Politica
Lançamento Web: publicação compila conteúdos de capacitação em fruticultura tropical
Foto: Reprodução
As informações apresentadas e discutidas na Capacitação em Fruticultura Tropical, evento on-line e gratuito realizado pela Embrapa Cerrados (DF) e parceiros que contou com 22 palestras técnicas de pesquisadores da Embrapa e da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação do Cacau (UMIPI Cacau), agora estão disponíveis no livro “Fruticultura tropical: capacitação e experiências de sucesso”. A publicação pode ser baixada gratuitamente aqui. Neste vídeo de lançamento web gravado durante a AgroBrasília 2025, o pesquisador e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Unidade, Fábio Faleiro, comenta sobre os capítulos do livro.
Em cada capítulo, é apresentada uma síntese dos principais resultados e tecnologias geradas para cada uma das frutíferas trabalhadas na capacitação, além de experiências de sucesso do cultivo dessas frutas em regiões tropicais do Brasil. São apresentadas as seguintes fruteiras e temáticas: maracujás, citros, mercado e comercialização, uvas de mesa, uvas para vinhos e sucos, frutas vermelhas, fruteiras temperadas, cultivo orgânico, fruteiras nativas, banana, abacate, goiaba, pitayas, abacaxi, manga, mamão, graviola, pêssego, açaí, cacau, caju, melão e melancia.
Realizada entre 2021 e 2022, a Capacitação em Fruticultura Tropical teve como objetivo principal capacitar produtores rurais, técnicos e extensionistas da assistência técnica e extensão rural, professores e estudantes na área de fruticultura tropical. Foram parceiros da Embrapa Cerrados na iniciativa a Emater-DF e a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF. Também apoiaram a Rota da Fruticultura RIDE/DF, a Emater-GO, a Emater-MG e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
A fruticultura tem grande relevância para o Brasil nos aspectos econômicos, sociais e ambientais. O País é o terceiro maior produtor mundial de frutas, com produção anual de mais de 50 milhões de toneladas em cerca de 2,4 milhões ha, empregando mais de 5 milhões de pessoas – cerca de 16% dos postos de trabalho no agronegócio nacional.
Faleiro destaca que a ciência e a tecnologia têm contribuído para promover a fruticultura tropical em diferentes regiões brasileiras. “As tecnologias desenvolvidas estão relacionadas aos programas de melhoramento genético de frutíferas, com a geração e disponibilização de cultivares geneticamente superiores e a concepção de sistemas de produção mais eficientes, que adotam boas práticas agrícolas relacionadas à produção de material propagativo, o controle fitossanitário baseado no manejo integrado de pragas, além da nutrição equilibrada das plantas e do manejo responsável da irrigação e dos recursos hídricos”, explica.
O pesquisador acrescenta que a fruticultura é uma importante alternativa para a promoção do desenvolvimento regional, da inclusão socioprodutiva e da melhoria da qualidade de vida no campo. Os diversos exemplos de sucesso da fruticultura tropical em todas as regiões do País envolvem ações de pesquisa, desenvolvimento, transferência de tecnologia e inovação para melhorar a eficiência, a produtividade e a competitividade da fruticultura para a produção de frutas de alta qualidade em períodos de entressafra, possibilitando o acesso a mercados nacionais e internacionais.
“As experiências de sucesso, o potencial de aumento da demanda dos mercados interno e externo, a disponibilidade de tecnologias para produção de diversas frutas em diferentes regiões brasileiras e a força do produtor rural brasileiro comprovam que a fruticultura é, de fato, um importante vetor de desenvolvimento regional e inclusão socioprodutiva, e deve continuar a ser objeto de projetos e políticas públicas que impulsionem o crescimento agrícola sustentável do Brasil”, conclui Faleiro.
Além da publicação, a Capacitação em Fruticultura Tropical deu origem a cursos on-line gratuitos disponíveis na plataforma e-Campo da Embrapa:
Minicurso Fruticultura Tropical – Maracujás: cultivares, sistemas de produção e mercado
https://ava.sede.embrapa.br/
Minicurso Fruticultura Tropical – Pitayas: melhoramento genético e sistemas de produção
https://ava.sede.embrapa.br/
Minicurso Fruticultura Tropical – Manga: instruções técnicas para cultivo comercial
https://ava.sede.embrapa.br/
Minicurso Fruticultura Tropical – Abacate: instruções técnicas para cultivo comercial
https://ava.sede.embrapa.br/
Minicurso Fruticultura Tropical – Goiaba: instruções técnicas para cultivo comercial
https://ava.sede.embrapa.br/
Minicurso Fruticultura Tropical – Mercado e comercialização de frutas frescas processadas
https://ava.sede.embrapa.br/
Minicurso Fruticultura Tropical – Avanços na propagação de maracujás
https://ava.sede.embrapa.br/
Introdução à Produção Integrada – módulo I (parceria com a Universidade Federal de Viçosa)
https://portalead.cead.ufv.br/
Produção Integrada: gestão e planejamento da empresa rural (módulo II) (parceria com a Universidade Federal de Viçosa)
https://portalead.cead.ufv.br/
Práticas culturais na produção integrada de maracujá (módulo III) (parceria com a Universidade Federal de Viçosa)
https://portalead.cead.ufv.br/
Compartilhe também os links:
Livro: “Fruticultura tropical: capacitação e experiências de sucesso”
https://www.infoteca.cnptia.
Vídeo: Lançamento Web do livro “Fruticultura tropical: capacitação e experiências de sucesso”
https://youtu.be/GMobxqKbQzc
Palestras técnicas da Capacitação em Fruticultura Tropical
https://www.embrapa.br/
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Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.
Tel.: (61) 3411-1601/1044
FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)
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