Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Esporte

Bárbara Domingos leva ouro inédito em Grand Prix de ginástica rítmica

Publicado em

Babi, como é conhecida, recebeu 31.100 pontos dos juízes pela apresentação com a fita Foto: CBG

Ginasta é a primeira do Brasil no pódio de uma competição deste nível

Uma semana após ser a primeira brasileira no pódio de uma etapa da Copa do Mundo de ginástica rítmica em uma disputa individual, Bárbara Domingos voltou a fazer história. Neste domingo (9), a paranaense de 23 anos venceu o Grand Prix de Thiais (França) na prova da fita. Nunca uma ginasta do país havia obtido uma medalha em um evento deste nível.

Babi, como é conhecida, recebeu 31.100 pontos dos juízes pela apresentação com a fita. A húngara Fanni Pigniczki (29.250 pontos) e a francesa Helène Karbanov (29.000) completaram o pódio. Ela ainda participou da final da prova da bola em Thiais, terminando em oitavo lugar, com 26.100 pontos. No individual geral, que considera a soma das notas das exibições com fita, bola, arco e maçãs, a brasileira também ficou em oitavo, com 115.050 pontos. Karbanov levou o ouro (121.000) e Pigniczki o bronze (119.050), enquanto Zohra Aghamirova, do Azerbaijão, conquistou a prata (119.150).

Leia Também:  Paris-2024: conheça mais sobre a ginástica de trampolim em Olimpíada

O próximo compromisso de Bárbara será a etapa de Tashkent (Uzbequistão) da Copa do Mundo, a partir de sexta-feira (14). Além dela, o Brasil será representado por Maria Eduarda Alexandre, de 15 anos, que estreará em um evento deste nível. As atletas embarcam nesta segunda-feira (10).

Advertisement

O momento do Brasil na ginástica rítmica é histórico. Na semana passada, Bárbara foi a primeira atleta do país em um pódio de Copa do Mundo no individual, com o bronze em Sofia (Bulgária). Em março, na etapa de Atenas (Grécia), o quinteto brasileiro formado por Giovana Silva, Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pírcio, Sofia Madeira e Victória Borges, foi bronze por equipes na prova geral (que considera as notas das apresentações com cinco arcos e mista – duas bolas e três fitas), feito também inédito.

Rumo à Paris

O Brasil nunca foi ao pódio olímpico na ginástica rítmica. O melhor desempenho individual foi o 23º lugar de Natália Gaudio, nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Na disputa por equipes, o país alcançou duas vezes a oitava posição, nas edições de 2000, em Sydney (Austrália), e 2004, em Atenas.

Leia Também:  Morre Tori Bowie, 32 anos, medalhista de ouro nas Olimpíadas do Rio

Para garantir presença na competição por equipes na Olimpíada de Paris (França), que reunirá 14 conjuntos, o Brasil terá que buscar uma das cinco vagas em disputa no Campeonato Mundial da modalidade, entre 23 e 27 de agosto deste ano, em Valência (Espanha). Caso não consiga, a última chance será vencer a prova no Campeonato Pan-Americano, previsto para abril ou maio de 2024.

Advertisement

A disputa individual de Paris terá 24 ginastas, com limite de duas representantes por país. O Mundial de Valência distribuirá 14 vagas, enquanto o Campeonato Pan-Americano premiará a atleta campeã.(Com informações ABr)

Fonte: Diário do Poder

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esporte

BASQUETE: DRIBLE CERTO 3X3 DOMINA AS QUADRAS E CONQUISTA MÚLTIPLOS PÓDIOS NA ETAPA DE SANTOS DA SUPERLIGA ANB 3X3

Published

on

SÃO PAULO / SANTOS – Mais um capítulo de sucesso do basquete 3×3 brasileiro. O projeto Drible Certo 3×3 foi o grande protagonista da etapa de Santos da prestigiada Superliga 3×3. O evento, realizado no Shopping Parque Balneário, reuniu as principais potências da modalidade e consagrou o elenco em múltiplas categorias.

A caminhada rumo ao topo começou com a equipe do Elite Masculino, que confirmou o favoritismo em quadra, dominou as ações e ergueu a taça de campeão, consolidando o Drible Certo como uma das principais referências adultas do país. Logo em seguida, foi a vez das mulheres brilharem: o elenco do Open Feminino deu o tom final da campanha vitoriosa ao também garantir o título de campeãs, mostrando entrosamento, garra e superioridade tática.

E para coroar o final de semana, a nova geração também subiu ao pódio: os garotos do Sub-15 foram vice, e os do Sub-17 conquistaram a terceira colocação, assegurando que o futuro da equipe está em excelentes mãos.

Advertisement

VISÃO DA LIDERANÇA – Para o coordenador do Drible Certo, Léo Willians, o desempenho em Santos reflete a seriedade do trabalho de base aliado à preparação do alto rendimento: “Realmente Santos foi uma verdadeira arena de alta performance, que atraiu um grande público que acompanhou partidas intensas, dinâmicas e de altíssimo nível técnico. Essa etapa foi a validação de todo o esforço que a nossa comissão técnica e os atletas vêm entregando no dia a dia. O basquete 3×3 exige intensidade extrema e nossa delegação representou o projeto com excelência dentro de um shopping lotado, promovendo o esporte e mostrando a força do Drible Certo.”

Leia Também:  Com Rayssa Leal, SLS divulga lista de atletas da última etapa antes das Olimpíadas

Equipe masculina

*Saiba mais: https://www.futuroscraques.org/
www.instagram.com/driblecerto3x3
www.instagram.com/institutofuturoscraques

Advertisement

 *Sobre o Drible Certo 3×3 – Gerido pelo Instituto Futuros Craques, o Drible Certo 3×3 no Mundo é um projeto focado no basquete 3×3, que une performance esportiva a valores de cidadania e inclusão social através do esporte multidisciplinar. Projeto desenvolvido junto à Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, e Lei de Incentivo ao Esporte. Em 2025, patrocínio da Havan, apoio NAR e Overtime.

CRÉDITOS:

Fotos: Divulgação

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA