Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Curiosidades

Lago Paranoá ganhará mais 4 pontes. Em breve

Publicado em

O Lago Paranoá, que circunda todo o Plano Piloto de Brasília | Foto: Divulgação/Trip Advisor

Os projetos de duas pontes no Lago Norte serão contratados ainda neste ano e integram a Nova Saída Norte. No Lago Sul, além de uma já projetada próxima à barragem, outra nova ligará o Setor de Clubes Sul à Ermida Dom Bosco

EXCLUSIVO – Nem só de viadutos vive o cardápio de obras do GDF. Para quem acha que já tem um tanto de obras espalhados pela cidade, a região do Lago Paranoá começará também a ter obras sobre as águas – e em breve. No lado norte, elas marcam o início da Nova Saída Norte de Brasília, que chegará até a BR-020.

A Secretaria de Obras pretende lançar, ainda este ano, os editais para a contratação dos projetos para essas duas pontes sobre o Lago Norte. Inicialmente, essas pontes seriam construídas por meio de PPP (Parcerias Público Privadas).

“Pedi licença ao governador Ibaneis Rocha para fazer a obra diretamente, transformar a ideia de PPP em obra pública, para que a gente possa correr com os projetos”, disse à “Brasilianas” o secretário de Obras do DF, Valter Casimiro. “Com isso, vamos lançar ainda neste semestre a contratação dos projetos”, completou.

Advertisement

Segundo o secretário de Obras, são projetos considerados estruturantes. “É um legado que vamos deixar para a cidade, foi o que eu combinei com ele (Ibaneis).” Sobre os recursos para essas obras, essa questão vai depender de financiamentos externos – mas, segundo ele, não será problema, pois o GDF está com a nota A na avaliação para investidores.

Leia Também:  Sicoob anuncia patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila
Macaque in the trees
No Lago Norte, em vermelho a ponte que ligará a UnB às QLs 8/10. Em amarelo, a trajetória da ponte que vai ligar a península ao Setor de Mansões | Foto: Brasilianas

As pontes sobre o Lago Norte

A primeira ponte deverá ligar o Setor de Clubes Norte, próximo ao Centro Olímpico da UnB, à região das QLs 8 e 10 do Lago Norte. A segunda, será mais no final da península, ligando a região próxima ao Hospital Sarah até o Setor de Mansões do Lago Norte.

A partir do SMLN, a ideia do GDF é fazer novas rodovias, que passarão ao lado da Torre de TV Digital e seguirão até o Condomínio RK, para encontrar com a BR-020. No caminho, será criada uma nova área urbana, o Setor Taquari 2.

“Pelo nosso cronograma, será possível começar as obras dessas duas pontes no próximo ano. Talvez uma delas possa ser entregue ainda no atual mandato do governador Ibaneis”, explicou o secretário de Obras. “Essas pontes não são tão grandes e não serão nenhum monumento. A complicação não é tão grande”, completou.

Advertisement

E sobre a já propalada e histórica resistência dos moradores do Lago Norte à ideia de ter mais de um acesso à península, o secretário de Obras disse que considera uma questão já superada.

“Fui a uma reunião em que ouvi que ‘ninguém do Lago Norte não quer a ponte’. Eu rebati, dizendo que ‘ninguém é muita gente’ e que eu sou morador do Lago Norte e que quero a ponte”, afirmou Casimiro, que ouviu a tréplica: “Mas você não é da nossa associação. Não vale.”

Macaque in the trees
No Lago Sul, em vermelho a Ponte Paranoá, próxima à barragem. Em amarelo, o provável trajeto da ponte da Ermida Dom Bosco | Foto: Brasilianas

As pontes sobre o Lago Sul

No lado sul do lago Paranoá, serão construídas duas pontes. A primeira delas é a chamada Ponte do Paranoá, que será construída em paralelo à barragem. Ela será edificada na região do vale, suspensa – até porque aquele é o trecho mais fundo do lago, o que inviabilizaria uma construção com os pilares submersos.

Leia Também:  Parceria no Cotidiano: Pequenos Gestos, Grandes Conquistas

Essa obra está sob responsabilidade da Terracap, que já contratou os projetos. “Brasilianas” vem tentando (sem sucesso) contato com a empresa, para obter detalhes dessa construção. Tão logo os tenha, voltaremos ao tema aqui.

Advertisement

A outra ponte – a quarta ponte a ser feita sobre o lago – ligará o Setor de Clubes Sul, nas proximidades de onde era a Academia de Tênis (bem próximo ao Clube de Golfe) até a região da Ermida Dom Bosco. Também é uma obra simples, na opinião do secretário de Obras.

Esta quarta ponte terá algumas características especiais. Entre elas, um corredor para ônibus tipo BRT. Isso porque a ideia do GDF é depois ligar esta ponte à Estrada-Parque Contorno (DF-001) e, de lá, chegar o modal de transporte coletivo até São Sebastião, cortando a região que hoje é ocupada (em parte) por condomínios, na região do Altiplano Leste.

Em breve, aqui em “Brasilianas”, trarei novidades sobre viadutos. Há pelo menos outros 10 que ainda começarão a ser construídos, nos próximos meses. Sim, os viadutos continuarão sendo feitos por todo o DF…

Advertisement

Fonte: Correio da Manhã

COMENTE ABAIXO:

Curiosidades

Fruteira ou geladeira? Descubra o segredo para ter frutas sempre fresquinhas 

Published

on

Foto: Freepik

Nutricionista do Divino Fogão explica por que algumas devem ficar separadas na geladeira para não acelerarem o amadurecimento das demais

 

São Paulo (SP), outubro de 2025: Na hora de organizar as frutas em casa, é comum surgir a dúvida: o que pode ficar na fruteira e o que precisa ser guardado na geladeira? A resposta faz diferença não só na durabilidade, mas também no sabor e na qualidade dos alimentos. Segundo a nutricionista do Divino Fogão, Jéssica Benazzi, o modo de armazenamento influencia diretamente no amadurecimento e misturar algumas frutas pode acelerar demais esse processo.

Advertisement

 

“Algumas frutas, como maçã, banana e abacate liberam etileno, um gás natural que estimula o amadurecimento. Quando ficam próximas de frutas mais sensíveis, como morango ou uva, acabam fazendo com que elas estraguem mais rápido”, explica a nutricionista.

 

Advertisement

Frutas que podem ficar na fruteira

Bananas, maçãs, abacates, mamões, mangas, pêssegos e peras devem ser mantidos fora da geladeira enquanto estiverem verdes ou firmes. “Essas frutas amadurecem melhor em temperatura ambiente. Depois de maduras, podem ir à geladeira para conservar por mais tempo”, orienta Jéssica Benazzi.

Leia Também:  MPDFT denuncia homem que estuprou e tentou matar vizinha em chácara

 

Advertisement

Frutas que devem ir à geladeira

Morango, uva, ameixa, kiwi, melancia (após cortada), melão (após cortado) e frutas vermelhas no geral devem ser armazenadas sob refrigeração. “Esses alimentos são mais sensíveis ao calor e à umidade. O ideal é guardá-los em potes de vidro ou plásticos bem fechados, de preferência forrados com papel toalha, para reduzir a umidade e evitar o mofo”, recomenda.

 

Advertisement

A nutricionista do Divino Fogão ainda concede algumas dicas que podem auxiliar na conservação. Separe as frutas maduras das verdes, pois isso evita que as maduras acelerem o amadurecimento das demais. Evite lavar antes de guardar, já que a umidade favorece o aparecimento de fungos. Neste caso, lave apenas antes de consumir. Use a gaveta da geladeira, ela mantém a umidade e a temperatura mais estáveis, ideais para a maioria das frutas. Congelar algumas porções já cortadas ajuda a aproveitar melhor frutas como banana, manga, uva, morango e abacate que podem ser usadas em vitaminas e sobremesas. “Cuidar da forma de armazenar as frutas é uma maneira simples de evitar o desperdício e garantir o consumo de alimentos sempre frescos, saborosos e nutritivos”, finaliza.

Leia Também:  Luciana Santos destaca avanços em políticas de ciência e inovação para mulheres

 

Sobre o Divino Fogão: 

Advertisement

Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o paladar brasileiro. A rede conta hoje com mais de 220 pontos de vendas que incluem as operações em shopping centers e o projeto de dark kitchen, voltado apenas ao sistema delivery.

 

 

Advertisement

 

Assessoria de Imprensa Divino Fogão

DFREIRE Comunicação e Negócios

Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br – (11) 99299-0411

Advertisement

Marcela Baptista – marcela@dfreire.com.br – (11) 96488-2265

Caroline Souza – caroline@dfreire.com.br – (11) 98333-6683

Leticia Fernandes – leticia@dfreire.com.br – (11) 95975-8788

Advertisement

Juliana Beletato – juliana@dfreire.com.br – (11) 95054-9649

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA