Social
“Chef de Alto Nível” mostra o talento do Chef Luiz Lira, do Senac
Brasiliense de coração e paulistano de origem, Lira já atuou na Europa e agora está no novo reality culinário da TV Globo
Chef renomado com premiações na Europa, Luiz Lira, do Senac, é um dos 24 participantes do reality show “Chef de Alto Nível”, da TV Globo. O programa, apresentado por Ana Maria Braga, vai ao ar às terças e quintas à noite, na TV Globo, e traz também um trio de jurados famosos na gastronomia: Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto.
Natural de São Paulo, mas radicado em Brasília, Luiz Lira tem 35 anos e um currículo de peso. Atua como consultor técnico do futuro “Senac Eixo Monumental”, um espaço de vivências e saberes gastronômicos que está em construção no coração da capital federal. Tem passagens por cozinhas do Brasil e do exterior, onde trabalhou em restaurante estrelado, recebeu título de cozinheiro profissional francês e morou em dois países que são referências em gastronomia: Espanha e França.
Luiz Lira carrega ainda a história afetiva de ter aprendido a cozinhar com sua avó, Quitéria, que trabalhou ao lado de Ana Maria Braga nos tempos em que a apresentadora estava na TV Record.
“Um cozinheiro profissional precisa saber cozinhar de tudo”, afirma Lira, que não liga para a escassez de produtos e para a pressão de uma competição na TV. Durante sua permanência na Europa, o chef do Senac aprendeu a trabalhar com tudo, inclusive produtos do mar que chegavam vivos na cozinha, como peixes, camarões e lagostins. Na França, Lira aguçou sua criatividade utilizando uma variedade de vegetais e de proteínas de oferta sazonal.
Participar de um reality show culinário também não é novidade na vida do cozinheiro. Em 2024, Luiz Lira (@chefluizlira) já havia participado do reality Pasaplatos, na Argentina.
“Chef de Alto Nível”
Baseado no modelo internacional “Next Level Chef”, liderado por Gordon Ramsay, o reality da TV Globo ocorre em três cozinhas empilhadas: a high-tech (andar superior), a afetiva (andar intermediário) e a do porão (andar inferior), ofertando desafios técnicos e criativos inéditos no Brasil.
Entre os participantes – divididos em profissionais, amadores e cozinheiros de internet – Luiz Lira terá a missão de destacar a culinária brasileira por meio de ingredientes inusitados, enquanto disputa os R$ 500 mil e a mentoria dos chefs — assim como os demais competidores.
A primeira fase envolve provas eliminatórias nas três cozinhas; nas fases seguintes, competições entre equipes e desafios individuais ocorrerão até a grande final, prevista para 21 de agosto, com 12 episódios transmitidos até lá.
Sobre o Senac
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é referência nacional em educação profissional voltada ao comércio de bens, serviços e turismo, com unidades por todo o Brasil. O Senac alia tradição institucional e laboratórios de ponta para formar profissionais que refletem as tendências do mercado, promovendo inclusão social, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.
|
Informações:
Assessoria de Imprensa do Senac Departamento Nacional
Ex-Libris Comunicação Integrada
Cristina Freitas (21) 99431-0001 – cristina@libris.com.br
Andreia Constâncio (24) 99857-1818 – andreia@libris.com.br
Social
Chá em comemoração aos 250 anos de Jane Austen movimenta Café Angelita em 16 de dezembro
No mais autêntico clima de chá das cinco, evento imersivo resgata o universo austeniano com trilha sonora especial, referências históricas e o charme da cultura britânica
Em 16 de dezembro, amantes da literatura e da cultura inglesa terão a oportunidade de viver uma imersão no universo de Jane Austen durante o “Chá em Comemoração aos 250 anos de Jane Austen”, homenagem a uma das escritoras mais lidas e admiradas desde o século XIX. Como o apoio da livraria Sebinho, o evento, realizado no Café Angelita, promete uma experiência envolvente, com trilha sonora cuidadosamente selecionada e referências gastronômicas à época georgiana, ideal para quem aprecia literatura e se encanta com a obra austeniana.
