Social
Caixa Cultural Brasília apresenta Áurea Martins, com o Show Senhora das Folhas
 
																								
												
												
											Álbum “Senhora das Folhas”, indicado ao Grammy Latino 2022, traz o universo das rezadeiras e benzedeiras, com canções que homenageiam o poder feminino curador
A CAIXA Cultural Brasília apresenta, nos dias 28, 29 e 30 de março, o show “Senhora das Folhas” da cantora Áurea Martins. O espetáculo traz as canções do álbum homônimo, que homenageia o poder feminino curador e mergulha no universo do sagrado feminino. O repertório transita da canção medieval até o coco de roda, passando por canto indígena e sambas e ainda traz canções de artistas contemporâneos, como Projota, Flaira Ferro e Arlindo Cruz.
Sob a magistral direção musical do renomado multi-instrumentista e cantor Lui Coimbra, os tradicionais cânticos do sertão mineiro e os benditos de inspiração medieval são revestidos de uma roupagem luxuosa e camerística, onde a viola caipira, o violoncelo e a viola da gamba se entrelaçam em harmonias de rara beleza. Na banda, Lui Coimbra assume o violoncelo, o violão, a rabeca, o charango andino e os vocais, sendo acompanhado por Fred Ferreira, que se destaca na viola, nas guitarras e também nos vocais. O experiente Marcos Suzano assume o pandeiro e percussão. Pedro Aune, com seu contrabaixo acústico, e André Gabeh na voz, completam o conjunto de excelência que, juntos a talentosíssima cantora Áurea Martins, elevam a experiência musical do espetáculo.
 
  
  
Ficha Técnica:
Áurea Martins: voz
Lui Coimbra: violoncelo, violões, rabeca e charango
Fred Ferreira: violas e guitarras
Marcos Suzano: pandeiro e percussões
Pedro Aune: contrabaixo
André Gabeh: vocais
Direção Artística e de Produção: Renata Grecco
Direção Musical: Lui Coimbra
Arranjos: Lui Coimbra, Fred Ferreira, Alfredo Del Penho
Figurino Áurea Martins: Ronaldo Fraga
Iluminação: Kátia Barreto
Som: Carlos Rocha
Produção executiva: Cibele Lopes
Realização Aquarela Carioca Produções Artísticas
SERVIÇO:
[Música] Áurea Martins – show Senhora das Folhas
Local: Teatro da CAIXA Cultural Brasília – Setor Bancário Sul Q. 4|Lotes 3/4 – Asa Sul, Brasília (DF)
Datas: Sexta, 28/03, e sábado, 29/03, às 20h | Domingo, 30/03, às 19h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
início das vendas em 22/03, pelo site Bilheteria Cultural
Duração: 80 minutos
Classificação Indicativa: livre
Meia-entrada: clientes CAIXA e outros casos previstos por lei e Horário de funcionamento da bilheteria: terça a sexta e domingo, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 21h”.
Abertura das Vendas: às 9h, na bilheteria do teatro; às 13h, no site da Bilheteria Culturaleia-entrada: clientes CAIXA e outros casos previstos por lei e de funcionamento da bilheteria: terça a sexta e domingo, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 21h”.
Abertura das Vendas: às 9h, na bilheteria do teatro; às 13h, no site da Bilheteria CulturalMeia-entrada: clientes CAIXA e outros casos previstos por lei e Horário de funcionamento da bilheteria: terça a sexta e domingo, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 21h”.
Abertura das Vendas: às 9h, na bilheteria do teatro; às 13h, no site da Bilheteria Cultural
lientes CAIXA e outros casosprevistos por lei e Horário de funcionamento da bilheteria: terça asexta e domingo, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 21h”. Abertura das Vendas: às 9h, na bilheteria do teatro;às 13h, no site da Bilheteria Culturallientes CAIXA e outros casosprevistos por lei e Horário de funcionamento da bilheteria: terça asexta e domingo, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 21h”. Abertura das Vendas: às 9h, na bilheteria do teatro;às 13h, no site da Bilheteria Culturallientes CAIXA e outros casosprevistos por lei e Horário de funcionamento da bilheteria: terça asexta e domingo, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 21h”. Abertura das Vendas: às 9h, na bilheteria do teatro;às 13h, no site da Bilheteria Culturallientes CAIXA e outros casosprevistos por lei e Horário de funcionamento da bilheteria: terça asexta e domingo, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 21h”. Abertura das Vendas: às 9h, na bilheteria do teatro;às 13h, no site da Bilheteria Culturallientes CAIXA e outros casosprevistos por lei e Horário de funcionamento da bilheteria: terça asexta e domingo, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 21h”. Abertura das Vendas: às 9h, na bilheteria do teatro;às 13h, no site da Bilheteria Culturallientes CAIXA e outros casosprevistos por lei e Horário de funcionamento da bilheteria: terça asexta e domingo, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 21h”. Abertura das Vendas: às 9h, na bilheteria do teatro;às 13h, no site da Bilheteria Culturallientes CAIXA e outros casosprevistos por lei e Horário de funcionamento da bilheteria: terça asexta e domingo, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 21h”. Abertura das Vendas: às 9h, na bilheteria do teatro;às 13h, no site da Bilheteria Culturallientes CAIXA e outros casosprevistos por lei e Horário de funcionamento da bilheteria: terça asexta e domingo, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 21h”. Abertura das Vendas: às 9h, na bilheteria do teatro;às 13h, no site da Bilheteria Cultural
lientes CAIXA e outros casosprevistos por lei e Horário de funcionamento da bilheteria: terça asexta e domingo, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 21h”. Abertura das Vendas: às 9h, na bilheteria do teatro;às 13h, no site da Bilheteria Cultural
clientes CAIXA e outros casos previstos por lei e Horário de funcionamento da bilheteria: terça a sexta e domingo, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 21h”.
Abertura das Vendas: às 9h, na bilheteria do teatro; às 13h, no site da Bilheteria CulturalAssessoria de Imprensa da CAIXA
(61) 3206-1056 / 4651 / 6352
Caixa Notícias | Instagram CAIXA | imprensa@caixa.gov.br
| 
 | 
 
																	
																															Social
Na Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF
 
														De outubro a novembro, projeto de arte-educação transforma a rotina escolar em experiência sensorial com mediação, espetáculo teatral e laboratório de musicalização.
Do campo ao ensino especial, seis escolas do DF recebem o projeto Na Trilha do Teatro para fazer do horário de aula um encontro com o riso, a curiosidade e o som do próprio corpo. Voltado a crianças de 6 a 10 anos, o programa articula três ações gratuitas e complementares: uma mediação teatral que prepara o olhar do público, a apresentação do espetáculo “Seu Cocó e as Caixas-surpresa” e um laboratório de musicalização infantil. A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
 
O projeto aposta na formação de espectadores e na presença qualificada de artistas dentro da escola. A proposta é criar pontes entre obra e plateia, ativando repertórios sensoriais e afetivos. Na prática, a visita movimenta toda a comunidade escolar: professores, equipes pedagógicas, estudantes e famílias, que veem pátios e salas se transformarem em palco; e a rotina, em experiência.
“É muito importante poder retomar com esse projeto de arte-educação, as escolas são espaços fundamentais para a formação de espectadores e cidadãos, afinal educação e cultura são pilares para uma sociedade justa”, conta o ator Pedro Caroca.
A trilha começa com a mediação teatral: uma conversa leve e provocadora, antes do espetáculo, que apresenta referências, convida à escuta e à participação das crianças. Nessa etapa, é distribuída uma cartilha pedagógica e lúdica com o material de apoio, para que a experiência siga ecoando em sala de aula depois da apresentação.
  
  
  
Em seguida é a vez do espetáculo “Seu Cocó e as Caixas-supresa”. E entra em cena Seu Cocó, um palhaço que “toca sem saber que toca” e convida o público a passear por um acervo de incertezas e descobertas: canções inventadas, poesias invisíveis, trava-línguas dançados, adivinhas misteriosas e cantigas de roda. O humor e a brincadeira abrem espaço para que cada criança reconheça seu próprio jeito de perceber ritmos, silêncios e histórias.
“O espetáculo é sobre a beleza de transformar o comum no extraordinário. Cada caixa é uma porta que se abre para a poesia e a imaginação compartilhada com o público. Meu maior desejo é que cada jogo e cada descoberta tragam a leveza e o encantamento que só a palhaçaria consegue provocar”, afirma a diretora Ana Vaz.
Para fechar, o laboratório de musicalização infantil, conduzido por Pedro Caroca, transforma o corpo em instrumento e a turma em orquestra. Por meio de jogos e dinâmicas, as crianças experimentam tempo, pulso, timbre e harmonia de modo prático e lúdico, uma iniciação ao universo sonoro que fortalece a escuta coletiva e a autonomia criativa.
Após as visitas escolares, será lançada uma exposição virtual com o olhar e a voz dos estudantes participantes. Ilustrações e depoimentos vão compor o acervo, ao lado de registros fotográficos e audiovisuais da equipe. A mostra, com curadoria do museólogo Marino Alves, ficará disponível permanentemente no site www.natrilhadoteatro.com.br.
“A exposição apresentará o processo de concepção e realização do projeto, destacando como as ações propostas impactaram os públicos, quais memórias foram evocadas e quais sentimentos vieram à tona. O teatro toca e emociona, e a museologia pode compartilhar e discutir as relações criadas entre artista e públicos ”, explica o curador Marino Alves.
Esta é a segunda edição de Na Trilha do Teatro. Em 2023, a iniciativa passou por 11 escolas públicas em diferentes regiões administrativas do DF. Agora, amplia o compromisso com a acessibilidade, oferecendo interpretação em LIBRAS, audiodescrição e material pedagógico acessível.
 
Programação
28 de outubro – Escola Classe Kanegae no Riacho Fundo
29 de outubro – Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) Asa Sul
30 de outubro – Escola Classe Itapeti no Paranoá
05 de novembro – Escola Classe Guariroba em Samambaia
06 de novembro – Escola Classe Córrego das Corujas em Ceilândia
07 de novembro – Escola Bilíngue de Taguatinga
Baú Comunicação Integrada
Camila Maxi – (61) 98334-4279
Michel Toronaga – (61) 98185-8595
- 
																	   Politica6 dias ago Politica6 dias agoCinco oficinas de acessórios automotivos localizadas no Setor H Norte, em Taguatinga, foram alvos de operação desencadeada pela Polícia Civil (PCDF) 
- 
																	   Social4 dias ago Social4 dias agoNa Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF 
- 
																	   Politica6 dias ago Politica6 dias agoEstrela da Vida: homenagem ao Corpo de Bombeiros de Brasília 
- 
																	   Politica4 dias ago Politica4 dias agoCrícia Martins participa de ação do Outubro Rosa e emociona ao relembrar milagre de cura: “Prevenir é um gesto de amor à vida” 
 
								 
             
		
 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	


 
											


 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											