Epreendedorismo
Renata Palmeira, CEO do Rê Conecta News, contribui para aproximar a comunidade de comércio exterior em Santa Catarina
Renata Palmeira, CEO do Rê Conecta News
A importância do comércio exterior para o Brasil tem se tornado cada vez mais evidente. Entre 1999 e 2022, o país elevou em seis vezes o valor da soma de exportações e importações, passando de US$ (FOB) 98,2 bilhões para US$ (FOB) 606,746 bilhões, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Ao longo desse período, Renata Palmeira assistiu de perto a essa expansão a partir de Itajaí, em Santa Catarina, trabalhando para os principais players locais. Essa experiência acumulada a incentivou a criar o Reconecta News – um portal de notícias e negócios de comércio exterior e logística.
“Santa Catarina respira comércio exterior! Somos o único estado do Brasil que tem cinco portos. Nos tornamos um importante corredor logístico para o país”, afirma. Ela conta que sua experiência decorre da atuação com empresas de grande porte ao longo de duas décadas, o que não apenas lhe proporcionou uma visão mais abrangente dos processos envolvidos na exportação e importação de mercadorias, seus trâmites burocráticos e peculiaridades, mas também um conhecimento claro da parte operacional.
“Por morar em uma cidade que sempre respirou o comércio exterior por causa do porto, desde menina eu sempre achei essa área muito interessante. Comecei como estagiária em um recinto alfandegado, e depois de alguns anos tive a oportunidade de trabalhar dentro do porto – como fiel depositária, fazendo a análise documental, após o levantamento dos custos operacionais. Isto me deu conhecimento de toda a burocracia em torno dos processos de importação e exportação. Em 2010 eu passei a atuar na área comercial, e então tive de compreender melhor o funcionamento da logística e aduana de cada cliente, bem como suas exigências, a fim de evitar qualquer problema no processo de importação e/ou exportação, até mesmo sugerindo algumas adequações para uma melhor logística”, conta.
Na avaliação de Renata, a união dessas duas experiências distintas – a operacional, mais ligada aos processos da área portuária, e a comercial, que lida com decisões nos níveis de gerência e diretoria – tornou sua visão do funcionamento do comércio exterior e da logística, mais abrangente. E é esse conhecimento que ela transmite por meio do Reconecta News.
Desmistificação do comércio exterior
A origem do portal pode ser situada no momento em que surgiu a oportunidade de Renata abordar o comércio exterior em um canal de televisão de Itajaí. “Foi uma chance única de conscientizar as pessoas sobre a importância do tema. Afinal, qualquer problema em cadeias de distribuição nacional e internacionais pode impactar diretamente sobre os preços dos produtos na gôndola do supermercado, ou na bomba do posto de gasolina. Além disso, as atividades do porto têm relação direta com o comércio da cidade – uma diminuição na movimentação portuária leva à queda no consumo local. As pessoas passaram a se importar mais com o assunto, inclusive me abordando e manifestando o desejo de trabalhar com comércio exterior”, afirma.
Com o sucesso do programa, Renata passou a ser procurada pelas empresas locais da área de comércio exterior, que tinham interesse em anunciar seus serviços ou buscar parceiros de negócios. Ela começou a fazer lives na internet, e depois passando a postar conteúdos no Instagram e no Facebook. A virada veio em 2022, quando ela decidiu sair da empresa onde atuava e empreender, criando o Reconecta News. Além de trazer notícias, o portal também começou a organizar eventos que reúnem a comunidade ligada a comércio exterior e logística. Nele são ainda anunciados os principais players do mercado – como despachantes aduaneiros, agentes de carga, transportadoras e recintos alfandegados, entre outros. O portal também traz cursos direcionados à área, destinados a quem quer ingressar ou se especializar no tema, além de oportunidades de mercado e de todas as informações relacionadas ao universo do comércio exterior e da logística.
“O Reconecta News tem o propósito de orientar e conectar tanto o importador quanto o exportador na escolha das melhores opções do mercado e na utilização dos processos logísticos que representem a melhor relação custo-benefício. Isso beneficia a sociedade como um todo – afinal os custos elevados se refletem nos preços dos produtos”, afirma. Atualmente as redes sociais do Reconecta News já contam com mais de 11 mil seguidores, além de 17 mil conexões no LinkedIn, principal fonte de networking.
Um dos eventos mais destacados que o Reconecta News apoiou foi o Itajaí Comex Summit, que realizou sua primeira edição em maio de 2023. “Apresentamos um simpósio técnico no qual convidamos auditores fiscais da Receita Federal para falar sobre questões diretamente relacionadas aos novos processos de importação. Outros temas foram o e-commerce – que vem ganhando cada vez mais força no país, com muitas empresas atuando nesse segmento –, os benefícios fiscais de Santa Catarina, que levam à centralização da distribuição a partir do estado, e compliance, entre outros assuntos.”
O futuro deverá assistir à expansão das atividades do Reconecta News – com a participação na maior feira de comércio exterior e logística das Américas, a Intermodal South America, e também na próxima edição do Itajaí Comex Summit. “Se em 2023 nos apresentamos ao mercado, em 2024 teremos feiras, workshops, seminários, simpósios, treinamentos técnicos de soft e hard skills – sempre com o objetivo de conectar cada vez mais a comunidade de comércio exterior”, afirma Renata. Ela reforça a importância de treinamentos para ampliar o leque de competências dos profissionais da área: “Em fevereiro teremos uma iniciativa voltada a desenvolver a comunicação efetiva em comércio exterior – que é um aspecto imprescindível do momento atual do mercado”, ressalta.
Presença feminina
A trajetória de Renata foi paralela não apenas ao aumento da importância do comércio exterior no Brasil, mas também à elevação da participação das mulheres em atividades que antes eram quase monopólio masculino. “Quando comecei a atuar no porto, eu trabalhava em uma sala com mais de 60 homens. Éramos em cinco mulheres apenas naquela época – e fazíamos as mesmas atividades que os homens, inclusive no pátio de cargas. Hoje é completamente diferente, a presença feminina é uma realidade – e eu me sinto muito grata por ter sido protagonista nessa evolução”, afirma, mencionando uma pesquisa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que demonstra que as mulheres já são maioria na mão de obra de atividades relacionadas ao comércio exterior. “Um ponto importante é que vemos hoje muito mais mulheres buscando qualificação profissional, fazendo cursos de MBA e pós-graduação. Mas nos cargos de gestão, infelizmente, a participação feminina ainda é de apenas 30%”, comenta.
O incentivo à presença das mulheres no comércio exterior fez com que Renata optasse por conferir uma “personalidade feminina” ao Reconecta News, além de promover iniciativas voltadas ao desenvolvimento, cada vez mais direcionado desse público. “Em 2022 iniciamos o Grupo das Divas do Comexlog, promovendo encontros para falar de questões do dia a dia e dos desafios que a atividade traz. Em 2023 o Reconecta News passou a realizar eventos periódicos do grupo, os Encontros de Divas do Comex, para ajudar a desenvolver essas profissionais. A própria realização desses encontros mostra como a presença das mulheres é forte. Hoje temos no grupo mais de 700 mulheres da área de comércio exterior e logística de todo o país. Fizemos o Encontro das Divas em Itajaí, em São Paulo e Santos, e temos planejado ir também a Curitiba, Rio de Janeiro e Suape.”
Na avaliação de Renata, o networking qualificado faz a diferença e ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos, e o Reconecta News é voltado a unir profissionais a fim de alavancar suas carreiras. “As mulheres passaram a entender a importância do networking para sua vida profissional – aliando o conhecimento adquirido a uma forte rede de contatos. Aprendi na vida que ninguém faz nada sozinho, então vamos nos conectar”, afirma.
Em entrevista ao IstoÉ – Sua História, Renata Palmeira dá detalhes de sua trajetória cheia de propósito. Confira o papo na íntegra:
Epreendedorismo
Tendências de benefícios corporativos e RH para 2026: flexibilidade, IA e personalização transformam experiência do colaborador
As empresas estão redesenhando pacotes de benefícios e práticas de gestão de pessoas, colocando autonomia e tecnologia no centro da estratégia para o próximo ano
São Paulo, dezembro de 2025 – O mercado de trabalho brasileiro vive um momento de transformação. Para 2026, três grandes tendências devem guiar a gestão de benefícios corporativos: flexibilidade, tecnologia aplicada à experiência do colaborador com o uso da IA e personalização de benefícios. Esses pilares refletem a evolução de uma mentalidade empresarial que já vinha sendo desenhada e que prioriza o bem-estar dos funcionários, adaptando-se às expectativas de uma força de trabalho cada vez mais exigente, diversa e conectada digitalmente.
Segundo Natalia Ubilla, diretora de RH do iFood Benefícios, a mudança é consequência das novas expectativas dos profissionais, que buscam autonomia, propósito e bem-estar. “O papel do RH mudou: deixou de ser apenas operacional para se tornar estratégico. É preciso oferecer experiências que respeitem a individualidade de cada colaborador quanto ao formato de trabalho, ferramentas tecnológicas e também no que diz respeito aos benefícios empresariais”, completa.
Empresas estão investindo em plataformas que permitem aos colaboradores escolherem como preferem utilizar seus benefícios, como alimentação, refeição, mobilidade ou experiências de autocuidado. Dados da pesquisa “Momento profissional do brasileiro”, realizada pela Think Work em parceria com o iFood Benefícios, indicam que 59% dos profissionais brasileiros consideram a categoria Benefícios como um dos fatores de atração da empresa ideal, reforçando a importância de permitir que cada pessoa personalize sua experiência. “O modelo one-size-fits-all, ou única solução em português, já não faz sentido no mercado de benefícios corporativos. O colaborador quer escolher como usar seu benefício e como equilibrar sua rotina”, explica Natalia.
A inteligência artificial se tornou uma ferramenta estratégica para análise de engajamento, personalização de experiências e previsão de necessidades futuras, além de ser uma ferramenta que auxilia os colaboradores a desempenharem atividades repetitivas. No iFood Benefícios, por exemplo, a IA é utilizada para mapear o uso dos benefícios e oferecer insights que ajudam as empresas a entregar experiências mais relevantes para seus colaboradores.
Segundo relatório da Society for Human Resource Management (SHRM), ou Sociedade para Gestão de Recursos Humanos em português, que é a maior associação profissional do mundo dedicada a área de gestão de pessoas, 43% das organizações já utilizam IA em tarefas de RH em 2025, um salto expressivo em relação aos 26% de 2024, mostrando crescimento acelerado na adoção da tecnologia no setor.
Além de flexibilidade e tecnologia, o bem-estar físico e mental continua sendo prioridade. Empresas estão ampliando benefícios que vão de apoio psicológico a programas de sustentabilidade, reforçando a conexão com propósito e qualidade de vida.
Estudos mostram que programas de bem-estar corporativo estão associados com redução de turnover. segundo o relatório Corporate Wellness Program Statistics 2024, empresas com programas de bem-estar, ou voltados à qualidade de vida e saúde, têm até 50% menos turnover. Além disso, o relatório “Gen Z at Work | Talent Trends”, da Michael Page, aponta que os profissionais da Geração Z colocam arranjos de trabalho flexíveis entre os três principais fatores de decisão ao avaliar uma proposta de emprego, reforçando que flexibilidade, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e autonomia são aspectos centrais para atrair e reter esses talentos.
“O futuro do trabalho é sobre liberdade e pertencimento. Nosso desafio é criar um ambiente em que cada colaborador perceba valor real nas entregas e nas relações. Trata-se de aliar a entrega de resultados, com experiências de trabalho significativas. Desta forma, é possível transformar o ambiente corporativo em um espaço no qual cada colaborador perceba valor real nas entregas e nas relações, encontrando nessa combinação sua realização profissional”, conclui Natalia.
Sobre o iFood Benefícios
O iFood Benefícios é o vale alimentação e refeição do iFood. Reúne em um único cartão os benefícios de vale-refeição e alimentação, em total conformidade com o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), e também disponibiliza saldos dedicados à mobilidade, cultura, home office, educação, saúde e bem-estar e saldo livre. É aceito em mais de 11 milhões de estabelecimentos físicos e em mais de 400 mil lojas no aplicativo do iFood. Ainda tem vantagens exclusivas no app iFood, uma plataforma simples, gestão ágil e, o melhor: não custa nada para as empresas. Em 2024, foi premiado pelo Reclame Aqui na categoria de Cartões de Benefícios – Grandes Operações. Em 2023, recebeu o Selo Experience Certified, na categoria Financeiro Cartões de Benefício do Experience Award, e o prêmio The Customer Summit Awards, na categoria KPIs (Key Performance Indicator) e processos ligados a clientes. Conheça todas as vantagens no site iFood Benefícios.
-
Saúde6 dias agoVacinação contra HPV avança no Brasil, mas barreiras culturais ainda dificultam adesão
-
Moda5 dias agoTratamento invisível: como a maquiagem pode auxiliar os cuidados com a pele a longo prazo
-
Diversas5 dias agoAno novo, imprevistos antigos: planejar o futuro também passa pela prevenção
-
Saúde5 dias agoCentro de Trauma do Hospital de Base passa por atualização e eleva padrão de cuidado em 2025