“O legado de Jane Austen vai além da literatura romântica que produziu. Pessoalmente, ela representa a capacidade feminina de ultrapassar barreiras sociais ao tornar-se escritora no século XVIII. Sua escrita é inteligente, cheia de sutilezas críticas, e aborda questões do universo feminino que ecoam até hoje, como idealização do amor, conflitos familiares e amadurecimento emocional”, afirma Jamila Gontijo, jornalista, psicanalista e idealizadora do evento.
O encontro destacará, de forma leve, entre chás, tortas e muffins, o grande simbolismo de uma obra que permanece profunda e relevante ao abordar, com ironia fina e sensibilidade, questões como amadurecimento feminino, relações sociais, costumes, autonomia e os limites impostos às mulheres. Enfim, uma fonte inesgotável de reinterpretação e reflexão. “Apesar de, num primeiro olhar, seus temas parecerem leves, quotidianos, ou até superficiais, a escritora construiu análises sofisticadas sobre comportamento, escolhas e identidade, o que reforça o encanto desse encontro, que também contará com presentes, sorteios e surpresas ao longo da tarde”, reforça Jamila.
São esperados leitores, apreciadores da cultura britânica e admiradores da escritora que transformou para sempre a literatura inglesa. Entre suas obras mais conhecidas estão “Orgulho e Preconceito”, “Razão e Sensibilidade”, “Persuasão” e “Emma”.
E, para completar a atmosfera, alguns lugares simbólicos já estão reservados para convidados muito especiais, saídos, diretamente, dos clássicos da escritora: Elizabeth Bennet, Mr. Darcy e as irmãs Elinor e Marianne Dashwood, mesmo que ainda não tenham confirmado presença. Já a torcida é para que Lady Catherine de Bourgh, aquela tia insuportável que sempre aparece para atrapalhar, o inesquecível Mr. Wickham, mestre em causar confusão, e o igualmente problemático Mr. Willoughby mantenham a devida distância do salão.
A tradição do chá e a poética dos encontros
O evento resgata o ritual do chá como prática social que atravessa séculos. Originário da China, o chá chegou à Europa pelos portugueses no século XVI e tornou-se ícone britânico graças a Catarina de Bragança, filha de D. João IV, que levou o hábito à corte inglesa ao casar-se com Carlos II. Assim nasceu o célebre chá das cinco, símbolo de refinamento, acolhimento e convivência.
Reunir-se em torno de uma mesa com bebidas quentes é um gesto universal: um momento em que conversas fluem, relações se aprofundam e o cotidiano se suaviza. Essa atmosfera afetiva dialoga diretamente com as histórias criadas por Jane Austen, marcada por observações sociais, ironia e sensibilidade emocional.
Sobre a idealizadora
A jornalista e psicanalista Jamila Gontijo, editora do Brasília News, assina a curadoria do evento. Sua trajetória profissional tem profunda conexão com a cultura britânica: Ela chefiou o núcleo de comunicação e diplomacia pública da Embaixada Britânica em Brasília e viveu em Londres durante os estudos em jornalismo, período em que mergulhou em tradições inglesas, da culinária à vida social, tão presentes na obra de Jane Austen.
Serviço
Chá em Comemoração aos 250 anos de Jane Austen
Data: 16 de dezembro de 2025
Horário: 17h
Local: Café Angelita (409 Sul)
Ingressos limitados: R$ 40 Sympla
Realização: Brasília News @obrasilianews
*O ingresso dá direito a um lugar na mesa, muffin e participação em sorteios
Donna Mídia Comunicação
Charlotte Vilela
(61) 98151-2400
-
Politica4 dias agoAtendimento Itinerante da Neoenergia participa de evento para mulheres e marca presença em mais 13 Regiões Administrativas
-
Epreendedorismo4 dias agoBrasília recebe hackathon que conecta games, ciência e regeneração socioambiental
-
Politica4 dias agoMulheres podem se inscrever para curso de mecânica no Detran-DF
-
Social4 dias agoChá em comemoração aos 250 anos de Jane Austen movimenta Café Angelita em 16 de dezembro






