Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Epreendedorismo

Turismo de luxo: segredos e oportunidades de um mercado de expansão

Publicado em

O depoimento de Rogéria Pinheiro, líder do curso “Donas de Agências Ricas”, traduz a valiosa experiência de quem aprendeu na prática, e hoje ministra workshops disputados para mulheres que querem se consolidar no turismo de luxo. São mais de 150 participantes no curso que começou ontem, no Tivoli Mofarrej, e vai até amanhã.

Há mais de 22 anos no mercado de viagens de luxo, Rogéria trabalhou por dez anos na Teresa Perez Tours até encarar a maternidade solo e decidir empreender, fundando a RP Travel Education:
“Eu queria estar mais perto do meu filho, o que hoje as pessoas chamam de liberdade geográfica e financeira. A liberdade é um valor inegociável pra mim. Não segui nenhum propósito altruísta de transformar ninguém, precisava pagar os meus boletos, e assim empreendi de forma intuitiva, e por necessidade.”

No início da carreira, Rogéria tinha consciência de que seu método de trabalho lhe causava sofrimento, mas não sabia para quem pedir ajuda:

“Tive muitas noites de choro, de frustração, me sentindo incapaz e inadequada. A única coisa que não me fazia desistir eram os boletos, era a escola do meu filho.”

Advertisement

A chave virou quando Rogéria deu as mãos para pessoas que lhe abriram os olhos. Uma amiga que já era gestora de uma grande agência e um amigo da área financeira lhe apresentaram o mundo do marketing e da administração.

Estava com 40 anos, e começou a olhar com mais seriedade para suas finanças pessoais e profissionais. “Mergulhei em planilhas, metas, na reeducação financeira”, ela lembra, “achava que só sabia treinar pessoas, mas me dei conta de que ser apenas executora não ía manter o meu negócio.”

Desde 2010 Rogéria se dedica exclusivamente a ajudar profissionais do turismo e donas de agências de viagens, para que possam reestruturar seus negócios:

Advertisement
Leia Também:  Mulheres como condutoras da paz: o que dizem as pesquisas sobre a poderosa diplomacia feminina

“Nós somos uma empresa de educação corporativa, e durante a pandemia me coloquei ainda mais nesse lugar. Comecei a olhar para o negócio de maneira sistêmica, integrativa, entendendo que precisamos nos doar por inteiro para consolidar nossos empreendimentos”.

Ser uma mulher preta, e referência no mercado de luxo, torna Rogéria um marco ainda mais especial nesse segmento: “qual a probabilidade de chegar onde cheguei? É muito pequena! Quando outras mulheres me vêem nesse lugar, tão improvável, podem perceber que também existe essa possibilidade para elas”.

Para Luiza Del Papa, da Andorin Travel, abrir sua agência dependeu exclusivamente do algoritmo do Instagram funcionar e lhe apresentar o perfil da Rogéria Pinheiro:

Advertisement

“Eu já era freelancer do segmento, sempre gostei, mas fui mãe de três em um espaço curto e me dediquei a eles em tempo integral. Depois que meus filhos foram para a escola, tomei coragem para abrir minha agência e, ao ver o anúncio do curso da Rogéria no Instagram, nunca mais larguei dela!”

Os três tipos de mercado e a intencionalidade

Durante o curso, Rogéria aborda os diferentes tipos de mercado do turismo e as oportunidades de cada segmento:

Convencional

No turismo convencional existe muita competitividade, com o mercado que foca no preço, que vende a commodity, a mercadoria: tudo aquilo que é básico, que é de massa, facilmente encontrável na Internet.

Advertisement

Rogéria explica que este é um mercado de baixa fidelização, que tende a não valorizar os serviços. Para alcançar sucesso nesse segmento, é necessário ter altíssimo volume de clientes e, para agências de viagem pequenas, a concorrência acaba sendo desleal, um oceano vermelho.

Luxo

Baseado em marcas e conceitos tradicionais, o mercado de luxo é pautado em relacionamentos e ultra personalização. “Não vai ser uma cartinha no quarto que vai fazer este consumidor feliz”, comenta Rogéria, “o mercado de luxo tem a ver com experiência e acessos exclusivos”.
Foi esse o mercado em que Rogéria se tornou especialista, segmento que dita as regras do que o mercado premium vai vender daqui a um ou dois anos, e o convencional daqui a cinco anos.

Premium

“Nesse segmento temos o grande oceano azul a ser desbravado”, explica Rogéria, onde acredita que existam oportunidades mais significativas nesse momento do turismo.
O mercado premium foca no melhor preço e não no menor preço, valorizando o serviço agregado, com alto índice de fidelização, conquistando o consumidor que está em ascensão.

Advertisement
Leia Também:  Luiza Brunet: uma voz ativa em defesa da mulher e contra a violência

Serviços exclusivos para o turismo, através da Entre Pay e da WMoney

Com o objetivo de expandir o acesso a produtos e soluções financeiras para mais brasileiros e latinos americanos, a Entre Investimentos se consolida como um parceiro vantajoso também no segmento do turismo, pela extraordinária gama de serviços que oferece.

Dentre os serviços, destaque para as máquinas de cartão e links exclusivos de pagamento, capazes de sistematizar uma gestão totalmente integrada dentro da plataforma da Entre Pay.
A Wealth Money tem o propósito de conectar pessoas que necessitam de empréstimos com outras dispostas a investir seu capital, através do impulsionamento de uma modalidade de transação financeira inovadora conhecida como peer-to-peer, ou empréstimo entre pares.

Em 2023, a empresa foi adquirida pelo grupo Entre Investimentos e teve a abrangência de seus serviços expandida. Agora, as oportunidades para investimento disponibilizadas também envolvem requisições feitas por pessoas jurídicas e antecipações de recebíveis de cartão de crédito.

Advertisement

Expositores e parceiros

Entre os parceiros e expositores presentes no workshop realizado no Tivoli Mofarrej, nos Jardins, estão marcas que trabalham diretamente no turismo de luxo como Belmond, CCHotels, Campo Bahia Villas Spa, Design Hotels, Grupo Presidente, Sandals Resorts e Circuito Elegante.
A Copa Airlines, líder no transporte aéreo na América Latina, é uma das companhias aéreas que também participa do evento, junto a facilitadores como a CT Operadora, Geni Travel, Indômita Collection, Interep, Just Tur, Kangaroo Tours, Nau Tourism Collection, Universal Assistance, Tyller Consolidadora e Sariri Terras, entre outras.
A Beyond Destinations, empresa especializada em expandir o mercado brasileiro para produtos turísticos e destinos com o grupo de hotéis Katikies, também participa do evento, como Os Sonevas, com hotéis nas Maldivas e Tailândia, os hotéis Nayara, com propriedades na Costa Rica, Panamá e Chile, e o Hotel Magnolia, em Santiago.
Agência especializada em Curaçao, uma ilha que encanta os visitantes com sua arquitetura autêntica e cores vibrantes, a Tourism Board Curaçao Brasil é outra empresa participante do workshop.

Fonte: IstoÉ

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Epreendedorismo

Empresa brasileira conquista Prêmio Zayed de Sustentabilidade e projeta expansão internacional

Published

on

Empresa brasileira recebe Prêmio Zayed de Sustentabilidade

Jovem Pan

Uma empresa brasileira especializada em tecnologia para detecção de vazamentos de água foi reconhecida internacionalmente ao receber o Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2026, na categoria água. A premiação, concedida durante a Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW), nos Emirados Árabes Unidos, garantiu à startup Stattus4 um aporte avaliado em US$ 1 milhão e impulsionou os planos de expansão da companhia para novos mercados, como a Espanha.

Fundada há cerca de dez anos por Marília Lara, a Stattus4 desenvolveu uma tecnologia que a própria criadora define como o “Shazam dos vazamentos de água”. O sistema utiliza a análise de sons e vibrações nas tubulações, combinada com dados de pressão, para identificar rompimentos e falhas na rede de distribuição, aumentando a eficiência dos sistemas hídricos e reduzindo perdas.

“Estamos há uma década desenvolvendo esse projeto e o prêmio representa um impulso enorme. A ideia é investir ainda mais na tecnologia, mas principalmente expandir a atuação para fora do Brasil”, afirmou Marília Lara à agência EFE, após receber o troféu das mãos do presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed.

Leia Também:  A presença feminina na tecnologia: os desafios e a visão de Cristina Boner

A tecnologia funciona como um “ouvido biônico”, capaz de captar variações sonoras e vibrações geradas por alterações no fluxo da água. Com o apoio de inteligência artificial e da Internet das Coisas (IoT), o sistema identifica padrões anormais e aponta possíveis vazamentos com alto grau de precisão. Segundo os organizadores do prêmio, a solução se destaca por permitir detecção e reparos em velocidade e escala consideradas inéditas.

Advertisement

Desde sua criação, a Stattus4 já monitorou mais de 5 mil quilômetros de redes de distribuição e identificou cerca de 22 mil potenciais pontos de vazamento. O impacto estimado é uma economia de aproximadamente 5,56 bilhões de litros de água por dia, beneficiando mais de 4 milhões de pessoas e fortalecendo a segurança hídrica em centros urbanos.

Atualmente, a empresa atende oito das dez maiores companhias de saneamento do Brasil e mantém projetos em Portugal. “Estamos avaliando há cerca de um ano a expansão para a Europa mediterrânea, incluindo Espanha, Itália e Portugal”, afirmou Marília Lara, CEO da companhia.

Com informações da EFE

Advertisement
Leia Também:  "Os radicais se aproveitam da falta de esperança"
Fonte: Jovem Pan
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA