Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Damares indica R$ 5 milhões para fortalecer diagnósticos genéticos no Hospital da Criança de Brasília

Publicado em

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) destinou R$ 5 milhões em emenda individual para garantir o funcionamento pleno do laboratório de genética do Hospital da Criança de Brasília (HCB). O recurso viabiliza a compra de insumos de alto custo para o uso de um sequenciador genético de nova geração, essencial no diagnóstico de cânceres infantis e doenças hereditárias raras.

A iniciativa reforça o compromisso do mandato com a saúde pública de alta complexidade e com o avanço da medicina de precisão no Sistema Único de Saúde (SUS). “A saúde da criança é prioridade. Apoiar o HCB é garantir que nenhuma criança fique sem diagnóstico ou com tratamento inadequado. Essa é uma das entregas mais importantes do nosso mandato”, afirmou a senadora.

Referência nacional em pediatria, o HCB possui 210 leitos, sendo 56 de UTI, e concentra cerca de metade das vagas de terapia intensiva infantil do DF. Mas é na pesquisa genética que o hospital tem se destacado, especialmente por meio do Laboratório de Pesquisa Translacional, coordenado pelo biólogo Ricardo Camargo.

Leia Também:  Governo de Goiás convoca mais 600 mulheres em situação de violência doméstica para entregar documentos do Aluguel Social

Segundo o coordenador, a emenda da senadora representa um avanço concreto no enfrentamento das doenças raras na infância. “Com esse investimento, conseguimos transformar incerteza em direção e dar às famílias respostas e esperança”, explica Camargo.

Advertisement

O laboratório do HCB opera na fronteira entre a ciência e o cuidado direto ao paciente, aplicando a medicina de precisão para tratar cada criança com base em seu perfil genético. Isso significa diagnósticos mais rápidos, tratamentos mais eficazes e menos efeitos colaterais.

Além de atender cerca de 250 novos casos de câncer infantil por ano, o hospital acompanha dezenas de crianças com doenças genéticas raras. A atuação do laboratório já permitiu ao DF ser o primeiro estado brasileiro a incluir o teste para imunodeficiência primária no teste do pezinho, possibilitando diagnóstico e transplante ainda nos primeiros meses de vida.

Outro projeto inovador é a análise genética de familiares de crianças com câncer, permitindo ações preventivas em casos de predisposição hereditária.

Advertisement

O recurso indicado pela senadora Damares Alves está em fase final de tramitação na Secretaria de Saúde do DF. A expectativa é de que, com a liberação dos valores, o Hospital da Criança consolide ainda mais sua posição como referência nacional em medicina de precisão pediátrica — salvando vidas com tecnologia, diagnóstico precoce e cuidado humanizado.

Leia Também:  Encontro destaca papel da mulher na área da saúde do DF

Fonte: Ascom Sen. Damares

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Politica

Adasa comemora o dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado.

Published

on

11 de setembro é o Dia Nacional do Cerrado, bioma considerado o “berço das águas” e que abastece grandes bacias hidrográficas do Brasil, como a Amazônica, São Francisco e Paraná, tornando-se primordial para a segurança hídrica, a biodiversidade e o equilíbrio ambiental do país.”🌱💧

Sem um Cerrado saudável, a água do DF e de boa parte do território nacional fica em risco. Por isso, ao longo de seus 21 anos, a Adasa tem trabalhado para proteger essa origem invisível, garantindo a conservação e a gestão sustentável da água que chega até você. 🚰

Preserve o Cerrado. Preserve nossa água. 🤝

 

Fonte: Ascom Adasa

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Conselho de Ética instaura processo contra deputadas que insultaram colegas por marco temporal
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA