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Palestras na CLDF orientam mulheres sobre como empreender

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      Foto: Divulgação/Secretaria da Mulher

“Empreendedorismo não têm gênero, mas devemos ter consciência de que há desigualdade”, alertou a distrital Paula Belmonte (Cidadania) na abertura do Empreendedorismo Feminino em pauta – Women Development Summit (WDS), realizado nesta quinta-feira (21) no auditório da Câmara Legislativa. A segunda edição do evento é uma iniciativa da deputada, que comanda a Frente Parlamentar do Empreendedorismo Feminino da Casa.

A programação gratuita ofereceu uma série de palestras sobre desafios de empreender e como aliar inovação e capacitação para apoiar a independência financeira e o fortalecimento dos negócios de mulheres. A atividade contou com a parceria do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (Cmec), presidido por Beatriz Guimarães, e a organização da empresária Paula Santana, da GPSIR Eventos.

Abertura 

“No Brasil, existem cerca de 29,8 milhões de empreendedores. Desses, 10 milhões são mulheres. O DF tem 410 mil empreendedores, sendo 140 mil mulheres”, contextualizou a diretora técnica do Sebrae-DF, Dina Ferraz, na mesa que abriu as atividades. Ao longo da tarde, o Sebrae disponibilizou técnicos para conversar com as empreendedoras sobre demandas bancárias, como acesso a crédito.

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Outro serviço foi detalhado pela diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Cecília Leite. Ela anunciou que a instituição trabalha no desenvolvimento de uma plataforma digital que vai reunir informações para orientar o empreendedorismo feminino. A previsão é lançar o sistema em março.

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Com base em iniciativas assim, Júlia Lucy – que foi distrital de 2019 a 2022 – identificou que o poder público deve garantir suporte para que as mulheres possam iniciar seus negócios. Desse modo, para Lucy, podem escapar do dilema entre construir uma carreira ou optar pela maternidade.

Participaram do momento inicial a co-fundadora do Sabin e presidente do Grupo Mulheres do Brasil do DF, Janete Vaz; além do presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do DF, Valdeci Machado, que também é vice-presidente das Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. O Executivo foi representado pela secretária de Estado da Mulher do DF, Giselle Ferreira, e pela secretária de Estado de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.

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Caminhos para empreender 

Na sequência, Rosilda Prates, do Grupo Mulheres do Brasil, aprofundou-se no uso de Inteligência Artificial (IA) e inovação nos negócios. Por meio de uma série de exemplos pessoais, demonstrou como a IA pode apoiar a tomada de decisão. Ainda refletiu sobre o conceito de inovar: “Não se trata de fazer algo tecnológico: é mudar e incrementar para entregar algo diferente”, sintetizou.

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Por sua vez, a especialista em cultura organizacional Nilima Bhat palestrou sobre o ‘capitalismo consciente’, ideia que desenvolveu por conceitos como o da ‘a jornada do herói’, de Joseph Campbell. “O empreendedor que você é equivale à pessoa que você é. Só mudando como pessoa haverá sucesso para o líder”, argumentou. Entre os pontos que se destacaram, Bhat discursou acerca de modelos de liderança associados ao feminino.

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Já Brunno Falcão abordou o ‘crescimento exponencial’, com diretrizes sobre como se sobressair no campo em que se escolheu trabalhar. “Se a gente quer mudar o mundo, a gente precisa mudar a maneira que ele funciona. Temos que sair de um plano de crescimento cartesiano e racional e quebrar esses trilhos, sair do linear”, discorreu.

Membros do Cmec ficaram à disposição, ao longo do dia, para esclarecer sobre pautas do segmento do empreendedorismo feminino no DF. Ao final, ganhadoras do Prêmio Mulher de Negócios do Sebrae-DF 2024 participaram de um painel no qual detalharam aspectos de seus negócios. Venceram Carol Star (categoria Microempreendedor Individual), Gabriela Speziali (Pequenos Negócios) e Ana Beatriz de Souza (Ciência e Tecnologia).

Assista o evento abaixo, registrado pela TV Câmara Distrital:

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Daniela Reis – Agência CLDF

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Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
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E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

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E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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