Politica
Damares indica R$ 5 milhões para fortalecer diagnósticos genéticos no Hospital da Criança de Brasília

A iniciativa reforça o compromisso do mandato com a saúde pública de alta complexidade e com o avanço da medicina de precisão no Sistema Único de Saúde (SUS). “A saúde da criança é prioridade. Apoiar o HCB é garantir que nenhuma criança fique sem diagnóstico ou com tratamento inadequado. Essa é uma das entregas mais importantes do nosso mandato”, afirmou a senadora.
Referência nacional em pediatria, o HCB possui 210 leitos, sendo 56 de UTI, e concentra cerca de metade das vagas de terapia intensiva infantil do DF. Mas é na pesquisa genética que o hospital tem se destacado, especialmente por meio do Laboratório de Pesquisa Translacional, coordenado pelo biólogo Ricardo Camargo.
Segundo o coordenador, a emenda da senadora representa um avanço concreto no enfrentamento das doenças raras na infância. “Com esse investimento, conseguimos transformar incerteza em direção e dar às famílias respostas e esperança”, explica Camargo.
O laboratório do HCB opera na fronteira entre a ciência e o cuidado direto ao paciente, aplicando a medicina de precisão para tratar cada criança com base em seu perfil genético. Isso significa diagnósticos mais rápidos, tratamentos mais eficazes e menos efeitos colaterais.
Além de atender cerca de 250 novos casos de câncer infantil por ano, o hospital acompanha dezenas de crianças com doenças genéticas raras. A atuação do laboratório já permitiu ao DF ser o primeiro estado brasileiro a incluir o teste para imunodeficiência primária no teste do pezinho, possibilitando diagnóstico e transplante ainda nos primeiros meses de vida.
Outro projeto inovador é a análise genética de familiares de crianças com câncer, permitindo ações preventivas em casos de predisposição hereditária.
O recurso indicado pela senadora Damares Alves está em fase final de tramitação na Secretaria de Saúde do DF. A expectativa é de que, com a liberação dos valores, o Hospital da Criança consolide ainda mais sua posição como referência nacional em medicina de precisão pediátrica — salvando vidas com tecnologia, diagnóstico precoce e cuidado humanizado.
Fonte: Ascom Sen. Damares

Politica
Adasa comemora o dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado.

11 de setembro é o Dia Nacional do Cerrado, bioma considerado o “berço das águas” e que abastece grandes bacias hidrográficas do Brasil, como a Amazônica, São Francisco e Paraná, tornando-se primordial para a segurança hídrica, a biodiversidade e o equilíbrio ambiental do país.”🌱💧
Sem um Cerrado saudável, a água do DF e de boa parte do território nacional fica em risco. Por isso, ao longo de seus 21 anos, a Adasa tem trabalhado para proteger essa origem invisível, garantindo a conservação e a gestão sustentável da água que chega até você. 🚰
Preserve o Cerrado. Preserve nossa água. 🤝
Fonte: Ascom Adasa
-
Saúde7 dias ago
Uso de cotonete pode causar problemas auditivos, alerta especialista
-
Diversas7 dias ago
Mutirão do Eletrônico 2025 entra na fase prática
-
Politica3 dias ago
Ex-ministra de Bolsonaro Cristiane Britto faz ato profético e pede anistia em manifestação no DF
-
Esporte4 dias ago
Sicoob anuncia patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila