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Saúde

Núcleo da Ouvidoria do HRSM realiza treinamento com profissionais assistenciais e administrativos do hospital

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Objetivo foi otimizar a comunicação interna e fortalecer o suporte aos usuários do SUS
Jurana Lopes
Nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, os colaboradores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participaram do Treinamento Ouvidoria IN LOCO, promovido pelo Núcleo da Ouvidoria, que procura a otimização da comunicação interna, o fortalecimento do suporte aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e a orientação eficaz sobre o papel fundamental da Ouvidoria no contexto hospitalar. O público-alvo foram colaboradores assistenciais e administrativos do HRSM.
“Este treinamento é extremamente importante, pois contribui para melhoria na comunicação interna, esclarecimentos sobre o papel da Ouvidoria e abordagem de temas relevantes como a comunicação respeitosa e resolução de conflitos”, explica a chefe do Núcleo da Ouvidoria do HRSM, Fabrícia Morais.
Participaram do Treinamento Ouvidoria IN LOCO o serviço de enfermagem do pronto-socorro adulto e o serviço de enfermagem do pronto-socorro infantil. A organização das turmas foi feita pelas chefes assistenciais Mariane Xavier e Layana Lopes, que apoiaram a iniciativa. Foram oito turmas distribuídas nos três dias, abrangendo os horários da manhã, tarde e noite para que todas as equipes pudessem participar.
“Tem sido uma experiência gratificante e inspiradora estreitar o contato com os colaboradores por meio do Treinamento Ouvidoria IN LOCO. Observamos um acolhimento genuíno das equipes à nossa presença, o que reforça a importância do diálogo aberto e construtivo. Sentimo-nos honrados em contribuir para o fortalecimento da comunicação interna no HRSM, promovendo um ambiente mais integrado e colaborativo”, destacou Fabrícia.
O assessor técnico do Núcleo de Ouvidoria do HRSM, João Paulo Farias, destaca o engajamento dos profissionais de enfermagem do pronto-socorro adulto e pediátrico.
“Foram extremamente receptivos e a troca de informações foi muito produtiva, as equipes participaram com afinco e dedicação, fazendo perguntas, tirando suas dúvidas, o treinamento ajudou a desenvolver ainda mais a capacidade do atendimento humanizado em cada profissional. Para mim, foi um momento de grande troca e crescimento com esses profissionais extraordinários”, afirmou.
Dentre os benefícios alcançados com o Treinamento Ouvidoria IN LOCO estão: melhoria na comunicação interna, canalização das queixas e sugestões dos colaboradores, promovendo um ambiente de comunicação aberta, auxílio dos colaboradores na indicação do local de atendimento da Ouvidoria.
Além disso, os colaboradores poderão agir de forma propositiva, sugerindo melhorias nos serviços e processos da unidade hospitalar; e também incentiva a cultura do elogio e reconhecimento de ações relevantes para o bom andamento do trabalho e rotina diária.
Fotos: Divulgação/IgesDF
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Saúde

Uso de cotonete pode causar problemas auditivos, alerta especialista

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Crédito: Imagem de freepik

Médica explica como higienizar os ouvidos de forma segura e evitar complicações

O cotonete ainda é muito usado por quem acredita que ele ajuda na higiene dos ouvidos, mas o hábito pode trazer mais riscos do que benefícios. De acordo com a Dra. Priscilla Rego Barros da Silveira, médica otorrinolaringologista do HOPE – Hospital de Olhos de Pernambuco, a forma correta de higienizar os ouvidos não envolve o uso desse tipo de haste.
“A limpeza deve ser feita durante o banho, de maneira simples e segura. Basta colocar sabonete no dedo indicador e passar nas orelhas. Depois, ao enxaguar a cabeça, passar novamente o dedo. Fora do banho, é suficiente enxugar a região com a toalha”, explica a especialista.
O cerúmen, conhecido como cera do ouvido, é um mecanismo natural de proteção. Ele impede a entrada de poeira, sujeira e até micro-organismos. “O cotonete pode irritar a mucosa e, em vez de retirar, empurrar a cera para dentro, causando a sensação de ouvido tampado e até uma diminuição temporária da audição”, alerta a médica. Além disso, o uso inadequado pode provocar lesões sérias, como ferimentos na parede do canal auditivo ou até perfuração do tímpano.
Segundo a Dra. Priscilla, não há necessidade de limpar o ouvido internamente no dia a dia. “A limpeza diária no banho é suficiente. Esse cuidado simples já garante saúde e proteção ao ouvido”, reforça.
Em alguns casos, no entanto, pode haver acúmulo de cerúmen que precisa de atenção médica. “Quando o paciente sente uma sensação de plenitude, como se o ouvido estivesse tampado, ou percebe diminuição da percepção auditiva, é importante procurar um otorrinolaringologista. Só o especialista poderá avaliar e indicar o procedimento adequado, que pode ser lavagem, aspiração ou curetagem”, afirma a Dra. Priscilla.
O uso frequente de fones de ouvido também pode favorecer o problema. “Os fones funcionam como cotonetes, empurrando a cera e irritando a mucosa auricular”, explica a médica.
A orientação final da especialista é clara: nada de improvisos ou objetos dentro do ouvido. “A limpeza diária é simples e eficiente. Se houver acúmulo de cera, sempre busque um profissional habilitado para avaliar e tratar da forma correta”, finaliza a Dra. Priscilla Rego Barros da Silveira, médica otorrinolaringologista do HOPE – Hospital de Olhos de Pernambuco.

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