Epreendedorismo
Renata Palmeira, CEO do Rê Conecta News, contribui para aproximar a comunidade de comércio exterior em Santa Catarina

Renata Palmeira, CEO do Rê Conecta News
A importância do comércio exterior para o Brasil tem se tornado cada vez mais evidente. Entre 1999 e 2022, o país elevou em seis vezes o valor da soma de exportações e importações, passando de US$ (FOB) 98,2 bilhões para US$ (FOB) 606,746 bilhões, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Ao longo desse período, Renata Palmeira assistiu de perto a essa expansão a partir de Itajaí, em Santa Catarina, trabalhando para os principais players locais. Essa experiência acumulada a incentivou a criar o Reconecta News – um portal de notícias e negócios de comércio exterior e logística.
“Santa Catarina respira comércio exterior! Somos o único estado do Brasil que tem cinco portos. Nos tornamos um importante corredor logístico para o país”, afirma. Ela conta que sua experiência decorre da atuação com empresas de grande porte ao longo de duas décadas, o que não apenas lhe proporcionou uma visão mais abrangente dos processos envolvidos na exportação e importação de mercadorias, seus trâmites burocráticos e peculiaridades, mas também um conhecimento claro da parte operacional.
“Por morar em uma cidade que sempre respirou o comércio exterior por causa do porto, desde menina eu sempre achei essa área muito interessante. Comecei como estagiária em um recinto alfandegado, e depois de alguns anos tive a oportunidade de trabalhar dentro do porto – como fiel depositária, fazendo a análise documental, após o levantamento dos custos operacionais. Isto me deu conhecimento de toda a burocracia em torno dos processos de importação e exportação. Em 2010 eu passei a atuar na área comercial, e então tive de compreender melhor o funcionamento da logística e aduana de cada cliente, bem como suas exigências, a fim de evitar qualquer problema no processo de importação e/ou exportação, até mesmo sugerindo algumas adequações para uma melhor logística”, conta.
Na avaliação de Renata, a união dessas duas experiências distintas – a operacional, mais ligada aos processos da área portuária, e a comercial, que lida com decisões nos níveis de gerência e diretoria – tornou sua visão do funcionamento do comércio exterior e da logística, mais abrangente. E é esse conhecimento que ela transmite por meio do Reconecta News.
Desmistificação do comércio exterior
A origem do portal pode ser situada no momento em que surgiu a oportunidade de Renata abordar o comércio exterior em um canal de televisão de Itajaí. “Foi uma chance única de conscientizar as pessoas sobre a importância do tema. Afinal, qualquer problema em cadeias de distribuição nacional e internacionais pode impactar diretamente sobre os preços dos produtos na gôndola do supermercado, ou na bomba do posto de gasolina. Além disso, as atividades do porto têm relação direta com o comércio da cidade – uma diminuição na movimentação portuária leva à queda no consumo local. As pessoas passaram a se importar mais com o assunto, inclusive me abordando e manifestando o desejo de trabalhar com comércio exterior”, afirma.
Com o sucesso do programa, Renata passou a ser procurada pelas empresas locais da área de comércio exterior, que tinham interesse em anunciar seus serviços ou buscar parceiros de negócios. Ela começou a fazer lives na internet, e depois passando a postar conteúdos no Instagram e no Facebook. A virada veio em 2022, quando ela decidiu sair da empresa onde atuava e empreender, criando o Reconecta News. Além de trazer notícias, o portal também começou a organizar eventos que reúnem a comunidade ligada a comércio exterior e logística. Nele são ainda anunciados os principais players do mercado – como despachantes aduaneiros, agentes de carga, transportadoras e recintos alfandegados, entre outros. O portal também traz cursos direcionados à área, destinados a quem quer ingressar ou se especializar no tema, além de oportunidades de mercado e de todas as informações relacionadas ao universo do comércio exterior e da logística.
“O Reconecta News tem o propósito de orientar e conectar tanto o importador quanto o exportador na escolha das melhores opções do mercado e na utilização dos processos logísticos que representem a melhor relação custo-benefício. Isso beneficia a sociedade como um todo – afinal os custos elevados se refletem nos preços dos produtos”, afirma. Atualmente as redes sociais do Reconecta News já contam com mais de 11 mil seguidores, além de 17 mil conexões no LinkedIn, principal fonte de networking.
