Politica
Após mais de 20 anos de espera, Varjão ganha rodoviária própria
Inaugurado nesta sexta-feira (19) pelo governador Ibaneis Rocha, espaço contou com investimento de mais de R$ 1,8 milhão
A partir desta sexta-feira (19), os 8,8 mil moradores do Varjão contam com uma nova rodoviária. A estrutura completa é totalmente diferente do ponto que eles estavam acostumados a chamar de rodoviária na cidade. O barro e a terra, uma casinha improvisada e um abrigo deteriorado deram espaço a uma rodoviária de 1,3 mil m², com banheiros acessíveis, bancos de espera, bebedouros e salas administrativas, que vai servir de origem e destino para as 186 viagens realizadas diariamente na região. As oito linhas que operam na cidade começarão a circular no novo espaço a partir deste sábado (20).
Entregue pelo governador Ibaneis Rocha nesta sexta (19), a Rodoviária do Varjão contou com investimento total de R$ 1.897.980,38 e traz mais autonomia, conforto e segurança aos usuários. São seis baias destinadas ao embarque e desembarque de passageiros, além de duas vagas de estocagem, melhorando significativamente a infraestrutura de transporte na região.
A nova Rodoviária do Varjão conta com 1,3 mil m² e servirá como ponto de partida para oito linhas de ônibus | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
“Temos feito um bom trabalho aqui no Varjão. Reformamos todas as quadras de esporte, estamos entregando hoje a rodoviária e, em breve, vamos inaugurar o Restaurante Comunitário da cidade, que é também um equipamento muito importante para essa população”, anunciou o governador Ibaneis Rocha.
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, as oito linhas que circulam pelo Varjão passam a ter um ponto de controle, o que dará mais exatidão aos horários de partidas das viagens. “Era um anseio antigo da região. Com a rodoviária, teremos mais regularidade e previsibilidade com relação às viagens. Os ônibus sairão daqui vazios para atender com mais conforto o usuário também”, destacou.
A operadora de caixa Daniela Karolina Silva, 30 anos, lembrou como era antes o local: “Aquilo que nós tínhamos nem deveria ser chamado de rodoviária. Porque era só uma parada, sem lugar, sem abrigo, tudo na terra. Agora temos uma estrutura, com banheiro, bebedouro e lugar para sentar”. Ela reconhece que, em três décadas morando na região, as mudanças significativas começaram a transformar a cidade nos últimos cinco anos.
Daniela Silva: “O Varjão evoluiu muito. Tinha uma época em que as vias nem eram asfaltadas. Estamos tendo agora a rodoviária e daqui uns dias vai inaugurar o Restaurante Comunitário” | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
“O Varjão evoluiu muito. Tinha uma época em que as vias nem eram asfaltadas. Estamos tendo agora a rodoviária e daqui uns dias vai inaugurar o Restaurante Comunitário. Tudo isso está sendo feito pelo GDF, por esse governo agora. Hoje, eu tenho orgulho de dizer que eu moro no Varjão”, ressaltou Daniela.
Segundo o administrador regional Daniel Crepaldi, a Rodoviária do Varjão vai ser a escolha principal entre os usuários de transporte público: “Há muitas paradas pela região, mas, quando as pessoas virem a estrutura, vão preferir vir pegar o ônibus aqui, por mais que tenham de caminhar um pouco mais”, acrescentou.
A cozinheira Fabiana Rodrigues, 37, é moradora do Varjão há 34 anos. De acordo com ela, foram inúmeras entregas importantes para a população da cidade: “Essa é mais uma grande conquista. Eu sou do tempo que tinha cavalos na rua comendo lixo, com esgoto a céu aberto. Eu me sinto privilegiada de presenciar tantas melhorias na cidade, com urbanização, coleta seletiva e drenagem. Hoje, o Varjão é uma nova cidade. Eu estou muito feliz”, comemorou.
Governo que trabalha
Ibaneis Rocha: “Temos feito um bom trabalho aqui no Varjão. Reformamos todas as quadras de esporte, estamos entregando hoje a rodoviária e, em breve, vamos inaugurar o restaurante comunitário da cidade, que é também um equipamento muito importante para essa população” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
A Rodoviária do Varjão é a quinta entregue à população desde 2019. Sobradinho, Santa Maria, Sol Nascente e Itapoã ganharam uma rodoviária própria nos últimos cinco anos. A de Brazlândia também passou por uma reforma em suas estruturas e, no momento, as equipes do GDF trabalham na reforma da unidade do Gama. Para as obras, o governo já investiu R$ 27 milhões, beneficiando um total de 570 mil pessoas.
“No segundo semestre vamos licitar cinco grandes obras: construção da rodoviária de Água Quente, Vicente Pires, Estrutural, Jardim Botânico e ampliação do BRT de Santa Maria”
Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade
A próxima região administrativa a ganhar uma rodoviária própria é a Estrutural. O equipamento será instalado em um terreno de 4.397,01 m², na Quadra 8, em frente ao Parque Urbano da Cidade Estrutural, e prevê nove vagas para embarque e desembarque de passageiros, além de salas administrativas, banheiros, bilheteria e lanchonete. A implementação da rodoviária ainda está em fase de estudos e, em breve, será lançada a licitação para contratar a empresa responsável pelas obras.
Além da Estrutural, outras obras importantes estão previstas para serem lançadas ainda neste ano. “No segundo semestre vamos licitar cinco grandes obras, são elas: construção da rodoviária de Água Quente, Vicente Pires, Estrutural, Jardim Botânico e ampliação do BRT de Santa Maria”, afirmou o secretário Zeno Gonçalves.
Arte: Agência Brasília
Para a diarista Creusa Moraes, 61, a entrega de equipamentos públicos valoriza ainda mais a cidade onde mora. “Eu moro no Varjão há 28 anos e tenho certeza que essa rodoviária vai ser uma maravilha para nós. Aquilo que chamávamos de rodoviária era perigoso, escuro e dava medo de ir para lá pegar um ônibus. O principal agora é que tenho pertinho da minha casa uma estrutura segura para nós, usuários”, avaliou.
Os investimentos não param
No auge dos seus 21 anos desde que foi instituída como região administrativa, o Varjão tem muito a comemorar. Reforma dos equipamentos esportivos, restauração de quadras e campos sintéticos, construção de um campo de futevôlei, operação tapa-buraco e novas calçadas são algumas das iniciativas feitas recentemente pelo GDF para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.
O Restaurante Comunitário do Varjão é o próximo grande equipamento a ser entregue aos moradores. O governador Ibaneis Rocha aproveitou a visita à região para conferir o andamento dos serviços. Localizado na Quadra 8 da cidade, o restaurante está sendo erguido em um terreno de 5.339 m² e servirá cerca de 2,5 mil refeições por dia. O espaço funcionará todos os dias da semana, servindo as três principais refeições ao custo total de R$ 2. Para a construção, o GDF investe R$ 6.637.391,63.
“As obras do restaurante do Varjão estão em fase final de conclusão. Isso nos felicita porque a gente sabe que os restaurantes comunitários no Distrito Federal são de boa qualidade, onde há nutricionistas em todas as unidades, e aqui no Varjão não vai ser diferente”, concluiu o governador Ibaneis Rocha.
“Este será o 18º restaurante comunitário do DF. Essa unidade será a primeira a termos ponto de recarga para carro elétrico no estacionamento. Ele será entregue já equipado, com uma cozinha industrial. É o governo proporcionando mais segurança alimentar e nutricional para a população da cidade”, finalizou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
*Colaborou Ian Ferraz
Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
ATENDIMENTO
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Tel.: (61) 3411-1601/1044
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Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)
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