Politica
Governo de Goiás lança desafio de matemática para inscritos no Aprendiz do Futuro
Maratona terá aulas de reforço, provas e seleção que vai premiar 12 participantes com um intercâmbio cultural internacional para a Europa
O Governo de Goiás abre, nesta quinta-feira (11/7), as inscrições para o Desafio Aprendizes da Matemática, que selecionará 12 jovens do Aprendiz do Futuro, programa desenvolvido pelo Goiás Social, em parceria com a Demà Jovem/Renapsi, para uma viagem à Europa com todas as despesas pagas. Aqueles que ingressaram no programa, entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de maio de 2024, podem se inscrever até dia 28 de julho.
Além dos premiados com a medalha de ouro, que ganharão a viagem de intercâmbio na Europa, os dez classificados entre a 13ª e a 22ª posição, medalha de prata, receberão um celular cada. Outros oito que ficarem com a medalha de bronze, entre a 23ª e a 30ª posição, ganharão fones de ouvidos. “Investir na nossa juventude é prioridade do governo Ronaldo Caiado e, por isso, ao oferecer o melhor programa de socioaprendizagem do Brasil, também oferecemos incentivos para que esses adolescentes possam se sobressair e conquistar as melhores posições”, explica a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado.
As inscrições podem ser feitas no site do Aprendiz do Futuro, que traz todas as informações da competição, com duas etapas de classificação. A primeira etapa consistirá na realização de atividades da Pílula de Conhecimento (matemática), com nota igual ou maior que 8,0. Já a segunda etapa será aplicação presencial de avaliação final. A competição tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), responsável por ministrar o conteúdo de matemática e aplicar as avaliações. Em caso de empate, será analisado o desempenho do jovem no programa, como assiduidade e não recebimento de advertência.
O secretário Wellington Matos destaca que, além da premiação do desafio, a competição é um incentivo para os jovens se interessarem e exercitarem cada vez mais a matemática, uma disciplina que fomenta o raciocínio, base para todas as demais. “O Governo de Goiás está sempre pensando em uma forma de maximizar os benefícios do Aprendiz do Futuro, que já investe no reforço de aprendizado de português, redação e outras habilidades”, acrescenta Matos.
Esta é a segunda vez que o Aprendiz do Futuro realiza uma competição neste formato. Em 2022, 12 jovens fizeram um intercâmbio também no continente europeu, passando por Barcelona (Espanha), Bruxelas (Bélgica) e Lisboa (Portugal). O grupo foi recebido por autoridades locais e participou de encontros de tecnologia, com exposições das experiências de cada um no programa. Os aprendizes também participaram de passeios turísticos e visitas a museus, em uma verdadeira imersão cultural.
Aprendiz do Futuro
Maior programa de socioaprendizagem do Brasil e do mundo, o Aprendiz do Futuro promove inclusão social de jovens por meio da educação e do trabalho, com foco em tecnologia, alta performance e impacto social na vida de jovens em situação de vulnerabilidade. Realizado em parceria com a Demà Jovem/Renapsi, também está presente em todos os municípios goianos.
Lançado em agosto de 2021, o programa contratou 6.250 jovens em situação de vulnerabilidade, de 14 e 15 anos e 11 meses, para trabalhar em órgãos públicos. Em setembro de 2023 deu início à seleção para cadastro reserva de contratação de mais 6.250 jovens. Eles recebem R$ 663,39 de salário, R$ 150 de vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida, uniforme, crachá, férias, 13º salário e cursos de capacitação na plataforma do programa. Até agora foram R$ 164,4 milhões investidos na qualificação de mais de 11 mil jovens que já passaram ou estão no programa.
Fotos: Wagnas Cabral/Seds
Legenda 1: Programa do Goiás Social está na sua terceira etapa e presente nos 246 municípios
Legenda 2: Jovens podem se inscrever na competição até o dia 28 de julho
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás
Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.
Tel.: (61) 3411-1601/1044
FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)
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