Social
Influência da mulher no mundo é tema de debate na 37ª Feira do Livro de Brasília

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) marca presença na 37ª Feira do Livro de Brasília, que neste ano tem o tema “Mulheres a toda prosa”. O evento ocorre de 24 de novembro a 3 de dezembro no Museu da República. A SMDF montou um estande no local com frases icônicas de autoras renomadas e promove rodas de conversa, lançamentos de livros, contação de história, saraus, além de apresentações de dança e com bonecos.
Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a edição de 2023 é muito especial para trazer ao público o destaque da mulher na literatura brasileira. “Iniciativas como essas colaboram para que a igualdade de gênero de intensifique e para que possamos levar aos novos leitores – crianças e jovens – a paixão pela leitura e a admiração pelas nossas autoras”, completa.
No próximo sábado (2) haverá o lançamento do livro Storytelling Vidas Reais da coautora Nena Fonseca, às 18h e uma roda de conversa com a jornalista e escritora, Cléa Paixão, às 19h. Ela é autora do livro A influência da mulher no mundo: família, religião e sociedade, que com suas 288 páginas e ilustrações coloridas, tem gerado reflexões sobre as questões referentes às relações entre homens e mulheres. Trata de assuntos conflituosos como submissão, violência, religião e poder. Mesmo com a abordagem de temas relacionados à mulher é um livro para ser lido por mulheres e homens. Segundo Maria da Penha, mulher que deu nome à lei e fez a apresentação da obra, “esse é, com certeza, um livro para se ler e reler”
Cléa Paixão é alagoana, mas reside em Brasília há 28 anos. Sua obra literária apresenta uma arrojada pesquisa sobre a trajetória feminina, história, dados estatísticos que revelam a opressão, violência, evolução, libertação e conquistas das mulheres no Brasil e no mundo. Foi lançada, em 2013/2014, em Alagoas, Brasília, Mato Grosso e São Paulo. Tem sido usada como referência em monografias de conclusão de graduação e pós-graduação em universidades brasileiras, a exemplo da Universidade de Brasília e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira da Bahia. Também está entre os livros indicados pelo Questão de Coaching com grande experiência em desenvolvimento de pessoas e coaching.
“O espaço aberto pela Secretaria da Mulher do DF é fundamental para dar visibilidade à temas que fortalecem as mulheres em tempos de elevação nos índices de feminicídio” afirma Cléa, e acrescenta: “As palestras de mulheres escritoras, poetas e artistas na feira têm mostrado que quando uma mulher avança, nenhum homem retrocede. Não há nada de perdas de sua diversidade, de sua riqueza, de sua intensidade, pelo contrário”. O prefácio do livro “A influência da mulher no mundo: família, religião e sociedade é de um homem, Fausto Rodrigues de Lima, promotor de Justiça do Distrito Federal.
Serviço:
37ª Feira do Livro de Brasília
De 1º a 03/12:
Sexta-feira (1º):
10h – Apresentação com bonecos
11h – Contação de histórias
15h – Apresentação com boneca
19h – Roda de Conversa – Com Beatriz Figueiredo
Sábado (2):
10h – Contação de histórias
11h – Exposição de livros com Andressa Mikaelly
15h às 16h – Palestra Empoderamento Feminino com Fabiana Graziele, Claudia Rodrigues e Leila Guimarães
17h às 18h – Oficina de dança
18h às 19h – Lançamento do livro Storytelling Vidas Reais com a co-autora Nena Fonseca
19h – Roda de Conversa “A influência da mulher no mundo” e momento de autógrafo, com a escritora e jornalista Cléa Paixão.
Domingo (3):
10h – Lançamento de livro
11h – Exposição de livros com Andressa Mikaelly
14h- Artista plástica Eva Leita
15h – Sessão de autógrafos com Noélia Ribeiro
16h – Recital de poesia com Rebeca de Asis
Assessoria de Comunicação
(61) 3330-3117

Social
Sanutrin agora atende três das maiores escolas bilíngues de São Paulo

Com expansão, empresa passa a servir refeições com sabor e qualidade para mais de 30 mil estudantes diariamente
A Sanutrin iniciou, neste mês de agosto, operações em três das maiores escolas bilíngues de São Paulo: Brazilian International School (BIS), em Indianópolis; Graded School – The American School of São Paulo, no Morumbi, e o Colégio Aurum, em Jundiaí.

No processo de implantação do modelo nessas novas escolas, há mudanças na rotina, como almoços temáticos, alterações no visual e na decoração do restaurante, cardápios típicos em datas especiais e atenção à acessibilidade no atendimento, como a compra de lanches na cantina através do reconhecimento facial, além do atendimento às restrições alimentares. Há também um cronograma de aulas e palestras, incluindo o “Sanutrin Experience”, um encontro com as famílias para apresentar o perfil do serviço e proporcionar vivências práticas, além de bate-papos sobre os desafios na alimentação escolar.
Pesquisas recentes apontam que práticas de alimentação saudável contribuem para a formação de hábitos positivos desde cedo, impactando diretamente no desempenho e bem-estar dos estudantes. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que a escolha de alimentos mais nutritivos favorece o desenvolvimento cognitivo e aumenta a concentração em sala de aula.
Em vista disso, hoje, mais de 40 escolas são atendidas em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde são oferecidas cerca de 180 mil refeições mensais. O foco está em instituições de período integral, onde a alimentação de qualidade faz parte do cotidiano. Para isso, a atuação tem como base pilares que passam pela qualidade e segurança dos alimentos, soluções inovadoras e customizadas, atendimento individualizado e educação voltada à nutrição e sustentabilidade, fatores que influenciam a decisão das famílias na escolha da matrícula.
Em todo o processo, há uma seleção rigorosa de ingredientes e fornecedores. A estrutura de armazenamento e transporte é adequada e a equipe passa por capacitação periódica. Os espaços de alimentação são planejados, com conceito de restaurante moderno, cores atrativas e mobiliário adequado à faixa etária dos estudantes. Elementos que dialogam com a cultura e a essência de cada escola reforçam a experiência lúdica, enquanto os alimentos são apresentados de forma criativa, estimulando a autonomia alimentar e o aprendizado. Muitos dos pratos servidos são criações do renomado chef Felipe Bronze.
A expansão da rede integra a estratégia de crescimento da empresa, que reformulou a marca nos últimos anos e ampliou seu alcance para outros estados. Ryung comenta que a chegada às novas instituições superou as expectativas, evidenciando que a educação alimentar tem ganhado espaço nas prioridades pedagógicas. “O início dos trabalhos nessas escolas reforça que nosso modelo é eficaz e desejado. Estamos ajudando a construir uma cultura alimentar positiva, que vai além da sala de aula, isso inclusive é um dos nossos valores”, conclui.
Ryung Hee Cho – Diretora de Novos Negócios da Sanutrin
Nutricionista e pós-graduada em vigilância sanitária, é Diretora de Novos Negócios da Sanutrin. Atua com alimentação escolar há mais de 20 anos, em funções gerenciais e executivas em escolas de referência nacional. Focada na excelência, alia a liderança humanizada à uma visão aprofundada em negócios.
Sobre a Sanutrin
A Sanutrin é especializada em refeições para estudantes, promovendo hábitos alimentares saudáveis e escolhas conscientes desde a infância, e está presente hoje em mais de 40 escolas de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Sua atuação se baseia nos pilares da qualidade e segurança dos alimentos, soluções inovadoras e customizadas, atendimento individualizado e acolhedor e educação alimentar e sustentabilidade.
-
Saúde7 dias ago
Uso de cotonete pode causar problemas auditivos, alerta especialista
-
Diversas7 dias ago
Mutirão do Eletrônico 2025 entra na fase prática
-
Politica4 dias ago
Ex-ministra de Bolsonaro Cristiane Britto faz ato profético e pede anistia em manifestação no DF
-
Esporte4 dias ago
Sicoob anuncia patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila