Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Saúde

Burnout vai além do trabalho e exige atenção urgente à saúde física e emocional

Publicado em

Dra. Matilde Sposito. Foto: Divulgação

A médica fisiatra Prof.ª Dra. Matilde Sposito, especialista em bloqueios neuroquímicos, compara o distúrbio a um disjuntor que desarma quando há sobrecarga: um mecanismo de proteção do corpo diante do esgotamento extremo

Aline Teixeira

Advertisement

Muitas vezes associado apenas ao excesso de trabalho, o Burnout é, na verdade, um colapso físico e mental que pode ser desencadeado por diversas pressões — não apenas profissionais. A médica fisiatra Prof.ª Dra. Matilde Sposito, especialista em bloqueios neuroquímicos, compara o distúrbio a um disjuntor que desarma quando há sobrecarga: um mecanismo de proteção do corpo diante do esgotamento extremo.

“Burnout não é só sobre o ambiente profissional. É uma falência da energia vital, que pode vir de pressões familiares, autocobrança, padrões inalcançáveis ou tudo isso ao mesmo tempo”, explica a médica, que atende em Sorocaba (SP).

Entre os principais sintomas estão:

Advertisement
  • Cansaço físico e mental intensos
  • Dores frequentes
  • Insônia
  • Irritabilidade
  • Ansiedade
  • Sensação de impotência
  • Sintomas depressivos
Leia Também:  Mês das Mães no HBDF: Momentos especiais de cuidado e bem-estar para as colaboradoras

O tratamento deve ser multidisciplinar e personalizado. Na área da fisiatria, o foco está nas consequências físicas, como dores crônicas e fadiga, aliando fisioterapia, técnicas respiratórias e práticas integrativas para ajudar o corpo e a mente a se reorganizarem.

“É preciso olhar para o Burnout com seriedade. Ignorar os sinais pode comprometer a saúde de forma duradoura. Por isso, buscar ajuda especializada é fundamental para retomar o equilíbrio e a qualidade de vida”, conclui Matilde.

Saiba mais sobre o universo da Fisiatria no site www.dramatildesposito.com.br

Fonte: Jornal de Brasilia

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

Saúde

IgesDF reforça ética e integridade na UPA do Riacho Fundo com Projeto Café com Compliance

Published

on

Autora Pollyana Cabral
Foto Divulgação/ IgesDF
Equipe do Instituto visita unidade de saúde para orientar lideranças e fortalecer a cultura de conduta ética e respeito nas relações de trabalho
Por Pollyana Cabral
Nesta quinta-feira (16), a UPA do Riacho Fundo recebeu uma visita especial da Coordenação de Governança e Integridade do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). A ação faz parte do Projeto Café com Compliance, iniciativa que visa reforçar o Programa de Integridade da instituição, alinhando equipes às políticas internas e ao Código de Ética e Conduta.
“O compromisso da gestão é um alicerce do Programa de Integridade do Instituto. O Café com Compliance é um momento de reforçar a temática, bem como compartilhar experiências e orientações”, afirma Eduardo Corrêa, Coordenador de Governança e Integridade do IgesDF.
A visita integra a Semana de Compliance, Controle Interno e Transparência do IgesDF, que tem como propósito consolidar uma cultura de ética e integridade, destacando a importância do cumprimento das normas institucionais.
“A visita da equipe à UPA do Riacho Fundo reforçou o compromisso da unidade com a ética, a integridade e o respeito nas relações de trabalho, promovendo um importante momento de orientação e alinhamento entre as lideranças sobre condutas, políticas institucionais e mediação de conflitos”, destaca Carolina Gomes, Gerente da UPA do Riacho Fundo.
Sobre o programa
O Programa de Integridade e Governança do IgesDF atua para promover a ética, a integridade e a transparência em todas as unidades do Instituto. Entre suas atribuições estão o fortalecimento do Código de Ética e Conduta, o suporte à alta gestão e a implementação de treinamentos e orientações que garantam o cumprimento das normas institucionais.
É um pilar de treinamento e comunicação do Programa de Integridade e prevê visitas a todas as unidades do Instituto, garantindo que todos os colaboradores recebam orientação contínua sobre boas práticas de conduta e ética.
“Nosso objetivo é consolidar uma cultura de integridade em todas as unidades do Instituto. Esse programa de conformidade e boas práticas é uma oportunidade de orientar, esclarecer e reforçar boas condutas entre as equipes”, afirma Eduardo Corrêa, Coordenador de Governança e Integridade do IgesDF.
Assessoria de Comunicação

imprensa@igesdf.org.br

( 61 3550-9281
Atendimento à imprensa: Segunda a sexta – 8h às 18h
Sábados, domingos e feriados – 9h às 17h

Acesse: https://igesdf.org.br/

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  O Cerrado brasileiro pede socorro
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA