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Politica

GDF comemora cinco anos do Projeto Humanizar com meta de ampliação

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Iniciativa tem como propósito criar um ambiente mais acolhedor e cultura de empatia nas unidades de saúde do Distrito Federal

Por Thaís Umbelino, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

O Governo do Distrito Federal (GDF) celebrou, nesta sexta-feira (29), os cinco anos do Projeto Humanizar, que cria um ambiente mais acolhedor dentro das unidades de saúde, em evento no Salão Branco do Palácio do Buriti em comemoração ao Dia Nacional da Humanização. Com o sucesso da iniciativa, a meta agora é expandir o projeto de atendimento por toda a rede pública.

“Durante o ano de 2025, além de incentivar ainda mais esse programa dentro do Iges-DF, vamos fazer um trabalho muito forte dentro da Secretaria de Saúde para que a gente ajude toda a população do Distrito Federal, melhorando a qualidade do nosso atendimento”, destacou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. “Tenho certeza que as famílias que são recebidas dentro das unidades do Iges-DF são muito mais felizes, tranquilas e confiantes na saúde do DF”, acrescentou o governador.

O governador Ibaneis Rocha destacou a necessidade de melhorar ainda mais o atendimento na Saúde do DF | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

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O Projeto Humanizar tem como propósito criar um ambiente mais humano nas unidades de saúde geridas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), beneficiando pacientes, acompanhantes e outros usuários. Idealizado pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, o projeto visa difundir uma cultura de cuidado e empatia no sistema de saúde.

“Meu sonho é ver o Projeto Humanizar se expandindo para a Secretaria de Saúde. Sabemos que a contratação de profissionais é diferente, mas estamos trabalhando para adaptar o modelo e levar esse acolhimento a toda a rede hospitalar do DF”, afirmou Mayara.

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841.306

Número de atendimentos do projeto Humanizar em 2023

O conceito de humanização do atendimento foi concebido em 2019 e, em 2021, passou a ser implementado pelo Núcleo de Humanização da Gerência de Gestão do Conhecimento e Humanização do Iges-DF. Atualmente, cerca de 120 profissionais estão envolvidos no projeto, atuando nos hospitais de Base, Regional de Santa Maria e Cidade do Sol e nas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do DF. Somente em 2023, foram registrados 841.306 atendimentos, demonstrando a ampla adesão ao programa.

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O acolhimento humanizado começa nas portas de entrada das unidades, com a equipe oferecendo escuta ativa e orientação aos pacientes. O atendimento se estende a todas as etapas do processo, desde consultas até a internação. O projeto segue as diretrizes da Política Nacional de Humanização, estabelecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para avaliar a qualidade do atendimento, os pacientes são convidados a responder um questionário sobre a experiência ao ter alta. As perguntas abrangem aspectos como alimentação, atendimento médico, assistência de enfermagem e tratamento. Em 2023, a ouvidoria registrou 71 avaliações positivas, o que reflete a satisfação dos pacientes com o acolhimento oferecido.
“O Projeto Humanizar visa proporcionar mais humanização desde o primeiro contato do paciente com a unidade de saúde até o final do tratamento”, afirmou o presidente do Iges-DF, Juracy Cavalcante Lacerda. “Devemos enxergar o paciente como uma trajetória, não apenas um momento isolado”, completou.

A gerente geral de Humanização e Experiência do Paciente, Anucha Soares, comemorou: “Neste aniversário de 5 anos, celebramos não apenas o Humanizar, mas as histórias de pacientes que receberam não apenas cuidados médicos, mas também acolhimento, carinho e respeito. Ao longo desse período nós realizamos várias ações com o objetivo de impactar a vida dos nossos usuários, o prontuário afetivo, a pesquisa de satisfação e o Humanizar Kids são exemplo disso. O sucesso do nosso trabalho é medido pela transformação da experiência hospitalar, tornando-a mais humana a cada dia.”

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Reconhecimento

Israel Lima foi um dos profissionais reconhecidos durante a cerimônia no Palácio do Buriti

Durante a celebração dos cinco anos do projeto, o analista de atendimento Israel Lima, 30 anos, foi reconhecido pelo trabalho no acolhimento humanizado. Ele atua desde o início do programa oferecendo apoio e informações aos pacientes e familiares. “Ser reconhecido por ajudar o paciente a se sentir acolhido e orientado é uma sensação muito boa”, comemora Israel.

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O profissional atua nas unidades de Pronto Atendimento de Planaltina e do Paranoá, além do Hospital de Base: “Minha função é auxiliar o trabalho dos colaboradores do projeto, para que a gente consiga trazer uma celeridade ao atendimento dos usuários”.

Outro profissional celebrado durante a cerimônia foi Rogério Soares, 52 anos, que atua como auxiliar de atendimento humanizado. “Nosso papel não é apenas tranquilizar o paciente, mas também apoiar os familiares, que muitas vezes ficam angustiados. Esse trabalho tem um grande impacto na vida das pessoas, e ver o paciente se sentindo melhor é uma alegria imensa para nós.”

Há cinco anos no projeto, ele conta que já fez muitos amigos e influenciou outras pessoas: “Uma paciente, que hoje está curada, me procurou para falar que depois do meu atendimento, resolveu ajudar outras pessoas da mesma forma, por meio de trabalho voluntário no hospital. Mudar a vida das pessoas é muito gratificante”.

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Fonte: Agência Brasilia
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Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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