Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Politica

Avançam projetos que criam assistência para doença rara e programa contra enfermidades negligenciadas no DF

Publicado em

Colegiado deu aval a dois projetos do deputado Robério Negreiros para a criação da Assistência Especializada em Epidermólise Bolhosa, além do Programa de Combate às Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs)

A Comissão de Saúde (CSA) da Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (14), projetos para a criação da Assistência Especializada em Epidermólise Bolhosa na rede pública de saúde, além do Programa de Combate às Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) no Distrito Federal. De autoria do deputado distrital Robério Negreiros (PSD), as propostas ainda seguirão o trâmite legislativo regular, passando pelas comissões competentes antes de ser votado em plenário.

A epidermólise bolhosa é incurável e compreende um grupo de doenças raras não transmissíveis, com causas genéticas ou autoimunes. Diagnosticada por biópsia, a principal característica é o aparecimento de bolhas na pele e nas membranas mucosas, espontâneas ou desencadeadas por qualquer atrito cotidiano.

Advertisement

Segundo Negreiros, entre os objetivos do PL 1209/24 está tornar o DF uma referência em tratamento de epidermólise bolhosa, assim como, divulgar informações sobre a doença, facilitar o diagnóstico e reunir voluntários para apoiar as famílias de quem tem a enfermidade.

Leia Também:  Dia Nacional da Prevenção à Surdez: exposição a altos sons pode levar à perda auditiva

O projeto determina que a rede pública ofereça consultas, exames diagnósticos, curativos, medicamentos, suplementos e acompanhamento genético para os pacientes e seus familiares, além de atendimento especializado com equipe multidisciplinar treinada especificamente para a patologia.

DTNs

Advertisement

Já o PL 700/23, que cria o programa de Combate às Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs), tem por objetivo prevenir, controlar e reduzir a incidência causada por agentes infecciosos ou parasitários em todo o DF. O texto determina que são consideradas como doenças tropicais: malária, dengue, leishmaniose, esquistossomose, doença de chagas, filariose linfática, oncocercose, hanseníase, tuberculose, zica e Chikungunya.

O projeto deixa claro que esse é um rol exemplificativo e não taxativo, ou seja, essas enfermidades citadas não limitam a inclusão de outras doenças.

Fonte: Ascom Robério Negreiros

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

Politica

Atendimento Itinerante da Neoenergia participa de evento para mulheres e marca presença em mais 13 Regiões Administrativas

Published

on

Organizada pela Defensoria Pública do DF, ação vai atender mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social

Brasília, 01 de dezembro de 2025 – A Neoenergia Brasília participa, nesta segunda-feira (01), da 30ª Edição do Dia da Mulher, no Edifício Rossi Esplanada Business, localizado na Quadra 01, do Setor Comercial Norte. Organizado pela Defensoria Pública do Distrito Federal, o evento tem o intuito de atender mulheres em situação de risco e vulnerabilidade sociais, bem como aos seus respectivos familiares.

Já na quarta-feira (05), de 8h às 18h, e na quinta-feira (06), no mesmo horário, a distribuidora marca presença na 9ª Edição da Ação “Na Sua Hora”, no Shopping Gilberto Salomão, no Lago Sul.

Advertisement

A Neoenergia disponibilizará todos os serviços técnicos e comerciais da distribuidora à população do DF, como parcelamento de débitos, solicitação de reparo por danos elétricos, troca de titularidade, ligação nova, entre outros. Os clientes podem, também, buscar orientações de segurança, consumo consciente e regularização da energia elétrica.

Leia Também:  A Feira do Livro apresenta Junoca, escritor brasiliense que já ultrapassou a marca de 10 mil exemplares vendidos e escrito inteiramente com os pés

Por fim, a distribuidora segue com o atendimento itinerante nas Administrações Regionais (RA’s), no formato presencial e itinerante, conforme cronograma de demanda e sem hora marcada. Essa ação busca aproximar a população dos serviços oferecidos pela distribuidora.

Cronograma – O cronograma semanal de atendimento pode ser consultado no site da Neoenergia Brasília (neoenergia.com).

Advertisement

A Neoenergia oferece também outros pontos fixos de atendimento presencial – no Paranoá, em Planaltina, São Sebastião, Samambaia e no Lago Sul – sem necessidade de agendamento. Outra possibilidade são os sete postos do Na Hora.

Confira abaixo o local de atendimento itinerante da Neoenergia entre os dias 01 e 05 de dezembro:

30ª Edição do Dia da Mulher

Advertisement

Segunda-feira
Horário: 8h às 14h
Local: Edifício Rossi Esplanada Business, localizado na Quadra 01, do Setor Comercial Norte

9ª Edição da ação “Na Sua Hora”

Quarta-feira
Horário: 8h às 18h
Local: Shopping Gilberto Salomão, no Lago Sul.

Advertisement

Quinta-feira
Horário: 8h às 18h
Local: Shopping Gilberto Salomão, no Lago Sul.

Leia Também:  Dia Nacional da Prevenção à Surdez: exposição a altos sons pode levar à perda auditiva

Administrações Regionais

Segunda-feira
8h às 12h: Seduh e Evento da Defensoria
14h às 18h: Santa Maria e Itapoã

Advertisement

Terça-feira
8h às 12h: Sudoeste e Park Way
14h às 18h: Cruzeiro e Ceilândia

Quarta-feira
8h às 12h: Ação “Na Sua Hora” e Varjão
14h às 18h: Seduh e Ação “Na Sua Hora”

Quinta-feira
8h às 12h: Ação “Na Sua Hora” e Sobradinho
14h às 18h: Sobradinho II e Ação “Na Sua Hora”

Advertisement

Sexta-feira
8h às 12h: Núcleo Bandeirante e Estrutural
14h às 18h: Candangolândia e Arniqueiras

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA