Social
Balé do Basileu França, unidade do Governo de Goiás, vai representar o Brasil em festival internacional na Turquia

Apresentações que serão levadas ao país euro-asiático poderão ser vistas pelo público goiano no próximo dia 11, no Teatro Escola Basileu França. Entrada é apenas 1kg de alimento não perecível
A Cia Jovem da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França representará o Brasil na Turquia nos próximos dias 17 e 18 de agosto. O grupo de alunos da escola técnica mantida pelo Governo de Goiás foi convidado para se apresentar no Bodrum Bale Festivali, festival internacional de balé do país euro-asiático, com espetáculos inéditos.
Diretor-geral do Turkish State Opera and Ballet, Tan Sağtürk, diz que os bailarinos do Basileu França vão “adicionar cor ao festival com o repertório requintado que eles apresentarão combinando passos de tango e balé”. A Cia Jovem apresentará as obras “Capricho”, “Ginga” e “A Fuego Lento”, que prometem encantar o público com coreografias que exaltam a elegância e a riqueza cultural do Brasil.
“Goiás tem hoje a melhor escola de ensino profissionalizante em artes da América Latina e a prova disso é que recebemos convites de vários países. Nosso balé, que venceu 33 prêmios nos principais festivais de balé do mundo apenas no último um ano e meio, chegou recentemente da Itália, onde se apresentou no fim de julho, e já vai para a Turquia. Isso é resultado de uma política pública séria feita pelo Governo de Goiás”, diz o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
Diretora artística do espetáculo, Simone Malta destaca a importância do convite: “Apresentar nossas obras na Turquia é um reconhecimento do talento e dedicação dos nossos bailarinos. É uma honra representar Goiás e o Brasil internacionalmente”. Simone acredita que essas apresentações são um marco significativo na carreira dos bailarinos e na promoção da cultura brasileira no exterior.
Estreia
As apresentações dos balés que serão levados à Turquia poderão ser vistas pelo público goiano no próximo domingo (11/8), no Teatro Escola Basileu França, no Setor Universitário, em Goiânia. A apresentação começa às 19h. A entrada é gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível e os ingressos podem ser resgatados pelo link abre.go.gov.br/turneturquia.
“Capricho”, de Ricardo Amarante, oferece uma coreografia sofisticada, enquanto “Ginga”, de Binho Pacheco, aborda a cultura brasileira através da linguagem neoclássica e contemporânea. “A Fuego Lento”, também de Ricardo Amarante, destaca-se pela sensualidade e exigência técnica dos bailarinos.
A Cia Jovem Basileu França integra a Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, unidade de ensino técnico profissionalizante mantida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021 é gerida, por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Serviço
Assunto: Cia Jovem Basileu França apresenta Turnê Turquia 2024
Quando: 11 de agosto de 2024 (domingo), às 19h
Onde: Teatro Escola Basileu França – Av. Universitária, 1750 – Setor Leste Universitário, Goiânia (GO)
Entrada gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível – abre.go.gov.br/turneturquia
Fotos: Cinthia Oliveira
Legenda: Balé do Basileu França vai apresentar obras “Capricho”, “Ginga” e “A Fuego Lento” em Goiás e na Turquia
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás

Social
Sanutrin agora atende três das maiores escolas bilíngues de São Paulo

Com expansão, empresa passa a servir refeições com sabor e qualidade para mais de 30 mil estudantes diariamente
A Sanutrin iniciou, neste mês de agosto, operações em três das maiores escolas bilíngues de São Paulo: Brazilian International School (BIS), em Indianópolis; Graded School – The American School of São Paulo, no Morumbi, e o Colégio Aurum, em Jundiaí.

No processo de implantação do modelo nessas novas escolas, há mudanças na rotina, como almoços temáticos, alterações no visual e na decoração do restaurante, cardápios típicos em datas especiais e atenção à acessibilidade no atendimento, como a compra de lanches na cantina através do reconhecimento facial, além do atendimento às restrições alimentares. Há também um cronograma de aulas e palestras, incluindo o “Sanutrin Experience”, um encontro com as famílias para apresentar o perfil do serviço e proporcionar vivências práticas, além de bate-papos sobre os desafios na alimentação escolar.
Pesquisas recentes apontam que práticas de alimentação saudável contribuem para a formação de hábitos positivos desde cedo, impactando diretamente no desempenho e bem-estar dos estudantes. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que a escolha de alimentos mais nutritivos favorece o desenvolvimento cognitivo e aumenta a concentração em sala de aula.
Em vista disso, hoje, mais de 40 escolas são atendidas em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde são oferecidas cerca de 180 mil refeições mensais. O foco está em instituições de período integral, onde a alimentação de qualidade faz parte do cotidiano. Para isso, a atuação tem como base pilares que passam pela qualidade e segurança dos alimentos, soluções inovadoras e customizadas, atendimento individualizado e educação voltada à nutrição e sustentabilidade, fatores que influenciam a decisão das famílias na escolha da matrícula.
Em todo o processo, há uma seleção rigorosa de ingredientes e fornecedores. A estrutura de armazenamento e transporte é adequada e a equipe passa por capacitação periódica. Os espaços de alimentação são planejados, com conceito de restaurante moderno, cores atrativas e mobiliário adequado à faixa etária dos estudantes. Elementos que dialogam com a cultura e a essência de cada escola reforçam a experiência lúdica, enquanto os alimentos são apresentados de forma criativa, estimulando a autonomia alimentar e o aprendizado. Muitos dos pratos servidos são criações do renomado chef Felipe Bronze.
A expansão da rede integra a estratégia de crescimento da empresa, que reformulou a marca nos últimos anos e ampliou seu alcance para outros estados. Ryung comenta que a chegada às novas instituições superou as expectativas, evidenciando que a educação alimentar tem ganhado espaço nas prioridades pedagógicas. “O início dos trabalhos nessas escolas reforça que nosso modelo é eficaz e desejado. Estamos ajudando a construir uma cultura alimentar positiva, que vai além da sala de aula, isso inclusive é um dos nossos valores”, conclui.
Ryung Hee Cho – Diretora de Novos Negócios da Sanutrin
Nutricionista e pós-graduada em vigilância sanitária, é Diretora de Novos Negócios da Sanutrin. Atua com alimentação escolar há mais de 20 anos, em funções gerenciais e executivas em escolas de referência nacional. Focada na excelência, alia a liderança humanizada à uma visão aprofundada em negócios.
Sobre a Sanutrin
A Sanutrin é especializada em refeições para estudantes, promovendo hábitos alimentares saudáveis e escolhas conscientes desde a infância, e está presente hoje em mais de 40 escolas de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Sua atuação se baseia nos pilares da qualidade e segurança dos alimentos, soluções inovadoras e customizadas, atendimento individualizado e acolhedor e educação alimentar e sustentabilidade.
-
Saúde7 dias ago
Uso de cotonete pode causar problemas auditivos, alerta especialista
-
Diversas7 dias ago
Mutirão do Eletrônico 2025 entra na fase prática
-
Politica4 dias ago
Ex-ministra de Bolsonaro Cristiane Britto faz ato profético e pede anistia em manifestação no DF
-
Esporte4 dias ago
Sicoob anuncia patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila