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Mais de 90 terrenos a partir de 50 m² serão licitados em 7 de novembro

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A licitação trará 23 lotes no Residencial das Sucupiras, com valor a partir de R$ 317 mil | Foto: Daniel Santos/Terracap

Entre as regiões administrativas contempladas estão Jardim Botânico, Riacho Fundo II, Samambaia e Ceilândia

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Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Mesmo com o fim do ano se aproximando, ainda há tempo para realizar o sonho da casa própria ou investir em um novo negócio em 2025. No próximo dia 7 de novembro, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) realiza a licitação pública de imóveis, com 95 terrenos disponíveis em diversas regiões do DF, entre elas Jardim Botânico, Riacho Fundo II, Samambaia e Ceilândia.

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Edital nº 18/2025 oferece oportunidades tanto para quem busca o primeiro imóvel quanto para investidores interessados em áreas comerciais, industriais e mistas. O arquivo está disponível para download no site da agência.

Os interessados podem participar on-line ou presencialmente, no auditório do edifício-sede da Terracap, das 9h às 10h. A caução deve ser depositada até 6 de novembro, em qualquer agência do BRB. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Terracap no YouTube.

Os imóveis licitados terão condições facilitadas de pagamento, com juros de 0,2% e 0,25% | Foto: Divulgação

As condições facilitadas de pagamento — juros reduzidos de 0,2% ao mês para imóveis residenciais unifamiliares e 0,25% ao mês para os demais usos — tornam as licitações da Terracap uma excelente oportunidade de investimento e de conquista pessoal neste fim de ano.

Residencial das Sucupiras

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Entre os imóveis ofertados, o Residencial das Sucupiras, no Jardim Botânico, reúne 23 lotes residenciais com metragens entre 420 m² e 656 m² e valores a partir de R$ 317 mil, com entrada mínima de R$ 15,8 mil e financiamento em até 240 meses.

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O edital ainda traz opções em Samambaia, Ceilândia e Riacho Fundo II, atendendo a diferentes perfis de compradores e investidores.

Com ampla variedade de usos — residencial, comercial e misto —, Samambaia concentra diversas opções de investimento. As metragens variam de 256 m² a 1.980 m², com valores entre R$ 268 mil e R$ 1,36 milhão e entradas a partir de R$ 13,4 mil.

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A maior cidade do Distrito Federal, Ceilândia, tem três terrenos comerciais localizados na QNN 11. As áreas possuem metragens entre 1.200 m² e 1.600 m², com valores iniciais de R$ 2,51 milhões a R$ 3,18 milhões e entradas a partir de R$ 125 mil. Os imóveis possuem destinação para diferentes tipos de uso, oferecendo amplo potencial para empreendimentos voltados ao comércio, serviços e atividades compatíveis com a destinação da área.

Com vocação para o uso misto e industrial, o Riacho Fundo II apresenta seis terrenos disponíveis, com valores entre R$ 78,5 mil e R$ 2,7 milhões, entradas a partir de R$ 3,9 mil e metragens de 50 m² a 3.169 m².

Alguns cuidados são necessários para participar da licitação. Veja o passo a passo: 
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  • Leia atentamente o edital disponível no site da Terracap;
  • Escolha o imóvel;
  • Preencha a proposta de compra disponível no site da Terracap;
  • Recolha a caução, correspondente a 5% do valor do lote, que funciona como exigência para habilitação na licitação. O valor deve ser recolhido em uma agência do BRB, mediante depósito identificado, transferência eletrônica (TED) ou pagamento de boleto expedido no site da Terracap, necessariamente em nome do próprio licitante ou pelo seu legítimo procurador até o dia 6 de novembro. A não apresentação da procuração implica em desclassificação automática do licitante. A licitação ocorrerá no dia subsequente, 7/11;
  • Entregue a proposta. Há duas opções de fazer isso: dirigir-se à Terracap e depositar o documento devidamente preenchido, assim como o comprovante pagamento de caução, na urna da Comissão de Licitação, no dia 7 de novembro, entre 9h e 10h, ou optar pela proposta on-line. Neste caso, a proposta e o comprovante de caução também devem ser enviados eletronicamente no mesmo dia e horário.
  • É dever do licitante atentar para todas as cláusulas do edital, em especial a que se refere à possível incidência do pagamento de taxa de Outorga Onerosa de Alteração de Uso (Onalt) ou do Direito de Construir (Odir).
  • Para os licitantes preliminarmente classificados, a documentação exigida no edital deve ser entregue por meio da plataforma online, acessando-se o site www.terracap.df.gov.br, no menu Serviços, opção Requerimento Online; por meio do endereço eletrônico da Comissão de Licitação: copli@terracap.df.gov.br; assim como no atendimento da Terracap, das 7h às 19h.
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*Com informações da Terracap

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Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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