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Politica

IgesDF abre novos processos seletivos para áreas da saúde e administração 

Publicado em

As inscrições ocorrem entre 22 e 28 de julho de 2024, exclusivamente via internet 
Por Luciane Paz
Fotos: Davidyson Damasceno
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) lançou nesta segunda-feira (22) a abertura de novos processos seletivos para cadastro reserva em diversas áreas, incluindo médico hematologista e hemoterapeuta, assistente administrativo, médico-cirurgião cardiovascular, médico-cirurgião cabeça e pescoço, analista II – estágios e secretaria acadêmica, e médico cardiologista (ecocardiografista). As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do IgesDF, das 00h00min do dia 22 de julho de 2024 até às 23h59min do dia 28 de julho de 2024.
Vagas e Requisitos 
Médico Hematologista e Hemoterapeuta
 Requisitos Obrigatórios:
Ensino Superior Completo em Medicina, com diploma reconhecido pelo MEC.
Residência (com RQE) ou Título de Especialista em Hematologia e Hemoterapia pela AMB.
Registro no CRM/DF.
Experiência mínima de 06 meses como médico hematologista e hemoterapeuta.
Requisitos Desejáveis:
Conhecimento em sistemas de gestão e prontuário eletrônico (MV, Trackcare, etc.).
Jornada Semanal mínima: 24h
Remuneração Bruta: R$ 15.292,32
 
Assistente Administrativo
 Requisitos Obrigatórios:
Ensino Médio Completo, com certificado reconhecido pelo MEC.
Experiência mínima de 06 meses como auxiliar administrativo e/ou assistente administrativo em empresas de segmentos de saúde.
Conhecimento básico em pacote Office.
Requisitos Desejáveis:
Ensino Superior Cursando.
Conhecimento no Sistema MV e SEI.
Jornada Semanal: 40h
Remuneração Bruta: R$ 2.246,65
Médico Cirurgião Cardiovascular 
 Requisitos Obrigatórios:
Graduação completa em Medicina, com diploma reconhecido pelo MEC.
Residência (com RQE) ou Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular pela AMB/Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.
Registro no CRM/DF.
Experiência mínima de 06 meses como médico-cirurgião cardiovascular.
Requisitos Desejáveis:
Conhecimento em sistemas de gestão e prontuário eletrônico (MV, Trackcare, etc.).
Jornada Semanal mínima: 24h
Remuneração Bruta: R$ 15.292,32
Médico Cirurgião Cabeça e Pescoço
 Requisitos Obrigatórios:
Graduação completa em Medicina, com diploma reconhecido pelo MEC.
Registro no CRM/DF.
Residência (com RQE) ou Título de Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela AMB.
Experiência mínima de 06 meses como médico cirurgião cabeça e pescoço.
Requisitos Desejáveis:
Conhecimento em sistemas de gestão e prontuário eletrônico (MV, Trackcare, etc.).
Jornada Semanal mínima: 24h
Remuneração Bruta: R$ 15.292,32
Analista II – Estágios e Secretaria Acadêmica 
 Requisitos Obrigatórios:
Graduação completa em Pedagogia, Licenciatura de Letras ou Administração, com diploma reconhecido pelo MEC.
Experiência mínima de 06 meses em atividades e rotinas de secretaria acadêmica.
Experiência mínima de 06 meses em elaboração de planilhas de controle e/ou indicadores.
Conhecimento em Pacote Office e rotinas de secretaria acadêmica.
Requisitos Desejáveis:
Experiência mínima de 06 meses com projetos/processos de ensino ou extensão universitária.
Conhecimento em PowerBi e ferramentas digitais (Teams, Moodle).
Conhecimento no SEI.
Jornada Semanal: 40h
Remuneração Bruta: R$ 4.268,50
Médico Cardiologista (Ecocardiografista)
 Requisitos Obrigatórios:
Graduação completa em Medicina, com diploma reconhecido pelo MEC.
Residência (com RQE) ou Título de Especialista em Cardiologia pela AMB/Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Registro no CRM/DF.
Experiência mínima de 06 meses como médico cardiologista realizando exames e laudos de ecocardiografia em ambiente hospitalar.
Experiência mínima de 06 meses em emergência cardiológica.
Requisitos Desejáveis:
Conhecimento em sistemas de gestão e prontuário eletrônico (MV, Trackcare, etc.).
Jornada Semanal mínima: 24h
Remuneração Bruta: R$ 15.292,32
 
Inscrições 
As inscrições para os processos seletivos devem ser efetuadas exclusivamente via internet, no site oficial do IgesDF (https://igesdf.org.br), que encaminhará ao site https://www.vagas.com.br/candidatura. O período de inscrições é de 22 de julho de 2024, a partir das 00h00min, até 28 de julho de 2024, às 23h59min.
Os candidatos devem certificar-se de que preenchem todos os requisitos obrigatórios exigidos para o cargo antes de realizar sua inscrição.
Assessoria de Comunicação

imprensa@igesdf.org.br

( 61 3550-9281
Atendimento à imprensa: Segunda a sexta – 8h às 18h
Sábados, domingos e feriados – 9h às 17h

Acesse: https://igesdf.org.br/

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Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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