Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Álcool e direção: 122 condutores foram autuados no fim de semana

Publicado em

Agentes do Detran-DF recolheram 66 veículos ao depósito

Jaqueline Costa

Entre sexta-feira (24/1) e domingo (26/1), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou ações de fiscalização nas regiões de Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Lago Sul, Plano Piloto, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião, Sol Nascente e Taguatinga. Os agentes de trânsito abordaram 942 condutores e realizaram 829 testes de etilômetro. Em algumas operações, as equipes do Detran-DF contaram com o apoio da Polícia Militar (PMDF).

Advertisement

As ações resultaram na autuação de 122 condutores por dirigir sob a influência de bebida alcoólica, sendo que um foi conduzido à delegacia por apresentar concentração de álcool considerada crime. Além disso, esse motorista ainda possuía mandado de prisão em aberto. Dentre as ações do fim de semana, destaque para a operação Rescaldo, realizada na madrugada de domingo (26/1), em Taguatinga, que registrou o maior número de condutores alcoolizados (23) no fim de semana.

Durante as operações, os agentes autuaram ainda 33 motoristas inabilitados, 25 com a CNH vencida há mais de 30 dias, 41 por conduzir veículo com o escapamento irregular e 105 por infrações diversas. As equipes de fiscalização recolheram 66 veículos ao depósito.

Leia Também:  Neoenergia e GDF assinam acordo para instalar posto de abastecimento com hidrogênio verde em Brasília

Sinistros

Advertisement

Durante as ações do fim de semana, foram registrados sinistros de trânsito, em Ceilândia e na Asa Norte, envolvendo condutores que estavam sob o efeito de bebida alcoólica. O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, destaca que o objetivo das operações é coibir a prática de infrações e evitar a ocorrência de sinistros fatais.

“A fiscalização do Detran esteve presente nessas cidades para reforçar o compromisso na manutenção da segurança viária. Ainda assim, tivemos algumas colisões em objetos fixos com condutores embriagados que poderiam ter causado mortes ou lesões. Por isso, é tão importante que os condutores tenham consciência antes de tudo”, ressalta o diretor.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir após o consumo de álcool é uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano. A reincidência no período de até 12 meses acarreta multa em dobro, ou seja, R$ 5.869,40. Além disso, a concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar é considerada crime, cuja pena prevista é de seis meses a três anos de detenção, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Advertisement

Fonte: Ascom Detran

COMENTE ABAIXO:

Politica

Vídeos produzidos no curso Cidadania destacam a importância de desacelerar

Published

on

Produções foram exibidas na cerimônia de formatura dos 256 alunos da 4ª edição do curso e estão disponíveis no canal do Detran nas Escolas no YouTube

Zélia Ferreira

(Brasília – 4/7/2025) – Durante a realização da 4ª edição do curso Cidadania no Trânsito, oferecido gratuitamente pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal nas escolas públicas, os alunos do 3º ano do Ensino Médio produziram vídeos integrando os conteúdos estudados ao slogan “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Entre os vídeos produzidos, seis de maior destaque foram selecionados para premiação na cerimônia de formatura do curso, nesta quinta-feira (3), e estarão disponíveis no canal do programa Detran nas Escolas no YouTube.

Advertisement

“É muito bom ver que os alunos entenderam a mensagem de que a pressa e os atropelos da vida não podem ser levados para o trânsito. Que precisam ter mais consciência de tudo que aprenderam no curso e possam levar esse aprendizado para a vida, para a família e o círculo de amizades, sendo multiplicadores de que o trânsito seguro depende de todos”, destaca a diretora de Educação de Trânsito, Ana Maria Moreira.

Leia Também:  Debatendo as Cidades chega a Ceilândia para discutir demandas e soluções para a região

Sob os critérios originalidade e adequação ao slogan e ao conteúdo ministrado, foram selecionados um vídeo de cada disciplina: Legislação de Trânsito, Noções de Primeiros Socorros, Direção Defensiva e Noções de Funcionamento de Veículos. Na disciplina de Noções de Proteção ao Meio Ambiente e Convívio Social, foram premiados dois vídeos, pois houve empate na escolha.

O maior desafio dos alunos, nesse trabalho de conclusão de curso, era demonstrar, por meio dos conteúdos estudados, que é necessário desacelerar. E eles entenderam muito bem, destacando frases como: “Será que vale a pena tanto atropelo, tanta pressa, quando o que está em jogo é a vida?” e “A pressa pode até te levar mais rápido, mas também pode te impedir de voltar.”

Advertisement

Cidadania no Trânsito
O curso, direcionado a estudantes do Ensino Médio, faz parte do processo de habilitação de condutores e é oferecido em escolas públicas do DF como atividade extracurricular, conforme previsto na Resolução nº 265/2007 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran. A capacitação busca formar condutores conscientes e capazes de aplicar a legislação e a condução defensiva, colaborando para uma convivência mais harmônica e respeitosa no trânsito. São 90h/a, divididas em dois módulos de 45h – um na 2ª Série e outro na 3ª Série do Ensino Médio.

Leia Também:  Inscrições abertas para o Hackaton de combate à desinformação sobre mudanças do clima

O representante da Diretoria de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Márcio Nunes Gonçalves, presente na cerimônia, destacou o curso como uma “iniciativa transformadora, pois o trânsito é um espaço de convivência para o qual os jovens que participaram dessa formação estarão capacitados para agir de forma ética, ajudando a salvar vidas, além de reduzir o tempo que gastarão no processo de habilitação”.

Atualmente, o curso está na 4ª edição e já formou aproximadamente 850 estudantes das 14 Coordenações Regionais de Ensino (CRE). Neste ciclo, participaram do projeto as 11 escolas: CED Incra 8 de Brazlândia, Escola Técnica de Santa Maria, CEM 804 do Recanto das Emas, CEM 414 de Samambaia, CEM Setor Oeste, CEMI do Cruzeiro, CEMI de Taguatinga, CEM 1 do Gama, CED 1 do Riacho Fundo II, CEM de 1 Sobradinho e CEM 1 do Paranoá.

Advertisement

Fonte: Ascom Detran

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA