Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Carnaval: unidades de saúde entram no ritmo da folia

Publicado em

Eventos buscam promover bem-estar e integração. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

UBS 2 do Cruzeiro e Hospital São Vicente de Paulo comemoram a data com bloquinhos tradicionais e a bateria da Aruc

Quem disse que saúde e folia não combinam? Na manhã desta sexta-feira (28), a Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Cruzeiro se encheu de cor, música e animação com o bloquinho Voa Voa UBS 02. Um pouco mais longe dali, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Taguatinga, se recuperava da tradicional festa de Carnaval, realizada no dia anterior (27).

Advertisement

No Cruzeiro, o batuque da escola de samba Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (Aruc) contagiou a comunidade e os profissionais de saúde, proporcionando momentos de socialização e dança.

“É maravilhoso saber que, mesmo na terceira idade, podemos participar dessas festas, pular e nos movimentar. Esse tipo de evento me faz sentir valorizada”, conta a paciente da unidade Maria Nelsa Lima, 69 anos.

A moradora do Cruzeiro Rita de Cássia, 51 anos, concorda: “Hoje em dia, muitas pessoas, principalmente as idosas, ficam isoladas, presas à rotina e ao medo de sair de casa. Esta festa é um respiro”, comenta.

Leia Também:  Sexo depois do casamento: Por que diminui?

O sentimento de Maria e Rita não é por acaso. O gerente da UBS 2 do Cruzeiro, Iratan Crisóstomo, destacou que o encontro tem um papel fundamental na integração com a comunidade. “É uma forma de aproximar os usuários dos serviços de saúde, mostrar que a UBS não é apenas um espaço de consultas, mas também um lugar de acolhimento e promoção do bem-estar”, ressaltou.

Advertisement

Galpão terapêutico do Hospital São Vicente de Paulo ganhou cores e música, arrancando sorrisos, palmas e dança. Foto: Divulgação/Agência Saúde-DF

Organizada pelos residentes de saúde mental, com o apoio das equipes multidisciplinar (e-Multi) e de Saúde da Família (eSF) da unidade, a festa na UBS 2 do Cruzeiro também teve um caráter educativo, abordando temas como dor e qualidade de vida.

Tradição e alegria

A animação do Carnaval também marcou presença no galpão terapêutico do HSVP, na última quinta-feira (27). Realizada há 15 anos, a tradicional festa do hospital foi colorida pela bandeira do Bloco do Seu Vicente e pelo azul e branco da bateria da Aruc.

Advertisement
Leia Também:  Energia Cidadã leva inclusão e serviços essenciais à Vila do Boa neste sábado

Os pacientes participaram ativamente dos preparativos, ajudando na decoração do ambiente. “Ao envolvê-los, proporcionamos lazer, socialização, confraternização e o resgate de memórias afetivas”, destacou a diretora de Atenção à Saúde do HSVP, Pâmela Araújo.

Além do Carnaval, o HSVP também comemora outras datas especiais ao longo do ano, como Natal, festa junina e o aniversário da unidade.

Para mais informações, contate-nos pelo e-mail: entrevista.saudedf@saude.df.gov.br
Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

Politica

Lula deve indicar Miriam Belchior para a Casa Civil, afirma Rui Costa

Published

on

Brasília (DF), 29/05/2024 - A secretária executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, durante anúncio de novas medidas de apoio à população e à reconstrução do Rio Grande do Sul. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou nesta quinta-feira (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu a atual secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior, para assumir o comando do ministério a partir de abril, quando ele deixará o cargo para se dedicar à disputa eleitoral.

Segundo Rui Costa, a decisão já foi comunicada pelo presidente tanto a ele quanto à futura ministra. “Ela foi ministra do Planejamento, é uma técnica competente e dará continuidade ao trabalho do governo. A prioridade do presidente é manter pessoas da própria equipe, evitando rupturas nas ações em andamento”, afirmou.

Miriam Belchior é filiada ao PT desde a década de 1980 e tem trajetória consolidada em gestões petistas. Já ocupou os cargos de ministra do Planejamento e da Casa Civil, presidiu a Caixa Econômica Federal e foi coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ela também foi casada com o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em 2002.

Estratégia do Planalto

Com a proximidade do prazo legal para desincompatibilização, o governo Lula deve passar por uma série de mudanças ministeriais. A estratégia do Palácio do Planalto é utilizar a visibilidade da Esplanada como impulso eleitoral para ampliar a base governista no Congresso Nacional em 2026.

Advertisement
Leia Também:  Isadora Maia lança coleção de estamparia em open hause na Confraria, no Lago Sul

Entre os ministros que devem deixar o governo para disputar eleições estão Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Camilo Santana (Educação) e a própria Simone Tebet (Planejamento), além de outros integrantes do primeiro escalão.

A avaliação de governistas é que a direita tende a sair fortalecida das próximas eleições, especialmente pelo desempenho nas redes sociais. Por isso, o Planalto aposta em nomes conhecidos para tentar equilibrar a disputa e garantir maior representação no Congresso.

Fonte: Jovem Pan
COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA