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Trump anuncia Susie Wiles como chefe de gabinete; veja cotados para governo

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ARQUIVOS) O ex-presidente dos EUA e candidato presidencial republicano Donald Trump cumprimenta sua gerente de campanha Susie Wiles (E) durante um evento na noite da eleição no Centro de Convenções de West Palm Beach em West Palm Beach, Flórida, em 6 de novembro de 2024. O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, nomeou sua gerente de campanha, Susie Wiles, como chefe de gabinete da Casa Branca em 7 de novembro de 2024, sua primeira nomeação importante desde que venceu a eleição desta semana. (Foto de Jim WATSON / AFP)

Nesta quinta-feira (7), ele anunciou sua primeira escolha: Susie Wiles, codiretora de sua campanha vitoriosa, será a chefe de gabinete

FERNANDA PERRIN
WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS)

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Confirmada a vitória de Donald Trump nas urnas, o foco da política americana passa agora a quem vai compor o seu governo. Uma enorme lista já circula, alimentada em boa medida pelos próprios interessados.

Nesta quinta-feira (7), ele anunciou sua primeira escolha: Susie Wiles, codiretora de sua campanha vitoriosa, será a chefe de gabinete. É a primeira mulher a ocupar o cargo na história.

“Susie Wiles acabou de me ajudar a conquistar uma das maiores vitórias da história americana, e foi parte integral das minhas campanhas vitoriosas de 2016 e 2024”, disse o republicano, em nota.

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Wiles é vista como a grande força por trás do caráter mais disciplinado e organizado da última campanha do empresário, uma diferença substancial em comparação com o caos que marcou os intentos de 2016 e 2020. Sua experiência em Washington, porém, é exígua e data de décadas atrás. Ela trabalhou na capital americana durante o governo Ronald Reagan (1981-1989) e para o deputado de Nova York Jack Kemp (1987-1989).

Agora, ela terá a missão de supervisionar o dia a dia da Casa Branca, uma tarefa difícil para seus antecessores sob Trump. No primeiro mandato, o empresário teve quatro chefes de gabinete –entre eles, John Kelly, que às vésperas do pleito chamou o ex-chefe de fascista em entrevistas a veículos americanos.

O ex-presidente preferiu não entrar em detalhes sobre suas escolhas durante a campanha, criando um terreno fértil para todo tipo de especulação. É um cenário diferente, porém, do de 2016, quando Trump ainda não tinha experiência com a máquina pública e montou um quadro às pressas -e que passou por alta rotatividade depois.

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Agora, o presidente eleito quer usar suas nomeações para recompensar seus aliados mais leais nos últimos anos, especialmente aqueles que permaneceram fiéis quando sua carreira política parecia encerrada. E, depois de reclamar publicamente que seus subordinados resistiam às suas ordens, outro critério fundamental é obediência.

Um dos focos é Elon Musk, um dos poucos nomes que o republicano afirmou publicamente nos últimos meses que poderia ter um papel em seu governo. O bilionário sugeriu a criação de um departamento de eficiência governamental, cuja função seria enxugar o orçamento federal revisando os gastos da máquina pública.

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No entanto, assumir uma função formal na administração ensejaria problemas de conflito de interesse, dado negócios de Musk e seus contratos com agências governamentais. A SpaceX, por exemplo, tem parcerias com a Nasa e uma série de departamentos, como o de Defesa e o de Estado. Assim, um caminho para o bilionário seria ocupar um cargo de conselheiro da Casa Branca.

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Outro raro nome citado por Trump foi o de Robert Kennedy Jr. O ex-candidato independente à Presidência tornou-se um fervoroso apoiador do republicano e vem, ele próprio, afirmando em entrevistas que deve ter um espaço ligado à saúde no governo.

Em seu discurso de vitória, o empresário disse que Kennedy Jr. vai tornar “a América saudável de novo”, sem especificar uma função. O advogado ambiental é conhecido por suas posições contrárias à vacinação, à adição de flúor à água e ao que chama de “epidemia de doenças crônicas”.

Seu nome é cotado para o Departamento de Saúde ou de Agricultura. Outra possibilidade é que assuma uma função de conselheiro para temas de saúde, vinculado à Casa Branca.

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Ex-integrantes do primeiro governo Trump também devem voltar ao governo. Mike Pompeo, por exemplo, ex-secretário de Estado, pode reassumir a pasta ou ser alocado para a de Defesa. Sua indicação, se confirmada, sinaliza um apoio forte a Israel.

Mas há outros candidatos ao Departamento de Estado. Um nome forte é Ric Grenell, um dos principais conselheiros de política externa do ex-presidente. Grenell foi diretor de inteligência nacional interno no primeiro mandato. Ele também é cotado para conselheiro de segurança nacional.

Outra opção é Marco Rubio. O senador da Flórida foi um dos principais candidatos ao cargo de vice, e é conhecido por suas posições duras em relação a Cuba e ao Irã, mas sinalizou uma postura mais flexível sobre Ucrânia.

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Há uma série de nomes circulando para o Tesouro: o bilionário gestor de fundos John Paulson, o investidor Scott Bessent e o CEO da Cantor Fitzgerald, Howard Lutnick -também codiretor da transição de Trump. Em comum, os três são favoráveis à desregulação, cortes de impostos e imposição de tarifas sobre importações, em linha com o presidente eleito.

Um dos focos do republicano é o comando do Departamento de Justiça. Em seu primeiro mandato, Trump reclamou que a pasta resistia às suas ordens e, durante a campanha, acusou-a de perseguição -dois dos processos criminais movidos contra ele vieram desse departamento, representado pelo conselheiro especial Jack Smith.

Trump prometeu vingança nos últimos meses -tanto contra Smith, que já disse que vai demitir, quanto contra seus críticos, usando o poder da pasta. Os principais cotados são Jeff Clark, Mike Lee e John Ratcliffe. Clark é um dos réus no processo que tramita contra Trump na Geórgia por tentar reverter sua derrota na eleição de 2020, e sua atuação na época para manter o republicano no poder lhe rendeu uma recomendação para perder o direito de advogar por dois anos.

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Lee também esteve envolvido nos esforços para barrar a transferência de poder para Joe Biden após a eleição de 2020. Antes disso, chegou a ser cotado para uma vaga na Suprema Corte. Ratcliffe, por sua vez, foi diretor de inteligência nacional no final do primeiro mandato de Trump, acusado por críticos de politização do setor.

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Outra pasta que deve ter papel proeminente sob Trump é a de Segurança Nacional, responsável pela política migratória do país. O republicano priorizou o tema em sua campanha, colocando deportações em massa e segurança na fronteira entre suas principais promessas.

Entre os cotados estão Mark Morgan, que chegou a ocupar posições de segundo escalão no departamento sob Obama e Trump, assim como Thomas Homan, outro nome em consideração. Homan defendeu a política de separação de famílias de Trump.

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O Departamento de Interior é outro alvo de Trump, dado seu papel na política energética americana.

Durante a campanha, o republicano prometeu impulsionar a exploração de petróleo, acelerando licenças e recuando de regulações implementadas por Biden.

Para chefiar a pasta, um dos nomes circulando é o do governador da Dakota do Norte, estado que é o terceiro maior produtor de petróleo dos EUA, Doug Burgum. Ele chegou a disputar a nomeação republicana contra Trump e depois foi cotado para vice.

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O empresário Vivek Ramaswamy, que também disputou a nomeação do partido e depois tornou-se um dos apoiadores mais vocais do republicano, também deve ter algum papel no governo, mas ainda não está claro qual seria. Burgum, por sua vez, também estaria sendo considerado para secretário de Energia, e de olho na pasta de Estado.

Outra opção para Interior é Katharine MacGregor, número dois da pasta durante o primeiro governo Trump. É uma das poucas mulheres cotadas para o primeiro escalão do governo.

Outra é a deputada Elise Stefanik, que ganhou projeção nacional ao pressionar reitoras de universidades de elite sobre antissemitismo, na época dos grandes protestos pró-Palestina nas instituições americanas.

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Stefanik é vista como uma opção para o Departamento de Educação –se a pasta continuar existindo–, mas estaria pessoalmente de olho no cargo de embaixadora dos EUA na ONU.

Fonte: Jornal de Brasilia

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Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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