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Politica

Outubro Rosa na UPA de Brazlândia promove um dia de conscientização e Cuidado

Publicado em

Autora Pollyana Cabral
Foto Marcus Vieira
Evento destaca a importância do autocuidado e oferece atividades para pacientes e colaboradores
Nesta quinta-feira (24), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brazlândia se transformou em um espaço de conscientização e acolhimento, durante o evento de conscientização do Outubro Rosa, organizado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). O dia foi marcado por palestras, depoimentos emocionantes, momentos de interação e cuidados para pacientes e colaboradores. A ação reforça a importância da prevenção do câncer de mama e do cuidado integral.
O evento realizado em conjunto com colaboradores de diversos setores da unidade, foi marcado pela união e o envolvimento de todos em trazer conscientização e esperança para pacientes e suas famílias. A abertura contou com a presença de autoridades como a administradora da cidade, Luciana Lima, o deputado distrital Iolando Almeida (MDB), além da gerente da UPA, Célia Maria e do coordenador médico da unidade, Dr. Eduardo Sousa. Uma oração em agradecimento foi ministrada pelo pastor Uelinton Urany. “Entidades como a UPA cuidam do corpo, e nós estamos aqui por fé. Que o Senhor os abençoe abundantemente”, declarou o pastor.
Célia Maria destacou a importância da mobilização coletiva para que o evento fosse um sucesso. “Foi lindo ver cada colaborador, de cada área, contribuindo para que essa celebração acontecesse de maneira tão especial. Isso reflete o compromisso da nossa equipe em ir além do atendimento técnico e promover o bem-estar de todos que passam por aqui”, ressaltou.
A administradora da cidade, destacou a importância de campanhas como essa para aproximar a comunidade dos serviços de saúde. “Esse tipo de ação vai muito além da conscientização sobre o câncer de mama. É uma forma de mostrarmos à população que estamos aqui para cuidar de todos com carinho e dedicação, criando um vínculo de confiança. A UPA de Brazlândia se transforma em um espaço acolhedor, onde a prevenção e o cuidado caminham juntos”.
O deputado Iolando Almeida, presente na ocasião, também elogiou a iniciativa e falou sobre o impacto positivo que as campanhas como essa têm na comunidade. “Esses eventos aumentam a conscientização sobre o câncer de mama e mostram como a saúde pode ser tratada de forma mais humanizada. Parabéns a todos que colaboraram e desenvolveram para que o Outubro Rosa fosse lembrado com tanto carinho nesta UPA”, declarou o parlamentar.
A fisioterapeuta pélvica Ana Paula, da Clínica Pelvic, realizou uma palestra sobre “O Empoderamento da Mulher”, abordando temas voltados para a oncologia e os cuidados pós-mastectomia e pós-histerectomia, como a incontinência urinária. “Esses momentos são fundamentais para fortalecer o cuidado com a saúde da mulher, não apenas na prevenção, mas também no tratamento e recuperação após procedimentos oncológicos”
Em seguida, três mulheres, Johana Hitomi, Selma Ferreira e Williane de Andrade, que venceram o câncer, compartilharam seus depoimentos emocionantes, incentivando todos os presentes a não descuidarem da própria saúde. “A fé e a esperança foram minhas companheiras nessa jornada. Hoje, estar aqui curada compartilhando minha história é uma vitória”, relatou uma das participantes.
A tarde foi dedicada aos colaboradores da UPA e aos pacientes. As fisioterapeutas Franciele Chaves e Maria Eloisa proporcionaram aos colaboradores momentos de relaxamento com ventosas e massagens. Para os pacientes, atividades lúdicas fornecidas pela equipe do programa Humanizar, o projeto Dose de Alívio que inaugurou no mês passado na UPA trouxeram leveza e interação, brincadeira com jogos de tabuleiros e dominó foram oferecidos e interagidos com os pacientes. Além disso, cortes de cabelo, maquiagem e higienização de unhas foram oferecidos por profissionais da cidade, proporcionando um momento de embelezamento.
“Esse evento é uma oportunidade única de lembrar que a saúde começa pelo autocuidado, tanto para os pacientes quanto para nós, profissionais. A interação e leveza traz intervalo ao ambiente hospitalar, que muitas vezes é pesado”, destacou Franciele. “Nós plantamos uma sementinha com o Outubro Rosa, e eu acredito que essa conscientização vai crescer e fazer a diferença na vida de muitos”, completou Célia Maria, gerente da UPA.
Assessoria de Comunicação

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Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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