Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Saúde

UPAs do DF reforçam assistência no atendimento de complicações da diabetes

Publicado em

 

Especialistas do IgesDF explicam quando procurar atendimento e como evitar agravamentos
Por Ivan Trindade
Às vésperas do Dia Nacional do Diabetes, celebrado nesta sexta-feira (26), especialistas alertam que reconhecer os sinais de descompensação da doença e procurar atendimento rapidamente pode evitar complicações graves. Entre janeiro e maio deste ano, as 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) atenderam 604 pacientes com diabetes e complicações relacionadas à doença.
As UPAs têm papel fundamental no atendimento de urgência a pacientes que apresentam alterações agudas da glicemia, como hipoglicemia, hiperglicemia e cetoacidose diabética. Nesses casos, a assistência rápida permite estabilizar o quadro clínico e, quando necessário, encaminhar o paciente para unidades de maior complexidade.
Foi exatamente essa assistência que fez a diferença para Jorge Chaves, 46 anos. Nesta semana, ele procurou a UPA de Vicente Pires após apresentar um quadro de cetoacidose diabética, uma complicação grave da doença que exige atendimento imediato.
“Sou uma pessoa com diabetes e precisei buscar ajuda na UPA de Vicente Pires por causa de uma emergência causada pela doença. Fui atendido rapidamente por profissionais preparados, que logo iniciaram o tratamento. Em momentos como esse, procurar uma UPA faz diferença”, relata.
Segundo o gerente da unidade, Jackson Teixeira, os quadros mais frequentes estão relacionados às alterações agudas da glicemia. Pacientes costumam procurar atendimento após apresentarem sintomas como fraqueza intensa, tonturas, náuseas, vômitos, sonolência ou mal-estar.
“Quanto mais cedo ocorre a assistência, maiores são as chances de estabilização clínica e recuperação do paciente”, destaca.
As UPAs integram uma rede de cuidado que funciona de forma articulada. Após a avaliação e o tratamento inicial, os pacientes podem receber alta com orientações ou, quando necessário, ser encaminhados para hospitais de maior complexidade.
“As unidades têm papel estratégico porque garantem a estabilização dos quadros agudos e contribuem para a continuidade do cuidado dentro da rede pública de saúde”, acrescenta o gestor.
Atendimento integrado
A nutricionista da UPA de Vicente Pires, Bruna Pires, conhece essa realidade de dois lados. Além de profissional de saúde, ela também convive com o diabetes.
“O acompanhamento adequado, a alimentação equilibrada, o uso correto das medicações e o monitoramento da glicemia são fundamentais para manter a qualidade de vida e prevenir complicações”, afirma.
Bruna observa que muitos pacientes chegam às unidades assustados e inseguros diante de uma descompensação da doença. Por isso, o acolhimento é tão importante quanto o tratamento clínico.
“Muitas vezes, a pessoa precisa de orientação e tranquilidade para entender o que está acontecendo e quais serão os próximos passos do cuidado”, ressalta.
Em Brazlândia, a coordenadora de enfermagem da UPA, Rayane Pergentino, explica que as ocorrências mais frequentes atendidas pelas equipes são episódios de hipoglicemia, hiperglicemia e complicações relacionadas ao pé diabético, condição que pode provocar perda de sensibilidade nos pés, dificultar a cicatrização e aumentar o risco de infecções.
Segundo ela, reconhecer os sinais de alerta e buscar ajuda rapidamente pode evitar agravamentos.
“Quanto mais cedo a descompensação é identificada e tratada, maiores são as chances de evitar complicações e restabelecer o equilíbrio do organismo com segurança”, pontua.
Embora as UPAs sejam responsáveis pelo atendimento dos quadros agudos e emergenciais, o acompanhamento contínuo do diabetes é realizado principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), geridas pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), onde os pacientes recebem acompanhamento multiprofissional, orientações e monitoramento regular da doença.
“Manter o tratamento conforme orientação da equipe de saúde, monitorar a glicemia regularmente e adotar hábitos saudáveis continuam sendo as principais formas de prevenir complicações. Ainda assim, quando surgem sinais de descompensação, as UPAs permanecem preparadas para oferecer assistência rápida e qualificada”, conclui Rayane.

 

Leia Também:  Governador Ibaneis Rocha inaugura novo complexo viário do Riacho Fundo

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Entretenimento

CLDF realiza sessão solene em homenagem ao Programa Bombeiro Amigo do CBMDF

Published

on

 

Iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal é voltada à promoção da qualidade de vida da população idosa

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, nesta quinta-feira (25), a partir das 15h, sessão solene em homenagem ao Programa Bombeiro Amigo, iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) voltada à promoção da qualidade de vida da população idosa. O evento foi proposto pelo deputado Roosevelt Vilela (PL) e reconhece a relevância social do programa para o DF.

Advertisement

De acordo com o parlamentar, a iniciativa desempenha um papel fundamental no acolhimento e na proteção de idosos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva. “O Programa Bombeiro Amigo constitui uma das mais relevantes iniciativas de caráter social promovidas pela corporação, voltada especialmente à valorização, proteção e promoção da qualidade de vida da população idosa do Distrito Federal”, destaca.

Ainda segundo o distrital, o trabalho desenvolvido pelos bombeiros também reforça o compromisso institucional da corporação com o bem-estar coletivo. “A atuação dos militares envolvidos evidencia o compromisso do CBMDF não apenas com a proteção da vida em situações de emergência, mas também com a promoção do bem-estar social, da cidadania e da dignidade humana”, pontua.

Leia Também:  A luta contra o alcoolismo ganha força no horário nobre da TV com "Vale Tudo"

A solenidade homenageará tanto os membros da corporação envolvidos com o programa quanto os idosos atendidos pela iniciativa. O evento ocorre no auditório da CLDF e será aberto ao público.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA