Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Politica

Mulheres são protagonistas dos filmes da Mostra Brasília nesta quinta-feira (5)

Publicado em

Mais três filmes são exibidos no penúltimo dia da Mostra Brasília: as produções disputam o 26º Troféu Câmara Legislativa    

Foto: A Câmara/Divulgação

O longa “A Câmara” acompanha os bastidores da atuação política de deputadas federais

Dois curtas-metragens de ficção e um documentário longa-metragem estão na programação da Mostra Brasília desta quinta-feira (5). Em comum nas três produções – que concorrem ao 26º Troféu Câmara Legislativa, para filmes produzidos no Distrito Federal –, o papel de protagonista que cabe às mulheres. As atrizes Letícia Rudra e Gleide Firmino interpretam os papéis principais em “Xarpi” e “Via Sacra”, respectivamente. Já o filme “A Câmara” apresenta as deputadas federais em pleno exercício de seus mandatos.

O título que abre a sessão, às 18h – na Sala Vladimir Carvalho do Cine Brasília e em espaços culturais do Gama (Cia Lábios da Lua), Planaltina (Complexo Cultural) e Taguatinga (Faculdade Estácio, Pistão Sul), com entrada gratuita – é “Xarpi”, dirigido por Rafael Lobo. O filme conta a história da personagem homônima que decide enfrentar sozinha a noite da cidade e se depara com um pichador misterioso. O diretor brasiliense tem uma prolífica trajetória no audiovisual, iniciada com o premiado curta “Confinado”.

Advertisement

No segundo curta da noite, a personagem Gleide tenta se concentrar no trabalho, quando assiste a cenas de violência policial de cunho racista e um telefonema a coloca em uma verdadeira “Via Sacra” pela vida. O diretor do filme, João Campos, entre outras atividades no audiovisual, também é roteirista e ator – premiado no 48º Festival de Brasília pela atuação no curta-matragem “Cidade Nova”.

Leia Também:  “Eram invisíveis”, diz Celina sobre casos de feminicídio na capital

Fechando a programação desta quinta-feira, o documentário “A Câmara”, dirigido por Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão, tem recebido aplausos ao ser exibido em eventos como Festival DocLisboa, 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes e 5º PiriDoc, além de sessões especiais na França, Inglaterra e universidades brasileiras. O filme acompanha o cotidiano de deputadas federais de variados partidos políticos, em 2022, e capta detalhes que estimulam a reflexão sobre diversas questões abordadas, como a participação das mulheres na política.

“A Câmara” marca a estreia no cinema da pesquisadora Cristiane Bernardes, da Escola Legislativa da Câmara dos Deputados. Enquanto Tiago de Aragão tem vasta experiência neste ofício. É diretor de títulos como “Da Maior Importância” (2011); “Curió” (2014); e “Luta pela Terra” (2022). Em 2018, viu seu filme “Entre Parentes” vencer o Troféu Câmara Legislativa na categoria melhor curta-metragem pelo júri oficial.

Advertisement

Mostra Brasília – Troféu Câmara Legislativa

As sessões da Mostra Brasília – Troféu Câmara Legislativa prosseguem até esta sexta-feira (6) e contam com legendagem descritiva e audiodescrição ao vivo. Este ano, 12 filmes concorrem aos prêmios do Troféu Câmara Legislativa – um total R$ 240 mil, que serão divididos entre as melhores produções (júris oficial e popular) e categorias técnicas (como direção, roteiro e fotografia, entre outras).

Leia Também:  Mudanças recentes nas regras fiscais afetam PMEs em 2025

Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de encerramento do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, às 17 horas de sábado (7), e a escolha dos vencedores está a cargo do júri formado por Antonio Grassi, ator, diretor e gestor cultural; Catarina Accioly, diretora, roteirista e atriz; e José Delvinei, ator, professor e produtor cultural.

Advertisement

O público que comparecer às sessões – em qualquer espaço de exibição – poderá escolher seus favoritos, e os filmes também serão premiados pela Câmara Legislativa. Para votar, é necessário retirar o ingresso (gratuito) na bilheteria dos locais.

Em cartaz 

Quinta-feira (5/12), às 18 horas

Advertisement

Xarpi, de Rafael Lobo
Distrito Federal, Ficção, 25 minutos, 2024
Não recomendado para menores de 14 Anos

 

Via Sacra, de João Campos
Distrito Federal, Ficção, 20 minutos, 2024
Não recomendado para menores de 12 anos

Advertisement

 

A Câmara, de Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão
Distrito Federal, Documentário, 89 minutos, 2023
Classificação indicativa Livre

Marco Túlio Alencar – Agência CLDF

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

Published

on

O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

Advertisement

Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

Leia Também:  JK escreveu cartas para agradecer operários que construíram Brasília

João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

Advertisement
  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

Leia Também:  Sistema Distrital de Ambientes de Inovação no DF é aprovado na CLDF

Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

Advertisement

Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

Advertisement

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA