Entretenimento
Carnaval: inimigo da produtividade ou boa oportunidade para os negócios?
 
																								
												
												
											Crédito: Arquivo pessoal
Com a interrupção da rotina produtiva, será que o Carnaval representa apenas uma perda de receita? Muitos empresários podem considerá-lo inimigo da produtividade, mas os números mostram que a festa pode ser uma oportunidade única para impulsionar negócios.
RENATA SPALLICIi
Com o avanço da mecanização nos processos produtivos e o surgimento da Inteligência Artificial, é evidente que muitas funções tradicionais estão fadadas a desaparecer. Por outro lado, setores como entretenimento, turismo e bem-estar tendem a crescer exponencialmente. No ano passado, o setor movimentou US$ 9,5 trilhões nas economias dos países, representando 9,2% do PIB mundial.
Neste ano, o setor também deve criar 24 milhões de empregos no mundo. Nesse contexto, o Carnaval se revela uma oportunidade única para impulsionar negócios e atrair turistas.
Vamos a alguns números da festa em 2023:
- Em 2023, a RioTur estima que o Carnaval movimentou cerca de R$ 4,5 bilhões na cidade do Rio de Janeiro, um aumento de 12,5% em relação a 2020. Destes, R$ 1,2 bilhão veio do carnaval de rua.
- A estimativa de receita do Carnaval em todo o Brasil foi de impressionantes R$ 8,18 bilhões, segundo a CNC, representando um aumento de 26,9% em relação ao ano anterior.A cidade de São Paulo investiu R$ 62 milhões em seu Carnaval, enquanto a Ambev, patrocinadora oficial do carnaval de rua paulistano, desembolsou R$ 25,6 milhões na festa.
- No Rio de Janeiro, a Brahma investiu R$ 39 milhões no patrocínio do Carnaval.
- O Camarote Salvador, um dos principais da cidade, gera cerca de R$ 95 milhões para a economia local, além de 4.500 empregos diretos e indiretos.
- Um terço da movimentação econômica durante os quatro dias do feriado vem da cidade do Rio de Janeiro, conforme informações da Prefeitura.
- Em Minas Gerais, o Carnaval movimentou R$ 1,5 bilhão na economia, com registro de 11,2 milhões de foliões, sendo 5 milhões apenas em Belo Horizonte.
- Mais de mil trios elétricos desfilaram em Salvador durante o feriado, e cerca de 1.400 blocos de rua foram registrados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte juntas.
- O Ministério do Turismo estimou um público de 45 milhões nos principais destinos carnavalescos durante o feriado.
- O Galo da Madrugada, no Recife, autointitulado o maior bloco de Carnaval do mundo, atraiu 2,5 milhões de foliões.
- Além disso, o Carnaval gera empregos temporários, com mais de 24 mil vagas criadas apenas para o Carnaval de 2023.
Diante desses números, fica claro que o Carnaval não é apenas uma celebração cultural, mas também um importante impulsionador econômico.
Convido a todos a refletir sobre o Carnaval como uma oportunidade de negócios e crescimento, em vez de encará-lo apenas como um obstáculo à produtividade. Afinal, há muito no mundo do Carnaval para se explorar, até mesmo em oportunidades de marketing e de ativação para as marcas e empresas.
Empresários e empreendedores precisam enxergar além das preocupações imediatas com produtividade e considerar o potencial de crescimento que essa festividade oferece.
 
																	
																															Entretenimento
Benzadeus faz história e reúne multidão no Pelourinho na gravação de novo DVD
 
														 A noite foi um verdadeiro espetáculo de música, cultura e emoção, consagrando o grupo como uma das grandes expoentes do pagode nacional. As participações especiais tornaram a experiência ainda mais memorável: J. Eskine, dividiu com o Benzadeus os vocais da inédita “Engajamento”. Em seguida, o Olodum subiu ao palco para um momento histórico com a faixa “Modo Ioio”. O grupo Pixote trouxe a energia em “Coitadinho”, enquanto Mari Fernandez encantou a multidão com a envolvência de “Erro Calculado”. Escandurras levantou o público com “Chama o Bombeiro”, e Suel fechou as participações com a romântica “Love Friends”.
A noite foi um verdadeiro espetáculo de música, cultura e emoção, consagrando o grupo como uma das grandes expoentes do pagode nacional. As participações especiais tornaram a experiência ainda mais memorável: J. Eskine, dividiu com o Benzadeus os vocais da inédita “Engajamento”. Em seguida, o Olodum subiu ao palco para um momento histórico com a faixa “Modo Ioio”. O grupo Pixote trouxe a energia em “Coitadinho”, enquanto Mari Fernandez encantou a multidão com a envolvência de “Erro Calculado”. Escandurras levantou o público com “Chama o Bombeiro”, e Suel fechou as participações com a romântica “Love Friends”.
O projeto, que reúne oito canções inéditas e quatro regravações de clássicos do pagode, promete conquistar os amantes do gênero em todo o Brasil, consolidando o Benzadeus como um dos nomes mais fortes da nova geração.
“Foi uma noite histórica, não só para o Benzadeus, mas para todos que acreditam na força do pagode. Gravar no Pelourinho era um sonho antigo e ver esse lugar lotado, cantando com a gente, é algo que levaremos para sempre”, declarou Magrão, vocalista.
“A emoção tomou conta de todos nós. O Pelourinho tem uma energia única e sentir essa troca com o público foi indescritível. Esse DVD é a realização de um sonho coletivo e um marco na nossa carreira”, completou Neném, pandeirista do grupo.
A grandiosidade da gravação já coloca o DVD “Na Rota do Benza no Pelô” como uma das principais apostas do pagode nos próximos meses.
Mais fotos: https://1drv.ms/f/c/
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