Um dos eventos mais destacados que o Reconecta News apoiou foi o Itajaí Comex Summit, que realizou sua primeira edição em maio de 2023. “Apresentamos um simpósio técnico no qual convidamos auditores fiscais da Receita Federal para falar sobre questões diretamente relacionadas aos novos processos de importação. Outros temas foram o e-commerce – que vem ganhando cada vez mais força no país, com muitas empresas atuando nesse segmento –, os benefícios fiscais de Santa Catarina, que levam à centralização da distribuição a partir do estado, e compliance, entre outros assuntos.”
O futuro deverá assistir à expansão das atividades do Reconecta News – com a participação na maior feira de comércio exterior e logística das Américas, a Intermodal South America, e também na próxima edição do Itajaí Comex Summit. “Se em 2023 nos apresentamos ao mercado, em 2024 teremos feiras, workshops, seminários, simpósios, treinamentos técnicos de soft e hard skills – sempre com o objetivo de conectar cada vez mais a comunidade de comércio exterior”, afirma Renata. Ela reforça a importância de treinamentos para ampliar o leque de competências dos profissionais da área: “Em fevereiro teremos uma iniciativa voltada a desenvolver a comunicação efetiva em comércio exterior – que é um aspecto imprescindível do momento atual do mercado”, ressalta.
Presença feminina
A trajetória de Renata foi paralela não apenas ao aumento da importância do comércio exterior no Brasil, mas também à elevação da participação das mulheres em atividades que antes eram quase monopólio masculino. “Quando comecei a atuar no porto, eu trabalhava em uma sala com mais de 60 homens. Éramos em cinco mulheres apenas naquela época – e fazíamos as mesmas atividades que os homens, inclusive no pátio de cargas. Hoje é completamente diferente, a presença feminina é uma realidade – e eu me sinto muito grata por ter sido protagonista nessa evolução”, afirma, mencionando uma pesquisa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que demonstra que as mulheres já são maioria na mão de obra de atividades relacionadas ao comércio exterior. “Um ponto importante é que vemos hoje muito mais mulheres buscando qualificação profissional, fazendo cursos de MBA e pós-graduação. Mas nos cargos de gestão, infelizmente, a participação feminina ainda é de apenas 30%”, comenta.
O incentivo à presença das mulheres no comércio exterior fez com que Renata optasse por conferir uma “personalidade feminina” ao Reconecta News, além de promover iniciativas voltadas ao desenvolvimento, cada vez mais direcionado desse público. “Em 2022 iniciamos o Grupo das Divas do Comexlog, promovendo encontros para falar de questões do dia a dia e dos desafios que a atividade traz. Em 2023 o Reconecta News passou a realizar eventos periódicos do grupo, os Encontros de Divas do Comex, para ajudar a desenvolver essas profissionais. A própria realização desses encontros mostra como a presença das mulheres é forte. Hoje temos no grupo mais de 700 mulheres da área de comércio exterior e logística de todo o país. Fizemos o Encontro das Divas em Itajaí, em São Paulo e Santos, e temos planejado ir também a Curitiba, Rio de Janeiro e Suape.”
Na avaliação de Renata, o networking qualificado faz a diferença e ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos, e o Reconecta News é voltado a unir profissionais a fim de alavancar suas carreiras. “As mulheres passaram a entender a importância do networking para sua vida profissional – aliando o conhecimento adquirido a uma forte rede de contatos. Aprendi na vida que ninguém faz nada sozinho, então vamos nos conectar”, afirma.
Em entrevista ao IstoÉ – Sua História, Renata Palmeira dá detalhes de sua trajetória cheia de propósito. Confira o papo na íntegra:

Epreendedorismo
Dia da Igualdade Feminina: equidade de gênero está na prática diária da Lotus

Empresa destaca sua cultura para oferecer as mesmas oportunidades para homens e mulheres
|
Brasília, agosto de 2025 – No Brasil, o Dia da Igualdade Feminina, celebrado em 26 de agosto, marca a conquista histórica do direito ao voto das mulheres em 1932 e simboliza a luta contínua por equidade em todas as esferas da sociedade. No entanto, apesar dos avanços, ainda existem desafios para todos: segundo o IBGE, a diferença salarial entre homens e mulheres ultrapassa 20% e a presença feminina em cargos de liderança não chega a 40%.
Mesmo sendo uma empresa jovem, com apenas oito anos de atuação, a Lotus já se destaca por contar com quase 13% de mulheres em seu quadro de colaboradores — percentual expressivo diante do cenário da construção civil no Brasil. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as mulheres representam 2,5% da força de trabalho no setor. Contudo, no Centro-Oeste, essa participação sobe para 5,6%.
Dentro deste cenário, o índice da Lotus é muito expressivo, demonstrando que a empresa de fato coloca em prática ações que contribuem para a equidade de gênero.
Desde a sua fundação, em 2018, a Lotus valoriza a participação feminina em todos os espaços, algo comum no dia-a-dia da empresa. O respeito e o reconhecimento ao talento das mulheres fazem parte da cultura organizacional e acontecem de forma orgânica e natural, sem necessidade de programas específicos para promover inclusão.
“Para a Lotus, valorizar as mulheres significa reconhecer talentos, abrir espaço para o crescimento profissional e construirmos juntos um ambiente onde todos se sintam respeitados. Esse compromisso se traduz em mais vozes femininas em posições de liderança e também nas operações.” explica Ruy Hernandez, CEO da Lotus.
Hoje, colaboradoras estão presentes em todas as áreas: como operárias nas obras, engenheiras, arquitetas, no atendimento comercial, financeiro, vendas e no departamento pessoal.
Vale destacar a experiência da colaboradora Bruna Goes, que começou como estagiária e chegou à coordenadora do Lotus Prime, empreendimento que recentemente ganhou destaque internacional por ter sido vendido para a União Europeia. Havanna Tassia também iniciou como estagiária na Lotus e atualmente trabalha como coordenadora de Sustentabilidade.
Outro exemplo marcante é o de Thamires Morais, que trilhou o caminho de recepcionista a coordenadora de Marketing, liderando atualmente grandes campanhas e estratégias que visam dar mais visibilidade à Lotus. Gabriela Viana, por sua vez, passou de assistente de carteira a diretora, conduzindo equipes e grandes negociações. Já Lídia Cunha, que também começou como estagiária, hoje é gerente de Sustentabilidade.
Cada uma delas contribui de forma decisiva para os resultados da Lotus, agregando sensibilidade, comprometimento, expertise e alta qualidade operacional em cada conquista. “Na Lotus, as mulheres não apenas ocupam espaços, elas constroem, lideram e transformam”, ressalta Luiz Felipe Hernandez, CEO da Lotus.
No Dia da Igualdade Feminina, a Lotus destaca que a data não se limita à comemoração, mas representa a reafirmação de um compromisso contínuo com a diversidade, a equidade de oportunidades e a construção de um ambiente em que cada profissional possa desenvolver todo o seu potencial. É também um convite para que empresas, lideranças e a sociedade reconheçam e fortaleçam diariamente o protagonismo feminino. Afinal, igualdade não é privilégio: é um direito — e precisa ser vivido como realidade.
|
SOBRE A LOTUS
Fundada em 2018 pelos irmãos Luiz Felipe Hernandez e Ruy Hernandez, a Lotus surgiu como uma construtora que se diferencia pela inovação, visão de futuro e versatilidade no portfólio, com construção, incorporação, gestão e venda de imóveis residenciais e corporativos.
Com sede em Brasília, a companhia tem como pilares a arquitetura autoral, qualidade construtiva, tecnologia e sustentabilidade. No cenário local, a Lotus se destaca pelos empreendimentos e parcerias comerciais, elevando as paisagens a outro patamar, sem perder a essência urbanística da Capital Federal, tão famosa desde a sua projeção.
A construtora alia inovação, sustentabilidade e compromisso social, buscando sempre contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua. Além da excelência na execução de empreendimentos imobiliários, a empresa acredita na responsabilidade social como parte essencial do seu DNA, investindo em iniciativas que impactam positivamente a comunidade.
Entrevistas e informações à imprensa
FSB Comunicação
Carolina Rangel
carolina.rangel@fsb.com.br | (61) 98128-7514
-
Saúde6 dias ago
Uso de cotonete pode causar problemas auditivos, alerta especialista
-
Diversas6 dias ago
Mutirão do Eletrônico 2025 entra na fase prática
-
Politica3 dias ago
Ex-ministra de Bolsonaro Cristiane Britto faz ato profético e pede anistia em manifestação no DF
-
Esporte4 dias ago
Sicoob anuncia patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila