Politica
Operação reforça combate à violência contra mulher
 
																								
												
												
											Ação envolve todas as forças de segurança do Estado com objetivo de enfrentar, principalmente, crimes de violência doméstica e feminicídio
No combate à violência contra a mulher, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), realizou a Operação Shamar, alcançando cerca de 560 mil pessoas com diversas atividades, entre elas ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas no enfrentamento da violência doméstica. Os dados se referem ao período de 1º a 29 de agosto deste ano.
 
Articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); Ministério das Mulheres; e Secretaria Nacional de Segurança Pública, a operação visa, especialmente, o combate da violência doméstica familiar contra a mulher e do feminicídio, além de outros crimes, como patrimoniais e psicológicos.
A operação envolve um grande efetivo da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Superintendência de Polícia Técnico-Científica, Polícia Penal e Guarda Civil Metropolitana de Goiânia. A coordenação da ação em Goiás é da Superintendência de Ações e Operações Integradas (SAOI) da SSP-GO.
 
Entres os resultados da operação estão: registro de 7.311 boletins de ocorrência; 20.166 acompanhamentos de medidas protetivas realizados; 44 mandados de prisão cumpridos; 294 pessoas detidas por crimes de violência doméstica; 1.778 diligências executadas; e 318 palestras e ações educativas para conscientização da sociedade.
O MJSP investiu mais de R$ 2 milhões para apoiar as ações da operação Shamar, com o objetivo de dar ainda mais assistência à segurança das mulheres que são geralmente vítimas de crimes que começam dentro de casa. O valor das verbas enviadas é distribuído entre as Secretarias de Segurança dos 26 estados e do Distrito Federal.
 Denúncia
Denúncia
Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação é procurar uma delegacia de polícia especializada ou ligar no 190 da Polícia Militar ou na Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, pelo telefone 180. Em Goiás, também está disponível, nas lojas de aplicativos IOs e Android, o aplicativo Mulher Segura, que permite à população feminina o acesso direto aos serviços do Estado de Goiás para comunicar casos de violência. Há ainda o telefone de contato direto com o Batalhão Maria da Penha: (62) 9 9930-9778. O número é direcionado para situações de descumprimento de medida protetiva.
Índices criminais
Dados do Observatório da SSP-GO, divulgados em julho de 2024, apontam que os números de feminicídios tiveram redução de 37,5% no estado. As informações são referentes ao primeiro semestre deste ano, comparado com o primeiro semestre de 2023. Em 2024, foram registrados 20 casos, enquanto no mesmo período de 2023, foram 32.
A Polícia Militar de Goiás (PMGO) realizou no primeiro semestre de 2024, 97.804 acompanhamentos de medidas protetivas, o que significa um aumento de 338% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 28.707. No primeiro semestre de 2024, a Polícia Civil de Goiás enviou ao Poder Judiciário 8.013 inquéritos policiais com autoria definida.
 Programas sociais
Programas sociais
Em Goiás, a Lei Maria da Penha norteia a proteção às vítimas de violência doméstica e familiar em ações que têm avançado ao longo dos últimos seis anos. Além de receber auxílio financeiro mensal de R$ 300 por meio do programa Goiás por Elas, as mulheres que integram o grupo têm prioridade em um conjunto de 12 iniciativas do Goiás Social que englobam moradia, transporte, alimentação, água, energia e qualificação profissional.
O Goiás por Elas já alcançou 2.553 mulheres e conta atualmente com 1.538 beneficiárias ativas. O investimento total é de R$ 3,3 milhões. Só na área de moradia, 780 mulheres em situação de violência doméstica estão contempladas no Programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social. E há ainda: Mães de Goiás, Dignidade, Crédito Social, Aprendiz do Futuro, Passe Livre Estudantil, Cursos de Qualificação Profissional, Vagas de Emprego, Tarifa Social (Equatorial), Água Social (Saneago), e os programas Meninas de Luz e Banco de Alimentos, geridos pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
Fotos: SSP-GO
Legenda: Operação Shamar em Goiás realiza mais de 2 mil atendimentos a vítimas de violência doméstica e alcança cerca de 560 mil pessoas com diversas atividades
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás
 
																	
																															Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
 
														O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
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