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Medalha do Mérito Buriti é concedida a 426 agentes públicos e membros da sociedade civil do DF

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Ibaneis Rocha: “Que vocês e seus familiares tenham certeza que é de coração e de grande valia esse momento para todos nós” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Comenda entregue pelo governador Ibaneis Rocha reconhece dedicação e serviços prestados pelos homenageados em prol da capital

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Dedicados ao desenvolvimento do Distrito Federal, 426 agentes públicos e membros da sociedade civil foram homenageados, nesta quinta-feira (12), com a Medalha do Mérito Buriti. A honraria reconhece contribuições relevantes de dedicação e zelo pelo serviço público ou pela comunidade. A comenda foi entregue pelo governador Ibaneis Rocha em cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

“Quero agradecer a todos que estão aqui para receber essa honraria do Governo do Distrito Federal. Podem ter certeza de que é exatamente por mérito, por tudo que vocês representam para a sociedade da capital da República. Muito obrigado a todos. Que vocês e seus familiares tenham certeza que é de coração e de grande valia esse momento para todos nós”, afirmou o chefe do Executivo.

Ibaneis Rocha: “Que vocês e seus familiares tenham certeza que é de coração e de grande valia esse momento para todos nós” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

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Instituída na década de 1970, por meio do decreto nº 1.488, a Medalha do Mérito Buriti é tradição no Distrito Federal. A honraria é concedida a quem se distingue por ações que vão além do dever, como apresentar sugestões que aumentem a produtividade, promovam economia nos gastos públicos ou racionalizem processos administrativos. Além disso, reconhece atos de bravura e desprendimento que beneficiem a sociedade.

Os agraciados recebem uma insígnia circular em dourado fosco, que conta, de um lado, com um espécime de buriti desenhado em alto-relevo brilhoso, símbolo do Cerrado, e do outro, as palavras “Brasília” e “Distrito Federal”, além de um diploma.

Celebração

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Entre os agraciados, o servidor da Secretaria de Meio Ambiente Hugo de Carvalho Sobrinho celebrou a conquista: “Eu me sinto realizado. Como servidor público do Distrito Federal desde 2017, ter esse reconhecimento pela administração pública é muito importante, pela dedicação que nós temos no trabalho, não somente eu, mas todos os servidores da secretaria que eu represento”.

Kallel Kopp: “Durante todo o ano, realizamos diversos projetos com a Chefia-Executiva de Políticas Sociais, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para arrecadar alimentos e destinar para pessoas que realmente necessitam” | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

“Tivemos um ano muito intenso. O Grupo R2 Produções desenvolveu diversas iniciativas socioambientais. Fomos o maior doador de alimento nacional com o Na Praia, tivemos iniciativas de igualdade de gênero, de redução da desigualdade, de acessibilidade. Fico muito feliz de estar aqui junto a tantas outras personalidades importantes que entregaram um trabalho relevante”, disse o sócio da R2 Produções Eduardo Azambuja, homenageado com a medalha.

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Outro agraciado foi o CEO da empresa Is Eco, Kallel Kopp, que recebeu a homenagem pelas ações de sustentabilidade promovidas em parceria com o Governo do Distrito Federal: “Durante todo o ano, realizamos diversos projetos com a Chefia-Executiva de Políticas Sociais, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para arrecadar alimentos e destinar para pessoas que realmente necessitam, além de outras ações de impacto social, com idosos e crianças, levando recreação, educação e muito mais”.

As últimas quatro condecorações foram em 2017, 2018, 2019 e 2021, sendo agraciados 133, 261, 236 e 442 servidores, respectivamente. Desta vez, foram 426 homenageados que tiveram os nomes publicados no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

As indicações para receber a comenda do Mérito Buriti são exclusivas do governador, da vice-governadora, dos secretários de Estado, das autoridades de hierarquia equivalente e dos integrantes do Conselho da Medalha do Mérito Buriti, que têm o papel de analisar os nomes.

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Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

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E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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