Social
Dia das Mães: filhos na cozinha para um café da manhã especial
Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau dá dicas de cardápios saborosos, simples, balanceados e práticos
As refeições em família são sempre um momento especial, mas, geralmente, as mães é que ficam com toda a responsabilidade. Que tal no dia delas surpreender e preparar um café da manhã diferente, saboroso e saudável? A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica que incluir itens nutritivos é fundamental e ensina a combinação perfeita para uma refeição matinal balanceada, simples e prática.
“Começar o dia nutrindo nosso corpo com fibras, proteínas, vitaminas e minerais faz toda a diferença. Frutas variadas são fontes de fibras e antioxidantes; iogurte, queijos e leite, fornecem cálcio e proteínas; cereais, como pães, tapioca, aveia e granola, dão energia”, elenca a especialista.
Renata dá algumas sugestões para ajudar os filhos de todas as idades a programarem um café da manhã especial para suas mães e lembra que para deixar a refeição ainda mais gostosa, não pode faltar uma boa decoração e um recadinho carinhoso.
Para os filhos de até 4 anos:
Ajudar a escolher e lavar as frutas.
Separar os utensílios e flores que serão usados para montar a bandeja ou a mesa do café da manhã.
Fazer um desenho em formato de cartão!
Para as crianças maiores:
Ajudar a escolher os itens do cardápio.
Lavar as frutas.
Preparar suco.
Escolher os utensílios e flores para decoração.
Montar a refeição com os alimentos na bandeja ou mesa.
Fazer um desenho ou cartinha especial!
Para os filhos adolescentes e adultos:
Escolher, lavar e cortar frutas
Preparar o café do jeito que a mãe mais gosta
Colocar pão de queijo para assar
Separar talheres e utensílios
Escolher flores
Criar um cartão especial para a data
A nutricionista elaborou 10 opções de cardápio para um café da manhã especial, prático e nutritivo:
OPÇÃO 1: Café ou chá + suco preferido da mãe + pão de fermentação natural com boursin + salada de frutas
OPÇÃO 2: Café ou chá + vitamina de frutas + tapioca recheada com queijo, tomate e orégano
OPÇÃO 3: Café com leite + crepioca recheada com queijo e manjericão + morangos picados
OPÇÃO 4: Café ou chá + suco verde + panqueca (ovo, banana e aveia) recheada com geleia 100% fruta
OPÇÃO 5: Café ou chá + água de coco + pão de queijo + salada de frutas com iogurte natural e granola
OPÇÃO 6: Café ou chá + ovos mexidos + torrada integral com homus + kiwi sungold
OPÇÃO 7: Café ou chá + biscoitos de arroz com geleia 100% fruta + omelete com espinafre
OPÇÃO 8: Café com leite + pão francês com manteiga + pera picadinha com canela
OPÇÃO 9: Café + Leite com cacau + pão de forma integral com ovo estalado e fatias de abacate
OPÇÃO 10: Café ou chá + cuscuz com queijo fresco + iogurte natural com mirtilos
SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
Em agosto de 2023, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 3ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.
A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.
Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.
Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.
Créditos: Divulgação Oba Hortifruti
Contatos
ASSESSORIA DE IMPRENSA – Oba Hortifruti
Proativa Comunicação
Contatos: Giselli Ribeiro (61 98324-4086) / Flávio Resende (61 99216-9188)
rpdigital@proativacomunicacao.com.br proativa@proativacomunicacao.com.br
Instagram: @ProativaC
Social
Na Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF
De outubro a novembro, projeto de arte-educação transforma a rotina escolar em experiência sensorial com mediação, espetáculo teatral e laboratório de musicalização.
Do campo ao ensino especial, seis escolas do DF recebem o projeto Na Trilha do Teatro para fazer do horário de aula um encontro com o riso, a curiosidade e o som do próprio corpo. Voltado a crianças de 6 a 10 anos, o programa articula três ações gratuitas e complementares: uma mediação teatral que prepara o olhar do público, a apresentação do espetáculo “Seu Cocó e as Caixas-surpresa” e um laboratório de musicalização infantil. A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
O projeto aposta na formação de espectadores e na presença qualificada de artistas dentro da escola. A proposta é criar pontes entre obra e plateia, ativando repertórios sensoriais e afetivos. Na prática, a visita movimenta toda a comunidade escolar: professores, equipes pedagógicas, estudantes e famílias, que veem pátios e salas se transformarem em palco; e a rotina, em experiência.
