Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Politica

Gracinha Caiado é recebida na sede do Comitê Olímpico Internacional, na Suíça

Publicado em

Primeira-dama e coordenadora do Goiás Social lidera comitiva do Governo de Goiás que acompanha 12 estudantes do Aprendiz do Futuro em intercâmbio pela Europa

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado foi recebida nesta quinta-feira (7/11) na sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), na cidade de Lausanne, na Suíça, juntamente com a delegação goiana que acompanha os 12 estudantes do programa Aprendiz do Futuro em intercâmbio pela Europa. Eles foram recebidos pelo diretor adjunto da solidariedade olímpica, Comitês Olímpicos Nacionais e Olympism365, Lenny Abbey, que ressaltou o papel do Brasil no esporte internacional.

“O legado dos jogos olímpicos no Brasil, no Rio de Janeiro, é muito forte e hoje nós temos aqui no COI, aqui em Lausanne, muitas pessoas que estão trabalhando, também nas federações internacionais e outros órgãos ligados ao esporte, por conta desse legado. Vocês que são jovens e que estão agora pensando e aprendendo de tudo, têm muitas oportunidades e devem aproveitar ao máximo essas oportunidades. Estamos aqui para apoiar vocês”, disse Abbey aos estudantes goianos.

Advertisement

Durante a visita, a primeira-dama apresentou o programa Goiás Social, do qual o Aprendiz do Futuro faz parte. Em seguida, o grupo fez um tour guiado pelas instalações da sede do COI e visitou Museu Olímpico, maior centro de informações do mundo sobre os jogos.

O intercâmbio do Aprendiz do Futuro tem como mote a rota olímpica, começando por Paris, capital francesa que foi sede dos jogos deste ano, e agora chega a Lausanne, considerada a capital Olímpica. O Olympism 365 é uma estratégia criada pelo próprio COI e abraçada pela Demà Jovem by Renapsi, parceira do Aprendiz do Futuro, com o objetivo de fortalecer a importância do esporte para manter o espírito olímpico vivo ao longo dos 365 dias do ano.

Leia Também:  Calor aumenta risco de problemas cardíacos; saiba como se proteger

“Este é um momento único, poder estar aqui na sede do órgão que concentra toda a organização e a legislação esportiva internacional e apresentar a esses jovens a importância do esporte aliado à educação, com conceitos de disciplina, dedicação, respeito ao próximo e trabalho em equipe.”, comentou a primeira-dama.

Advertisement

A viagem teve início no último sábado (2/11), quando os adolescentes embarcaram de Goiânia rumo a Paris, cidade sede dos Jogos Olímpicos 2024. Lá eles conheceram pontos turísticos icônicos da capital francesa, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e a Basílica de Sacré Cœur.

Na última quarta-feira, o grupo esteve em Genebra, também na Suíça, onde visitou a sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a sede da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

Aprendiz do Futuro
O grupo de 12 estudantes que participam da viagem foi selecionado por meio da competição Aprendizes da Matemática, que contou com mais de 1,2 mil inscritos e teve como principal objetivo incentivar o prazer em aprender matemática e reforçar as habilidades envolvendo a disciplina.

Advertisement

Os finalistas foram selecionados após duas edições de aulões, realizados em parceria com o Serviço Social do Comércio e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Sesc/Senac) e provas escritas. Os 30 aprendizes que alcançaram as melhores notas foram premiados com smartphones e fones de ouvido e os 12 melhores colocados ganharam o intercâmbio para a Europa com tudo pago.

Leia Também:  Pit Stop Educativo para motociclistas abre Semana Nacional de Trânsito 2025 no DF

Lançado em 2021, o Aprendiz de Futuro é o maior programa de socioaprendizagem do Brasil, realizado em parceria com a Demà Jovem by Renapsi. A iniciativa já atendeu mais de 12 mil estudantes, promovendo a inclusão social por meio da educação e do trabalho. Os inscritos, de 14 e 15 anos, recebem salário de R$ 663,39, férias, 13º salário, e benefícios como vale-alimentação, seguro de vida e vale-transporte.

Esta não é a primeira experiência internacional do programa Aprendiz do Futuro. Em 2022, uma comitiva do Governo de Goiás esteve em Barcelona, região da Catalunha, na Espanha; Lisboa, em Portugal; e em Bruxelas, na Bélgica. Na ocasião, Gracinha Caiado se reuniu com o então presidente da Catalunha, Peres Aragonès, e discursou no parlamento Europeu em Bruxelas sobre o Goiás Social.

Advertisement

Foto: SEDS e GPS

Legenda: Primeira-dama Gracinha Caiado visita sede do Comitê Olímpico Internacional, com estudantes do programa Aprendiz do Futuro

Gabinete de Políticas Sociais – Governo de Goiás

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

Published

on

O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

Advertisement

Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

Leia Também:  Comitê de gênero toma posse na quinta, com lideranças femininas de distintos setores

João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

Advertisement
  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

Leia Também:  Governo amplia MCMV, antecipa ‘13º’ de aposentados do INSS e lança campanha

Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

Advertisement

Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

Advertisement

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA