desde o primeiro protótipo, a equipe desenvolveu o Sensor BioActive — uma tecnologia inovadora que combina LEDs multicomprimento de onda com um conjunto de fotodetectores personalizados, proporcionando leituras precisas de carotenoides em um design compacto.
“Nossa inovação foi integrar a espectroscopia de refletância com LEDs, o que nos permitiu miniaturizar a tecnologia mantendo alta precisão”, explica Jinyoung Park, desenvolvedor da equipe de Saúde Digital da Samsung Electronics.
| 
 | 
Ao contrário dos lasers, que emitem um comprimento de onda estreito e específico, os LEDs emitem uma faixa mais ampla. Ao analisar quanta luz é absorvida pela pele em múltiplos comprimentos de onda por meio de fotodiodos4, o relógio estima os níveis de carotenoides com precisão impressionante. Algoritmos avançados que calibram continuamente em tempo real também garantem precisão e oferecem insights personalizados a cada usuário.
| 
 | 
Desafio nº 2: como garantir que a tecnologia seja acessível a todos
Criar um sensor de carotenoides do tamanho de uma moeda foi um grande marco, mas o próximo desafio era garantir que ele funcionasse com precisão e confiabilidade em diferentes tons de pele – tornando-o verdadeiramente acessível.
Para superar interferências, como a da melanina em tons de pele mais escuros, os engenheiros da Samsung optaram por usar a ponta do dedo para as medições, já que essa área possui menor quantidade de melanina em todos os grupos étnicos. Pequenos ajustes, como aplicar leve pressão durante a leitura, ajudam a reduzir temporariamente o fluxo sanguíneo e a interferência da hemoglobina, tornando os resultados mais precisos.
Extensos testes realizados no Samsung Medical Center5, com centenas de participantes, validaram o desempenho do sensor. Isso abriu caminho para um recurso que passou com fluidez do laboratório para o uso cotidiano, oferecendo uma solução inclusiva projetada para a vida real.
Como funciona
Os carotenoides são pigmentos naturais vermelhos, amarelos e verdes encontrados em frutas e vegetais. Como o corpo humano não os produz, seus níveis indicam claramente a ingestão de frutas e vegetais.
É aqui que entra o seu Índice de Antioxidantes, que reflete os níveis de carotenoides com base nas seguintes categorias:
- Muito baixo: menos de 50% da recomendação diária da OMS de 400 g por dia
- Baixo: entre 50% e 100%
- Otimizado: 100% ou mais
“Os carotenoides se acumulam e se metabolizam nos tecidos gradualmente, portanto, mudanças de curto prazo na ingestão de frutas e vegetais não aparecem imediatamente no índice”, explica a Dra. Joung. “Nossa pesquisa mostra que o aumento da ingestão de carotenoides leva a um crescimento significativo nos níveis de carotenoides na pele após cerca de 1 a 2 semanas, tornando o Índice uma ferramenta valiosa para monitorar hábitos alimentares consistentes e de longo prazo”.
Fatores como qualidade do sono, níveis de estresse e atividade física também influenciam o índice, tornando-o um indicador abrangente de saúde geral. Combinado a outros recursos do Galaxy Watch8 – como monitoramento de sono, acompanhamento de atividade e carga vascular -, o Índice de Antioxidantes oferece uma visão holística do bem-estar, promovendo decisões mais inteligentes para um envelhecimento saudável.
| 
 | 
Sua saúde, reimaginada
“Novos sensores vestíveis podem ajudar as pessoas a construir hábitos alimentares saudáveis ao acompanhar e incentivar o consumo diário adequado de frutas e vegetais”, afirma o professor Yoonho Choi, do Samsung Medical Center. “Com o tempo, essa prática simples pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer e outras doenças relacionadas à idade, tornando-se uma forma muito eficaz de apoiar a saúde a longo prazo”.
Os antioxidantes são uma área emergente de pesquisa, mas os estudos têm sido limitados devido aos desafios de medição precisa. O Índice de Antioxidantes do Galaxy Watch8 vai além dos avanços atuais do setor e entrega uma inovação significativa.
A capacidade da Samsung de medir níveis de antioxidantes com precisão — reconhecida por especialistas como referência para futuras pesquisas — representa um avanço no monitoramento de saúde. Ao ajudar os usuários a identificar riscos precocemente e tomar medidas proativas, a Samsung abre caminho para uma abordagem mais inteligente e cuidadosa de bem-estar, redefinindo o papel dos wearables na saúde preventiva.
Para mais informações sobre a linha Galaxy Watch8, visite a Samsung Newsroom Brasil ou Samsung.com/br.
1 Para realizar a medição, o usuário deve posicionar o centro do dedo sobre o sensor na parte traseira do relógio e mantê-lo pressionado por 5 segundos. Embora o Índice de Antioxidantes possa ser medido em qualquer dedo, recomenda-se o polegar para obter resultados mais precisos. Medições repetidas devido à textura irregular da pele podem causar resultados imprecisos.
2 Destinado exclusivamente para fins genéricos de bem-estar e condicionamento físico. Não se destina ao uso na detecção, diagnóstico, tratamento, monitoramento ou gerenciamento de nenhuma enfermidade ou doença. As informações relacionadas à saúde acessadas por intermédio do dispositivo e/ou aplicativo não devem ser consideradas orientação médica. Os usuários devem buscar aconselhamento de um médico. Alguns recursos podem variar de acordo com o mercado, operadora e dispositivo pareado.
3 A Universidade Nacional de Seul é uma das principais instituições acadêmicas da Coreia do Sul.
4 Fotodiodos são dispositivos semicondutores que convertem luz em sinais elétricos.
5 O Samsung Medical Center, em Seul, Coreia do Sul, é uma das principais instituições médicas do país, reconhecida por seu atendimento centrado no paciente, tecnologias médicas avançadas e centros especializados, como o Centro Integrado de Câncer e o Centro de Terapia por Prótons.
Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.
A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo os universos de TVs, sinalização digital, smartphones, vestíveis, tablets, eletrodomésticos e sistemas de rede, além de memória, sistemas LSI e semicondutores. A Samsung também avança em tecnologias de imagem médica, soluções de climatização e robótica, enquanto desenvolve produtos automotivos e de áudio inovadores por meio da Harman. Com o ecossistema SmartThings, a colaboração aberta com parceiros e a integração da Inteligência Artificial em todo o portfólio, a Samsung oferece uma experiência conectada, inteligente e fluida, além dos produtos e soluções de B2B, como a Linha Galaxy Robusta, Knox Suite e VXT. Para as notícias mais recentes da marca, acesse a Samsung Newsroom em news.samsung.com/br.
Contato Imprensa – Samsung – samsungpr@cdn.com.br
Beatriz Kuroiwa — beatriz.kuroiwa@omc.com
Eduardo Bastos — eduardo.bastos@omc.com
Saulo Kurosaka — saulo.kurosaka@omc.com
Danilo Sanches — danilo.sanches@omc.com
Renan Lopes — renan.lopes@omc.com
Caio Carvalho — caio.carvalho@omc.com
Sabrina Oliveira — sabrina.oliveira@omc.com
Matheus Patrone — matheus.patrone@omc.com
Daiane Leide — daiane.leide@omc.com
- 
																	   Politica6 dias ago Politica6 dias agoCinco oficinas de acessórios automotivos localizadas no Setor H Norte, em Taguatinga, foram alvos de operação desencadeada pela Polícia Civil (PCDF) 
- 
																	   Social4 dias ago Social4 dias agoNa Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF 
- 
																	   Politica6 dias ago Politica6 dias agoEstrela da Vida: homenagem ao Corpo de Bombeiros de Brasília 
- 
																	   Politica4 dias ago Politica4 dias agoCrícia Martins participa de ação do Outubro Rosa e emociona ao relembrar milagre de cura: “Prevenir é um gesto de amor à vida” 
 
								 
             
		


 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	


 
											 
											 
											 
											


 
														 
														 
														 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											