“É muito importante poder retomar com esse projeto de arte-educação, as escolas são espaços fundamentais para a formação de espectadores e cidadãos, afinal educação e cultura são pilares para uma sociedade justa”, conta o ator Pedro Caroca.
A trilha começa com a mediação teatral: uma conversa leve e provocadora, antes do espetáculo, que apresenta referências, convida à escuta e à participação das crianças. Nessa etapa, é distribuída uma cartilha pedagógica e lúdica com o material de apoio, para que a experiência siga ecoando em sala de aula depois da apresentação.
Em seguida é a vez do espetáculo “Seu Cocó e as Caixas-supresa”. E entra em cena Seu Cocó, um palhaço que “toca sem saber que toca” e convida o público a passear por um acervo de incertezas e descobertas: canções inventadas, poesias invisíveis, trava-línguas dançados, adivinhas misteriosas e cantigas de roda. O humor e a brincadeira abrem espaço para que cada criança reconheça seu próprio jeito de perceber ritmos, silêncios e histórias.
“O espetáculo é sobre a beleza de transformar o comum no extraordinário. Cada caixa é uma porta que se abre para a poesia e a imaginação compartilhada com o público. Meu maior desejo é que cada jogo e cada descoberta tragam a leveza e o encantamento que só a palhaçaria consegue provocar”, afirma a diretora Ana Vaz.
Para fechar, o laboratório de musicalização infantil, conduzido por Pedro Caroca, transforma o corpo em instrumento e a turma em orquestra. Por meio de jogos e dinâmicas, as crianças experimentam tempo, pulso, timbre e harmonia de modo prático e lúdico, uma iniciação ao universo sonoro que fortalece a escuta coletiva e a autonomia criativa.
Após as visitas escolares, será lançada uma exposição virtual com o olhar e a voz dos estudantes participantes. Ilustrações e depoimentos vão compor o acervo, ao lado de registros fotográficos e audiovisuais da equipe. A mostra, com curadoria do museólogo Marino Alves, ficará disponível permanentemente no site www.natrilhadoteatro.com.br.
“A exposição apresentará o processo de concepção e realização do projeto, destacando como as ações propostas impactaram os públicos, quais memórias foram evocadas e quais sentimentos vieram à tona. O teatro toca e emociona, e a museologia pode compartilhar e discutir as relações criadas entre artista e públicos ”, explica o curador Marino Alves.
Esta é a segunda edição de Na Trilha do Teatro. Em 2023, a iniciativa passou por 11 escolas públicas em diferentes regiões administrativas do DF. Agora, amplia o compromisso com a acessibilidade, oferecendo interpretação em LIBRAS, audiodescrição e material pedagógico acessível.
Programação
28 de outubro – Escola Classe Kanegae no Riacho Fundo
29 de outubro – Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) Asa Sul
30 de outubro – Escola Classe Itapeti no Paranoá
05 de novembro – Escola Classe Guariroba em Samambaia
06 de novembro – Escola Classe Córrego das Corujas em Ceilândia
07 de novembro – Escola Bilíngue de Taguatinga
Baú Comunicação Integrada
Camila Maxi – (61) 98334-4279
Michel Toronaga – (61) 98185-8595
-
Politica6 dias agoCinco oficinas de acessórios automotivos localizadas no Setor H Norte, em Taguatinga, foram alvos de operação desencadeada pela Polícia Civil (PCDF)
-
Social3 dias agoNa Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF
-
Politica4 dias agoCrícia Martins participa de ação do Outubro Rosa e emociona ao relembrar milagre de cura: “Prevenir é um gesto de amor à vida”
-
Politica6 dias agoEstrela da Vida: homenagem ao Corpo de Bombeiros de Brasília






