Esporte
Paris-2024: veja mais sobre a maratona aquática em Jogos Olímpicos

Ana Marcela Cunha conquistou a medalha de ouro na maratona aquática em Tóqui-2020 (Foto: Jonne Roriz/COB)
Diferentemente das outras provas da natação, que ocorrem em piscinas fechadas, a maratona aquática acontece em espaços abertos, podendo ser em rios, lagos ou até mesmo no mar.
Em Jogos Olímpicos, a maratona é disputada em uma prova de 10km, em um percurso que demora cerca de duas horas para ser finalizado.
Maratona aquática em olímpiada
A maratona aquática foi incluída no cronograma olímpico nos Jogos de Pequim-2008, tanto no masculino, quanto no feminino. Assim como na maratona de corrida, a aquática ocorre em apenas uma prova, sem necessidade de eliminatórias durante o torneio.
Com um histórico curto de disputa, o esporte distribuiu apenas 24 medalhas no total, 12 no feminino e 12 no masculino.
Com três medalhas de ouro, duas no masculino e uma no feminino, os Países Baixos possuem a delegação mais vencedora da categoria em Jogos Olímpicos.
No masculino, apenas o alemão Thomas Lurz conquistou duas medalhas olímpicas, a prata em Londres-2012 e o bronze em Pequim-2008. Já no feminino a holandesa Sharon van Rouwendaal conquistou o ouro em Rio-2016 e a prata em Tóquio-2020.
Maratona aquática em Paris-2024
Indo para sua 5ª aparição em Jogos Olímpicos, a maratona aquática poderá ter problemas para ocorrer na próxima Olimpíada. A prova, que está prevista para acontecer no Rio Sena, depende de uma série de questões relacionadas à qualidade da água e do clima para ser concretizada.
Para que a prova ocorra, a diretriz europeia e federações estabelecem limites máximos de concentração de duas bactérias nas águas do local escolhido.
Em abril deste ano, o presidente do Comitê Organizador de Paris-2024 alertou que as amostras colhidas durante seis meses apresentaram resultados “alarmantes”, que colocam em risco a execução da prova, ao menos durante a data estabelecida.
Caso esteja tudo em ordem, e a prova da maratona aquática possa ser realizada, ela deverá acontecer nos dias 8 (feminino) e 9 (masculino) de agosto. A prova começará no rio Sena e passará pela Ponte Alexandre III, localizada entre o Grand Palais e o Les Invalides.
Ao todo, 44 atletas, 22 no feminino e 22 no masculino estarão na disputa da maratona aquática em Paris-2024.Cada país pode ter no máximo dois atletas por gênero.
Para se classificar, os nadadores e nadadoras disputaram o Mundial de Fukuoka (Japão) em 2023. De lá, 3 vagas nominais em cada gênero foram alcançadas.
As demais cotas foram distribuídas no Mundial de Doha. Os 13 melhores de cada gênero conseguiram vaga para o país. Além deles, 5 atletas de cada naipe conseguiram vaga através da representação continental. O país sede recebe uma vaga no masculino e uma no feminino.
Maratona aquática brasileira
O Brasil estreou na maratona aquática em sua terceira edição, nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.
Logo na estreia o Brasil já conquistou medalha. A nadadora Poliana Okimoto terminou a prova na terceira colocação e levou pra casa a medalha de bronze.
Já em Tóquio-2020 a delegação brasileira conseguiu seu melhor resultado na modalidade. Depois de uma série de conquistas em Campeonatos Mundiais, a brasileira Ana Marcela Cunha, uma das mais vencedoras em maratonas aquáticas da história, terminou a prova na primeira colocação, conquistando a medalha de ouro na modalidade.
Para Paris-2024, o Brasil espera seguir conquistando medalhas e novamente contará Ana Marcela Cunha para a disputa. Além dela, Viviane Jungblut também conseguiu a classificação e estará na próxima Olimpíada. No masculino o Brasil não terá representantes.

Esporte
Sicoob anuncia patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila

Crédito foto: Diogo Yoshio – OBL Produtora
Instituição reforça presença no esporte como território de marca e amplia conexão com narrativas de superação e coletividade
O Sicoob anunciou o patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila, referência internacional da canoagem e uma das principais representantes brasileiras em três edições dos Jogos Olímpicos (Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024). O contrato prevê presença da marca nos equipamentos da atleta, ativações em plataformas digitais e produção de conteúdos proprietários. O calendário inclui competições nacionais e internacionais até 2026, como etapas da Copa do Mundo e o Pan-Americano, na preparação para os Jogos de Los Angeles 2028.
“O patrocínio à Ana Sátila reforça o movimento do Sicoob de consolidar o esporte como território de marca relevante. A trajetória dela traduz atributos como disciplina e superação, que dialogam diretamente com o cooperativismo e fortalecem a percepção do Sicoob como uma instituição próxima, inovadora e preparada para dialogar com diferentes perfis de brasileiros. Ao apoiar histórias que inspiram, ampliamos nossa presença cultural e reforçamos a construção de uma marca cada vez mais reconhecida e admirada”, afirma Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob.
A união também foi celebrada pela atleta. “Eu estou animada demais em viver essa parceria com o Sicoob. Já caminhamos juntos há anos e agora seguimos ainda mais fortes. Esse apoio me dá energia extra pra remar mais forte pelos meus objetivos, sempre com confiança e propósito. No esporte e no cooperativismo, cada conquista é resultado de dedicação e união.”
Patrocínio como ativo de marca
O patrocínio à Ana Sátila integra o portfólio de iniciativas de endosso do Sicoob, que inclui também música e dramaturgia, e reforça o esporte como um dos territórios prioritários de posicionamento da instituição. A presença da atleta dá consistência a esse movimento ao associar a marca a narrativas de superação e protagonismo que dialogam com a essência do cooperativismo financeiro. Essa conexão amplia o equity de marca, fortalece a legitimidade cultural do Sicoob e consolida sua imagem como uma instituição cooperativa próxima, confiável e cada vez mais relevante na vida dos brasileiros.
Marca em movimento
Com mais de 9 milhões de cooperados e atuação nacional, o Sicoob tem intensificado seus investimentos em comunicação para ampliar a visibilidade e o conhecimento de marca em todo o país. A entrada em espaços culturais como o esporte funciona como vetor de expansão, aumentando o alcance da instituição e fortalecendo atributos de proximidade e confiança. Esse movimento contribui para consolidar o Sicoob no imaginário coletivo, ampliando sua presença competitiva e projetando a marca como um dos principais players do sistema financeiro brasileiro.
Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 9 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 326 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.
Informações para a imprensa:
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Fabíola Souza – fabiola.souza@approach.com.br|
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