Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Instituto Neoenergia abre inscrições para o Prêmio Inspirar 2025

Publicado em

Mulheres negras que transformam comunidades por meio da arte e cultura são foco desta edição. Premiação reconhecerá 16 iniciativas com R$ 169 mil; inscrições vão até 13 de agosto

Brasília, 06 de agosto de 2025 — O Instituto Neoenergia está com inscrições abertas para o Prêmio Inspirar que, pela primeira vez, será exclusivo para mulheres negras (cisgênero ou transgênero). Podem concorrer lideranças femininas que estão à frente de projetos culturais desenvolvidos no Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, e cidades do Mato Grosso e do interior de São Paulo. As inscrições são gratuitas e vão até 13 de agosto pelo site premioinspirar.com.

Ao todo, serão reconhecidas 16 iniciativas, com premiação total de R$ 169 mil. Os valores serão distribuídos de acordo com as categorias da premiação, sendo duas serão definidas por mérito cultural e avaliadas por um comitê técnico e por especialistas externos; e as demais por decisão popular. As vencedoras serão anunciadas em cerimônia no fim do ano.

Advertisement

Em sua 5ª edição, o Prêmio Inspirar reconhece lideranças femininas que atuam com atividades culturais e geram impacto positivo em suas comunidades. A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e Instituto Neoenergia e realizado pela Baluarte, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Neoenergia.

Leia Também:  Detran-DF faz Operação Sossego em Samambaia

“Estamos reforçando o compromisso com a igualdade de oportunidades, destacando o protagonismo de mulheres negras, que representam 28% da população brasileira e, historicamente, enfrentam barreiras de acesso a recursos e visibilidade. É um reconhecimento do impacto positivo dessas mulheres na sociedade e de como elas impulsionam o desenvolvimento cultural em todo o Brasil”, declara Renata Chagas, Diretora presidente do Instituto Neoenergia.

Nas últimas edições, o Prêmio Inspirar reconheceu lideranças negras, como Consuelo Gonçalves, criadora da Feira das Mulheres Negras; e Dandara Martins da Silva, idealizadora do Maracatu Nação Erê, grupo de baque virado infantil de Pernambuco. Alinhada à Agenda 2030 da ONU, a iniciativa fortalece diretamente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5 – Igualdade de gênero) e contribui com outros seis ODS, incluindo redução de desigualdades e promoção da diversidade cultural.

Advertisement

“O Prêmio Inspirar não é apenas uma premiação, mas um movimento que reconhece o poder transformador da cultura quando liderada por mulheres. Quando uma mulher transforma sua realidade através da arte, ela inspira outras a fazerem o mesmo”, explica Bárbara Arraes, Gerente da Baluarte.

Leia Também:  IgesDF oferece capacitação aos colaboradores do HRSM

Quem pode participar e como serão avaliadas as propostas

As inscrições estão abertas para duas categorias distintas: Mulheres e Coletivos. A primeira é voltada exclusivamente para mulheres negras, cisgênero ou transgênero, maiores de 18 anos, com atuação comprovada em arte ou cultura há pelo menos um ano. A segunda categoria contempla grupos não formalizados, que tenham como representante uma mulher negra e com atividades culturais comprovadas há, pelo menos, um ano.

Advertisement

Fonte: Ascom Neoenergia Brasília

COMENTE ABAIXO:

Politica

Adasa comemora o dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado.

Published

on

11 de setembro é o Dia Nacional do Cerrado, bioma considerado o “berço das águas” e que abastece grandes bacias hidrográficas do Brasil, como a Amazônica, São Francisco e Paraná, tornando-se primordial para a segurança hídrica, a biodiversidade e o equilíbrio ambiental do país.”🌱💧

Sem um Cerrado saudável, a água do DF e de boa parte do território nacional fica em risco. Por isso, ao longo de seus 21 anos, a Adasa tem trabalhado para proteger essa origem invisível, garantindo a conservação e a gestão sustentável da água que chega até você. 🚰

Preserve o Cerrado. Preserve nossa água. 🤝

 

Fonte: Ascom Adasa

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  "Há uma carga muito grande de ódio às mulheres", diz presidente da Fonavid
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA