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Governadora em exercício visita centro logístico e conhece projeto de verticalização do IgesDF

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Foto Alberto Ruy
 
Novo modelo de armazenagem otimiza recursos, reduz custos e melhora a distribuição de insumos na rede de saúde do DF
 
Por Pollyana Cabral
O Centro de Distribuição da Saúde do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), tornou-se referência em logística hospitalar no serviço público. O espaço, que conta com cinco pavimentos, galpões com câmaras frias e estrutura verticalizada, recebeu a visita da governadora em exercício, Celina Leão, nesta quinta-feira (23/01). Acompanhada de autoridades do IgesDF, a governadora conheceu de perto o projeto de verticalização do estoque.
Recepcionada pelo presidente em exercício do IgesDF, Dr. Cleber Monteiro Fernandes, pelo diretor de Administração e Logística (Dalog), Dr. Rubens de Oliveira Pimentel Júnior, pela superintendente de Administração e Logística, Bárbara Santos, e pela diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa, Dra. Emanuela Ferraz, a governadora percorreu as instalações do centro de distribuição e foi apresentada ao funcionamento da nova logística.
Bárbara realizou uma apresentação sobre como era o local antes do projeto e destacou os benefícios da verticalização, que trouxe melhorias significativas na gestão de insumos hospitalares, como medicamentos e materiais, distribuídos diariamente às unidades administradas pelo instituto: Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A superintendente explicou que, antes da verticalização, o armazenamento era feito de forma linear, com caixas empilhadas diretamente no chão. Agora, estruturas de aço, porta-paletes e prateleiras permitem o uso eficiente do espaço físico. “A verticalização do nosso estoque é uma estratégia que visa utilizar o espaço físico disponível na nossa Central de Distribuição no SIA em sua integralidade, do chão ao teto, para melhor organização e otimização dos recursos”, afirmou.
Além disso, o projeto implementou o sistema de Endereçamento Logístico, no qual cada insumo possui um endereço no estoque, facilitando o processo de reposição. Essa mudança trouxe uma economia significativa para a instituição.
Controle e redução de perdas
Dr. Rubens destacou os avanços no controle de estoque. Com a adoção de métodos como FIFO (First In, First Out) e PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai), foi possível evitar desperdícios e garantir que medicamentos e insumos sejam utilizados antes do vencimento. “Isso reduziu as perdas de medicamentos por prazo de validade, aumentou a nossa capacidade de controle de estoque e permitiu uma melhor distribuição com menor custo”, ressaltou o Dalog.
A modernização também trouxe benefícios para os colaboradores, com a utilização de empilhadeiras e transpaleteiras elétricas, melhorando as condições de trabalho e a eficiência operacional.
Ao final da visita, Celina Leão destacou o impacto positivo do projeto. “Com essa transformação, além da agilidade e do medicamento de qualidade para a população do Distrito Federal, nós já economizamos mais de um milhão de reais com essa obra. E é neste galpão que todos os materiais são separados, encaminhados às unidades administradas pelo Instituto. Nós inauguraremos mais um galpão deste tamanho que será incorporado, já na semana que vem. Nosso compromisso é com o DF.”
Impacto na saúde pública
O presidente em exercício do IgesDF, Dr. Cleber Monteiro, enfatizou a importância do projeto. “A verticalização do Centro de Distribuição representa um avanço significativo na logística de insumos hospitalares, garantindo mais eficiência e segurança na distribuição. É um reflexo do nosso compromisso com a saúde pública do Distrito Federal.”
Segundo Bárbara, a nova estrutura está completamente operacional, consolidando um sistema que economiza recursos e assegura que os pacientes recebam insumos no tempo, na quantidade e na qualidade adequados. “Com a verticalização, temos mais segurança, redução no risco de falta de itens e maior agilidade na distribuição entre estoques”, concluiu.
A visita da governadora simbolizou um marco no avanço logístico promovido pelo Instituto, reafirmando o compromisso com a modernização e o aprimoramento do atendimento à saúde no Distrito Federal.
Assessoria de Comunicação

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Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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