Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Social

Influência da mulher no mundo é tema de debate na 37ª Feira do Livro de Brasília

Publicado em

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) marca presença na 37ª Feira do Livro de Brasília, que neste ano tem o tema “Mulheres a toda prosa”. O evento ocorre de 24 de novembro a 3 de dezembro no Museu da República. A SMDF montou um estande no local com frases icônicas de autoras renomadas e promove rodas de conversa, lançamentos de livros, contação de história, saraus, além de apresentações de dança e com bonecos.

Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a edição de 2023 é muito especial para trazer ao público o destaque da mulher na literatura brasileira. “Iniciativas como essas colaboram para que a igualdade de gênero de intensifique e para que possamos levar aos novos leitores – crianças e jovens – a paixão pela leitura e a admiração pelas nossas autoras”, completa. 

No próximo sábado (2) haverá o lançamento do livro Storytelling Vidas Reais da coautora Nena Fonseca, às 18h e uma roda de conversa com a jornalista e escritora, Cléa Paixão, às 19h. Ela é autora do livro A influência da mulher no mundo: família, religião e sociedade, que com suas 288 páginas e ilustrações coloridas, tem gerado reflexões sobre as questões referentes às relações entre homens e mulheres. Trata de assuntos conflituosos como submissão, violência, religião e poder. Mesmo com a abordagem de temas relacionados à mulher é um livro para ser lido por mulheres e homens. Segundo Maria da Penha, mulher que deu nome à lei e fez a apresentação da obra, “esse é, com certeza, um livro para se ler e reler”

Leia Também:  Damares propõe que alguns depoimentos sejam substituídos por pedidos de esclarecimentos para acelerar CPMI

Cléa Paixão é alagoana, mas reside em Brasília há 28 anos. Sua obra literária apresenta uma arrojada pesquisa sobre a trajetória feminina, história, dados estatísticos que revelam a opressão, violência, evolução, libertação e conquistas das mulheres no Brasil e no mundo. Foi lançada, em 2013/2014, em Alagoas, Brasília, Mato Grosso e São Paulo. Tem sido usada como referência em monografias de conclusão de graduação e pós-graduação em universidades brasileiras, a exemplo da Universidade de Brasília e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira da Bahia. Também está entre os livros indicados pelo Questão de Coaching com grande experiência em desenvolvimento de pessoas e coaching.

Advertisement

“O espaço aberto pela Secretaria da Mulher do DF é fundamental para dar visibilidade à temas que fortalecem as mulheres em tempos de elevação nos índices de feminicídio” afirma Cléa, e acrescenta: “As palestras de mulheres escritoras, poetas e artistas na feira têm mostrado que quando uma mulher avança, nenhum homem retrocede. Não há nada de perdas de sua diversidade, de sua riqueza, de sua intensidade, pelo contrário”. O prefácio do livro “A influência da mulher no mundo: família, religião e sociedade é de um homem, Fausto Rodrigues de Lima, promotor de Justiça do Distrito Federal.

Leia Também:  Dweck quer discutir contraproposta de reajuste com servidores este mês

Serviço:

37ª Feira do Livro de Brasília

Advertisement

De 1º a 03/12: 

Sexta-feira (1º):

10h – Apresentação com bonecos

Advertisement

11h – Contação de histórias

15h – Apresentação com boneca

19h – Roda de Conversa –  Com Beatriz Figueiredo

Advertisement

Sábado (2):

10h – Contação de histórias

11h – Exposição de livros com Andressa Mikaelly

Advertisement

15h às 16h – Palestra Empoderamento Feminino com Fabiana Graziele, Claudia Rodrigues e Leila Guimarães

17h às 18h – Oficina de dança

18h às 19h – Lançamento do livro Storytelling Vidas Reais com a co-autora Nena Fonseca

Advertisement

19h – Roda de Conversa “A influência da mulher no mundo” e momento de autógrafo, com a escritora e jornalista Cléa Paixão.

Domingo (3):

10h – Lançamento de livro

Advertisement

11h – Exposição de livros com Andressa Mikaelly

14h- Artista plástica Eva Leita

15h – Sessão de autógrafos com Noélia Ribeiro

Advertisement

16h – Recital de poesia com Rebeca de Asis

Assessoria de Comunicação

(61) 3330-3117

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

Social

Na Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF

Published

on

De outubro a novembro, projeto de arte-educação transforma a rotina escolar em experiência sensorial com mediação, espetáculo teatral e laboratório de musicalização.

Do campo ao ensino especial, seis escolas do DF recebem o projeto Na Trilha do Teatro para fazer do horário de aula um encontro com o riso, a curiosidade e o som do próprio corpo. Voltado a crianças de 6 a 10 anos, o programa articula três ações gratuitas e complementares: uma mediação teatral que prepara o olhar do público, a apresentação do espetáculo “Seu Cocó e as Caixas-surpresa” e um laboratório de musicalização infantil. A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

O projeto aposta na formação de espectadores e na presença qualificada de artistas dentro da escola. A proposta é criar pontes entre obra e plateia, ativando repertórios sensoriais e afetivos. Na prática, a visita movimenta toda a comunidade escolar: professores, equipes pedagógicas, estudantes e famílias, que veem pátios e salas se transformarem em palco; e a rotina, em experiência.

Advertisement

“É muito importante poder retomar com esse projeto de arte-educação, as escolas são espaços fundamentais para a formação de espectadores e cidadãos, afinal educação e cultura são pilares para uma sociedade justa”, conta o ator Pedro Caroca.

A trilha começa com a mediação teatral: uma conversa leve e provocadora, antes do espetáculo, que apresenta referências, convida à escuta e à participação das crianças. Nessa etapa, é distribuída uma cartilha pedagógica e lúdica com o material de apoio, para que a experiência siga ecoando em sala de aula depois da apresentação.

Leia Também:  Lexa se apavora com tamanho do quadril e revela medida: ‘Faço dieta para diminuir’

 

Em seguida é a vez do espetáculo “Seu Cocó e as Caixas-supresa”. E entra em cena Seu Cocó, um palhaço que “toca sem saber que toca” e convida o público a passear por um acervo de incertezas e descobertas: canções inventadas, poesias invisíveis, trava-línguas dançados, adivinhas misteriosas e cantigas de roda. O humor e a brincadeira abrem espaço para que cada criança reconheça seu próprio jeito de perceber ritmos, silêncios e histórias.

Advertisement

“O espetáculo é sobre a beleza de transformar o comum no extraordinário. Cada caixa é uma porta que se abre para a poesia e a imaginação compartilhada com o público. Meu maior desejo é que cada jogo e cada descoberta tragam a leveza e o encantamento que só a palhaçaria consegue provocar”, afirma a diretora Ana Vaz.

Para fechar, o laboratório de musicalização infantil, conduzido por Pedro Caroca, transforma o corpo em instrumento e a turma em orquestra. Por meio de jogos e dinâmicas, as crianças experimentam tempo, pulso, timbre e harmonia de modo prático e lúdico, uma iniciação ao universo sonoro que fortalece a escuta coletiva e a autonomia criativa.

Após as visitas escolares, será lançada uma exposição virtual com o olhar e a voz dos estudantes participantes. Ilustrações e depoimentos vão compor o acervo, ao lado de registros fotográficos e audiovisuais da equipe. A mostra, com curadoria do museólogo Marino Alves, ficará disponível permanentemente no site www.natrilhadoteatro.com.br.

Advertisement

“A exposição apresentará o processo de concepção e realização do projeto, destacando como as ações propostas impactaram os públicos, quais memórias foram evocadas e quais sentimentos vieram à tona. O teatro toca e emociona, e a museologia pode compartilhar e discutir as relações criadas entre artista e públicos ”, explica o curador Marino Alves.

Leia Também:  Lula lança ITA em Fortaleza e diz que viajará o País falando de educação com ministro

Esta é a segunda edição de Na Trilha do Teatro. Em 2023, a iniciativa passou por 11 escolas públicas em diferentes regiões administrativas do DF. Agora, amplia o compromisso com a acessibilidade, oferecendo interpretação em LIBRAS, audiodescrição e material pedagógico acessível.

Programação

Advertisement

28 de outubro – Escola Classe Kanegae no Riacho Fundo

29 de outubro – Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) Asa Sul

30 de outubro – Escola Classe Itapeti no Paranoá

Advertisement

05 de novembro – Escola Classe Guariroba em Samambaia

06 de novembro – Escola Classe Córrego das Corujas em Ceilândia

07 de novembro – Escola Bilíngue de Taguatinga

Advertisement

Baú Comunicação Integrada

www.baucomunicacao.com.br

Camila Maxi – (61) 98334-4279

Advertisement

Michel Toronaga – (61) 98185-8595

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA