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Neoenergia assina acordo para gerar economia nas contas de luz do CNJ

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A Neoenergia Brasília firmou parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa elaborar estudos para implementação de ações para gerar economia nas contas de luz do Conselho. O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado pelo ministro Luís Roberto Barroso, também presidente do CNJ, e por Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, durante cerimônia de inauguração de usina solar no STF, na quinta-feira (03).

A parceria, que acontecerá por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da distribuidora, regulado pela Agência Nacional de Energia elétrica (Aneel), prevê estudos para verificar a viabilidade técnica para a instalação de sistemas solares fotovoltaicos e a substituição da iluminação na sede e na unidade da Asa Norte do CNJ. A expectativa é elaborar projeto similar ao da parceria com o STF, que representa hoje economia de aproximadamente R$ 255 mil nas contas de luz do tribunal por ano, com a instalação de usina solar e substituição de iluminação. No projeto do STF foram investidos mais de R$ 800 mil, também pelo PEE da distribuidora.

Participaram da cerimônia Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia; Solange Ribeiro, vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia; Frederico Candian, diretor-presidente da Neoenergia Brasília; João Paulo Baptista Rodrigues, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Neoenergia; o Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF e do CNJ; e Sandoval Feitosa, diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

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“A parceria com o STF, através da instalação de uma usina solar e a substituição de mais de 3.600 lâmpadas convencionais por LED, proporcionará uma economia estimada de R$ 255 mil por ano.
Nesta data, também celebramos importante convênio com o CNJ para estudo de viabilidade técnica de outras oportunidades”, afirma Eduardo Capelastegui. “É um orgulho para a Neoenergia poder contribuir com duas instituições tão relevantes, reforçando o seu compromisso com toda a sociedade brasileira”, finaliza o executivo.

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O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF e do CNJ, destacou a importância da medida e falou sobre o protagonismo dos dois órgãos na liderança do processo de transição energética no Poder Judiciário. “Nós já aprovamos uma resolução para que todos os tribunais façam um inventário das suas emissões, que tenham um plano de redução e de compensação dessas emissões, porque essa é uma luta que envolve toda a sociedade e, embora seja um problema local, ninguém está dispensado de fazer a sua parte.”

Investimento no Judiciário de R$ 6 milhões – Além do STF e do CNJ, o PEE da Neoenergia, nas cinco áreas de concessão da empresa, realiza outras parcerias com o Poder Judiciário para ações de eficiência energética. Nos últimos anos foram substituídas 80 mil lâmpadas por LED em 200 edificações e instalados 21 sistemas solares fotovoltaicos com capacidade somada de 800 kWp. Para isso, foram investidos mais de R$ 6 milhões. Neste momento, outras 15 edificações passam por análise de viabilidade técnica para instalação de mais 580 kWp.

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Balanço – Desde que assumiu a distribuição de energia no Distrito Federal, em março de 2021, a Neoenergia Brasília realizou uma série de ações de eficientização de órgãos do Governo Federal, como a Polícia Federal, Aeronáutica, Exército Brasileiro e a Universidade de Brasília (UnB).

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Nos últimos dois anos, por meio das parcerias com o poder público, a distribuidora substituiu mais de 150 mil lâmpadas ineficientes por modelos LED, 40% mais econômicos, além da implantação de 1 usina fotovoltaica (427,14 kWp). Por meio do Programa de Eficiência Energética da Aneel, a empresa também vem estimulando o consumo consciente, eficiente e seguro da energia elétrica para a população do DF. Nos últimos dois anos, mais de 30 mil famílias foram beneficiadas com mais de 135 mil lâmpadas.

Vantagens – O sistema fotovoltaico é uma fonte inesgotável de energia, uma vez que a produção é feita a partir da irradiação da luz solar, podendo ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior a radiação solar, maior a quantidade de eletricidade produzida. A iniciativa está alinhada e faz parte do compromisso da Neoenergia Brasília com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de 17 temas e 169 metas para o alcance de um mundo mais sustentável, conforme determinado pela Assembleia Geral das Nações Unidas da ONU. A instalação de painéis fotovoltaicos está diretamente ligado à ODS 7, que visa contribuir com uma energia acessível e limpa.

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Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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