Politica
Carnaval: unidades de saúde entram no ritmo da folia

Eventos buscam promover bem-estar e integração. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF
UBS 2 do Cruzeiro e Hospital São Vicente de Paulo comemoram a data com bloquinhos tradicionais e a bateria da Aruc
Quem disse que saúde e folia não combinam? Na manhã desta sexta-feira (28), a Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Cruzeiro se encheu de cor, música e animação com o bloquinho Voa Voa UBS 02. Um pouco mais longe dali, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Taguatinga, se recuperava da tradicional festa de Carnaval, realizada no dia anterior (27).
No Cruzeiro, o batuque da escola de samba Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (Aruc) contagiou a comunidade e os profissionais de saúde, proporcionando momentos de socialização e dança.
“É maravilhoso saber que, mesmo na terceira idade, podemos participar dessas festas, pular e nos movimentar. Esse tipo de evento me faz sentir valorizada”, conta a paciente da unidade Maria Nelsa Lima, 69 anos.
A moradora do Cruzeiro Rita de Cássia, 51 anos, concorda: “Hoje em dia, muitas pessoas, principalmente as idosas, ficam isoladas, presas à rotina e ao medo de sair de casa. Esta festa é um respiro”, comenta.
O sentimento de Maria e Rita não é por acaso. O gerente da UBS 2 do Cruzeiro, Iratan Crisóstomo, destacou que o encontro tem um papel fundamental na integração com a comunidade. “É uma forma de aproximar os usuários dos serviços de saúde, mostrar que a UBS não é apenas um espaço de consultas, mas também um lugar de acolhimento e promoção do bem-estar”, ressaltou.
Galpão terapêutico do Hospital São Vicente de Paulo ganhou cores e música, arrancando sorrisos, palmas e dança. Foto: Divulgação/Agência Saúde-DF
Organizada pelos residentes de saúde mental, com o apoio das equipes multidisciplinar (e-Multi) e de Saúde da Família (eSF) da unidade, a festa na UBS 2 do Cruzeiro também teve um caráter educativo, abordando temas como dor e qualidade de vida.
Tradição e alegria
A animação do Carnaval também marcou presença no galpão terapêutico do HSVP, na última quinta-feira (27). Realizada há 15 anos, a tradicional festa do hospital foi colorida pela bandeira do Bloco do Seu Vicente e pelo azul e branco da bateria da Aruc.
Os pacientes participaram ativamente dos preparativos, ajudando na decoração do ambiente. “Ao envolvê-los, proporcionamos lazer, socialização, confraternização e o resgate de memórias afetivas”, destacou a diretora de Atenção à Saúde do HSVP, Pâmela Araújo.
Além do Carnaval, o HSVP também comemora outras datas especiais ao longo do ano, como Natal, festa junina e o aniversário da unidade.
Para mais informações, contate-nos pelo e-mail: entrevista.saudedf@saude.df.gov.br
Secretaria de Saúde do Distrito Federal | Assessoria de Comunicação

Politica
Adasa comemora o dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado.

11 de setembro é o Dia Nacional do Cerrado, bioma considerado o “berço das águas” e que abastece grandes bacias hidrográficas do Brasil, como a Amazônica, São Francisco e Paraná, tornando-se primordial para a segurança hídrica, a biodiversidade e o equilíbrio ambiental do país.”🌱💧
Sem um Cerrado saudável, a água do DF e de boa parte do território nacional fica em risco. Por isso, ao longo de seus 21 anos, a Adasa tem trabalhado para proteger essa origem invisível, garantindo a conservação e a gestão sustentável da água que chega até você. 🚰
Preserve o Cerrado. Preserve nossa água. 🤝
Fonte: Ascom Adasa
-
Saúde6 dias ago
Uso de cotonete pode causar problemas auditivos, alerta especialista
-
Diversas6 dias ago
Mutirão do Eletrônico 2025 entra na fase prática
-
Politica3 dias ago
Ex-ministra de Bolsonaro Cristiane Britto faz ato profético e pede anistia em manifestação no DF
-
Esporte3 dias ago
Sicoob anuncia patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila