Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Diversas

Governo de Goiás realiza ação para acelerar abertura de empresas nos municípios goianos

Publicado em

Representantes da Junta Comercial estão visitando prefeituras para apresentar detalhes do funcionamento da RedeSim, plataforma que simplifica registro de negócios

Os municípios goianos que estão com dificuldades para gerenciar a RedeSim – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – estão recebendo a visita técnica da Junta Comercial de Goiás (Juceg) para destravar o processo de aberturas de empresas. Apesar do registro mercantil estar concentrado na Juceg, algumas licenças para abertura de empresas, como a de uso de solo, passam pelas prefeituras.

A medida visa atender, de imediato, as prefeituras onde houve troca de funcionalismo e, por consequência, a falta de pessoal treinado para operar a rede. A série de visitações teve início em fevereiro, por Goiânia. A diretoria da Juceg esteve com a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo Estratégico de Goiânia, Ana Carolina Nunes de Souza Almeida, no último dia 13, para apresentar detalhes do funcionamento da RedeSim, já implementada nos 246 municípios goianos.

Essa reunião de alinhamento é fundamental para agilizar o processo de registro mercantil nos municípios, que pode estar impedido devido à falta de senhas e pessoal capacitado, conforme explica o presidente da Junta, Euclides Barbo Siqueira. “Nosso principal foco é dar celeridade ao processo do empresário. Por isso, a importância do trabalho, em conjunto, da Juceg com as secretarias municipais”, considera.

Advertisement

Esclarecimentos
Para Sérgio Floriano Lemos, diretor da RedeSim em Goiás, a reunião com a Seplan de Goiânia mostrou uma realidade que se repete em outras cidades. “Percebemos que em alguns municípios em que não houve a continuidade na gestão, os novos servidores estão encontrando certa dificuldade em fazer a engrenagem funcionar”, explica. Por isso, a equipe técnica da RedeSim fará um giro pelo estado levando esclarecimento e até treinando novos funcionários para essa área, caso necessário.

Leia Também:  Senadora Damares Alves e Cristiane Britto são destaques no Prêmio Melhores do Ano 2024 pelo Grupo Inova

As viagens ao interior, de acordo com Floriano, terão sequência após o feriado de carnaval. “Vamos treinar o pessoal, ensinar o sistema e conceder novas senhas para que, não fiquem prejudicados os registros empresariais nessas cidades”, explica. O diretor ressalta que qualquer município que enfrente dificuldades para execução da plataforma pode entrar em contato com a diretoria, na Juceg, para receber novo treinamento ou passar por reciclagem.

A RedeSim, que já foi levada, via convênio entre prefeituras e Juceg, para todos os municípios goianos, reúne, em um único ambiente virtual, os órgãos de registro, as administrações tributárias no âmbito federal, estadual e municipal e os órgãos licenciadores. A última cidade goiana a aderir ao sistema foi Santa Helena de Goiás, cujo convênio foi assinado no dia 14 de fevereiro. “Chegar aos 246 municípios goianos é um marco pra essa gestão. Da mesma forma, não mediremos esforços para que essas mesmas cidades saibam executar o sistema com excelência, colhendo todos os bons frutos que essa tecnologia nos traz”, finaliza Euclides.

Advertisement

Fotos: Juceg

Leia Também:  Samsung expande ecossistema Galaxy AI com o lançamento do Galaxy Book4 Edge no Brasil

Legenda 1: Diretoria da Redesim aplica treinamento para funcionários da Prefeitura de Abadiânia

Legenda 2: Diretoria da Juceg visita Secretaria de Planejamento de Goiânia para explicar funcionamento da Redesim

Advertisement

Junta Comercial – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:

Diversas

Livro “Desmistificando o Autismo” de Letícia Sena

Published

on

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de  desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte
Livro “Desmistificando o Autismo” de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação.
“O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas”, comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.
A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de  desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.
A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.
Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. “Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado”, conclui.
A venda do livro “Desmistificando o Autismo”, da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo.
Sobre Letícia Sena
Fonoaudióloga e doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo, Letícia é analista do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e desenvolvimento atípico, com formação pelo Instituto Par – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, é especialista em Comunicação Aumentativa e Alternativa e especialista em Terapia da Aceitação e do Compromisso pelo Centro Brasileiro de Ciência Comportamental e Contextual. Letícia, é certificada nos métodos Prompt, PECS, PODD, CoreWords e contribui com publicações, inclusive internacionais, sobre autismo e empreendedorismo feminino.
Letícia é fundadora da Clínica Instituto Índigo e realiza a gestão, supervisões e orientações parentais, incluindo o acompanhamento de casos e clínicas em diferentes estados do Brasil e fora do Brasil.
Instagram: @fga_leticiasena
LinkedIn: Letícia Sena
Sobre o Instituto Índigo
Clínica multidisciplinar referência no atendimento a crianças e adolescentes autistas, síndromes genéticas raras, transtornos de aprendizagem, da fala, alimentação e atrasos no desenvolvimento. Atua com fonoaudiologia, psicologia, terapia ABA, terapia ocupacional, fisioterapia, psicomotricidade, psicopedagogia, neuropsicologia e educação física. Os tratamentos são personalizados, com supervisão estruturada, registros diários, orientação parental e treinamento escolar, com atendimento presencial em consultório, em domicílio e consultorias a distância. Conta com a UniÍndigo, universidade voltada à formação de terapeutas na área e professores da rede regular de ensino e investe em inovação, como o desenvolvimento de um agente de inteligência artificial próprio.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Brasília ganha Conferência para ampliar direitos das Mulheres
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA