Politica
“Nos reconhecemos em nossas histórias”, diz Doutora Jane em encontro com 400 integrantes do Movimento Junino
“Nós temos muito em comum. Nos reconhecemos em nossas histórias”, disse Doutora Jane em sua fala inicial aos cerca de 400 dançarinos de seis grupos de quadrilhas juninas do Itapoã, Paranoá, Taguatinga e São Sebastião.
Durante reunião neste domingo (13), a deputada distrital falou sobre a motivação para apoiar o movimento junino do Distrito Federal e a alegria de participar de uma cultura tão importante e histórica.
“Eu sou mulher preta, de comunidade pobre. Nós fazemos parte de um sistema. De um sistema que exclui pobre e preto, especialmente a mulher preta. E quando cheguei nesse espaço, espaço de fala e de poder, de deputada, eu olhei para a comunidade, eu enxerguei os projetos sociais e eu não perco de vista minha origem. É por isso que olho com todo cuidado para o movimento junino e para a cultura”, afirmou a deputada.
O encontro, que ocorreu na Quadra Coberta o Paranoá, contou as presenças de integrantes, diretores e presidentes dos grupos Arroxa o Nó (Paranoá), Pula Fogueira (Itapoã), Xamegar (Itapoã), Matulão (Taguatinga), Espalha Brasa (Paranoá) e Coisas da Roça (São Sebastião). Também participaram do evento os administradores do Itapoã, e do Paranoá, Luis Gustavo.
Para Jadson Castro, presidente da Arroxa o Nó, o apoio é essencial para o crescimento do movimento. “Agradecemos muito pois trabalhamos com pessoas carentes e o fomento faz muita diferença no trabalho que desenvolvemos com todos. E agradecemos não só o apoio ao movimento junino, mas ao esporte e à cultura em geral no Paranoá e Itapoã”.
Hellen Nere, vice-presidente e noiva da quadrilha Espalha Brasa disse à deputada que é importante quando alguém tem os olhos voltados para o movimento. “Toda sua ajuda, não só com o fomento, mas a sua representação, deputada, em toda a sociedade, faz muita diferença. Nós precisamos muito da senhora. Obrigada”, agradeceu.
Michaell Douglas, presidente da quadrilha Coisas da Roça lembrou as dificuldades que muitos já passaram para os ensaios e para as etapas das competições. “Muitas vezes o dançarino não tinha condição de comprar uma sandália para participar e hoje nós temos melhorado cada vez mais. Muito obrigada pelo apoio”, disse.
O administrador Luís Gustavo apontou a importância do movimento junino, afirmou que a administração do Paranoá está de portas abertas e parabenizou a deputada pela atenção dedicada aos grupos.
Doutora Jane aproveitou o encontro para reforçar sua parceria com o movimento junino do Distrito Federal. “Foi momento para falar sobre a cultura e sobre a grande importância do trabalho que as quadrilhas juninas fazem para o DF. Ouvi relatos emocionantes sobre o quanto o apoio do nosso mandato mudou a realidade dos grupos. Tive a certeza que meu papel de madrinha está sendo cumprido e sou orgulhosa por isso”, finalizou a parlamentar.
Fonte: Ascom Deputada Dra. Jane
Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.
Tel.: (61) 3411-1601/1044
FOTOGRAFIA
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Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)
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